Carteira Bitcoin: como abrir uma e uma Revisão das 4 Opções

carteira bitcoin

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

Para qualquer pessoa que queira comprar Bitcoin, ou talvez vender ou investir nele, é preciso começar uma carteira de Bitcoin. Você pode estar se perguntando “o que é uma carteira Bitcoin?” (ou Bitcoin wallet). É exatamente o que parece ser. Um lugar onde você armazena criptomoedas, muito parecido com guarda dinheiro em sua carteira.

Mas por que você precisa de uma e como pode usá-la? Mais importante ainda, quais são as opções disponíveis e quais as melhores carteiras Bitcoin?

As diferentes opções de carteira Bitcoin são:

carteira bitcoin

Carteiras de hardware

bitcoin wallet

Carteiras quentes ou on-line

carteira bitcoin

Carteiras de software off-line

carteira de bitcoin

Carteiras de papel

Neste artigo, abordaremos as opções, os prós e os contras de cada uma e qual delas recomendamos. Ao chegar no final deste artigo, você estará bem informado sobre o assunto e saberá como criar carteira Bitcoin.

Por que você precisa de uma carteira Bitcoin?

Vamos começar com o básico: Bitcoin. Como o dinheiro em sua carteira física, o Bitcoin é uma moeda, mas, ao contrário do primeiro, o segundo não é um pedaço de papel que pode ser manuseado fisicamente. O Bitcoin é uma linha de código digital (blockchain) que representa um valor, não sendo possível tocar fisicamente um Bitcoin, apesar de parecer que sim pelas fotos.

Depois de entender como o Bitcoin funciona, é relativamente fácil começar a ganhar dinheiro com ele… por isso, é importante mantê-lo seguro! Você deve armazenar e proteger o código do Bitcoin através de uma carteira chamada chave privada. Chaves privadas são códigos com chaves públicas correspondentes. Você deve manter suas chaves privadas protegidas para proteger o Bitcoin que você possui.

Uma carteira Bitcoin não ajuda apenas a proteger sua chave privada, sem ela você não poderá comprar, vender ou negociar Bitcoin ou outras criptomoedas. Na verdade, é uma das primeiras coisas que você deve comprar quando começar a trabalhar com qualquer criptomoeda.

Existem vários tipos diferentes de carteira Bitcoin para você. Cada uma tem vários níveis de segurança, prós e contras e, em alguns casos, propósitos diferentes.

wallet bitcoin

Como manter o Bitcoin seguro

Antes de começarmos a investigar os tipos de wallet Bitcoin e aprender sobre altcoins (criptomoedas diferentes), vamos falar primeiro sobre a maior preocupação que todos têm com as carteiras digitais: como garantir sua segurança?

Embora ganhar dinheiro com Bitcoins seja uma ótima maneira de trabalhar em casa, você precisa ter cuidado: o tipo de carteira afeta muito sua segurança. Carteiras on-line e carteiras de software off-line hospedadas em uma conta da internet, computador ou celular correm um risco maior de serem segmentadas e invadidas.

Por outro lado, as carteiras de hardware podem ser danificadas, perdidas ou roubadas se não forem protegidas. As carteiras de papel não são duráveis e também podem ser roubadas ou perdidas.

Se estiver planejando investir em Bitcoin ou fazer uma renda extra, a segurança é fundamental. Aqui estão algumas dicas para se ter em mente:

wallet bitcoin

Diversificar

Não tenha apenas uma carteira Bitcoin: mantenha uma (ou duas) carteiras on-line com uma quantidade limitada de Bitcoins, que pode ser aquela que você usa para comprar ou negociar. Em seguida, invista em carteiras mais seguras para armazenar a maioria dos seus Bitcoins. Dessa forma, se uma carteira for hackeada, você não perderá todos os Bitcoins que possui.

melhor carteira bitcoin

Criptografar

Não custa nada redobrar a segurança, então não se esqueça de criptografar suas carteiras. Você pode escolher uma carteira on-line que tenha alguma segurança de criptografia ou configurar seu computador com um firewall e criptografar suas carteiras de hardware. A autenticação em duas etapas também ajuda a adicionar segurança extra às suas carteiras!

carteira bitcoin

Backup

Faça backup de suas carteiras. Especificamente, proteja regularmente suas chaves privadas! Desta forma, se alguma coisa acontecer com qualquer uma ou todas as suas carteiras, você terá cópias de segurança para ajudá-lo a restaurar sua carteira. Você pode fazer isso tendo várias cópias digitais de suas chaves ou até mesmo anotando-as.

bitcoin wallet

Limitar o acesso

Não deixe suas carteiras abertas e disponíveis para todo mundo ver. Limite a visibilidade delas para quando tiver privacidade. Embora seja improvável que alguém espie por cima do ombro e memorize todas as suas chaves privadas de uma só vez, esse método também ajuda a minimizar o risco de você perder os Bitcoins que custou ganhar.

como ganhar dinheiro

Em última análise, há sempre uma chance de você perder Bitcoin de uma forma ou de outra, mas o mesmo pode acontecer com o dinheiro comum. O importante é manter a carteira Bitcoin segura e escolher aquela que você acha que usará melhor seus Bitcoins e tomar o máximo de medidas possíveis para proteger seus dados.

Tipos de carteira Bitcoin e suas opções

Agora, falaremos dos tipos de carteira Bitcoin! Vamos analisar cada uma, seus prós e contras e recomendaremos as melhores carteiras para você usar. Elas serão necessárias para você ganhar uma renda extra com o seu Bitcoin seguro.

Carteiras quente ou on-line

Quando você começar a usar Bitcoin, primeiro deve arrumar uma carteira quente ou on-line. Elas armazenam seu Bitcoin na internet e normalmente são usadas para realizar transações. Algumas carteiras on-line podem ser usadas em várias plataformas (desktop e celular) e a maioria fornece algum nível de segurança, como a autenticação em duas etapas.

Não é recomendável armazenar todo seu Bitcoin em uma carteira on-line, pois ela estará mais vulnerável de ser hackeada e roubada. No entanto, é perfeita para transações regulares e diárias.

A melhor dica para ter uma carteira on-line é usá-la como se fosse seu próprio dinheiro. Você não guardaria suas economias na carteira que carrega no bolso ou na bolsa, não é mesmo?

Mas carregaria dinheiro suficiente para comprar, por exemplo, alimentos ou outras pequenas transações. O mesmo princípio se aplica a uma carteira Bitcoin. Mantenha apenas os Bitcoins que irá gastar e guarde o restante em uma carteira mais segura.

Nossas recomendações:

bitcoin com

Para aqueles que estão procurando investir em Bitcoin, a Bitcoin Core é a escolha mais óbvia. Ela está diretamente conectada à rede Bitcoin, tornando-a uma opção mais segura em comparação com as outras opções.

coinbase

Coinbase é uma das carteiras Bitcoin mais populares no mercado. Embora ela não esteja em um concurso de popularidade, a Coinbase é popular por alguns motivos. O primeiro é que ela é fácil de usar e segura ao mesmo tempo. Ela também suporta mais do que apenas Bitcoin e tem acesso a vários mercados. Então, se você quer comprar Bitcoin ou outras altcoins e entrar no mercado de criptomoedas em geral, a Coinbase é uma ótima plataforma para começar.

blockchain

Blockchain.info também é uma boa carteira Bitcoin para iniciantes. Tem uma plataforma fácil de entender e suporta múltiplas criptomoedas. Um problema para a segurança é que ela não exige identificação (porém, é aconselhável), mas se você está apenas começando a explorar o mundo da criptomoeda e do Bitcoin, esse é um ótimo lugar para aprender e experimentar.

Carteiras de software off-line

Carteiras de software off-line ou carteiras de desktop são aquelas armazenadas diretamente no seu computador. Não há necessidade de estar conectado à internet para acessá-las. É um software que deve ser instalado, mas fornece independência das negociações on-line.

É muito mais seguro, pois sua identidade, dados e chaves privadas são armazenados diretamente no seu computador. Também é menos suscetível a hackers e pode fornecer sistemas de recuperação caso algo dê errado. Algumas carteiras de desktop também têm aplicativos móveis.

Isso não quer dizer que essa é a opção perfeita. Mesmo que esta carteira esteja disponível off-line, ainda é um software. Se o seu computador for infectado com malware ou for hackeado, pode perder seus Bitcoins. Além disso, se seu computador estiver corrompido ou der algum defeito irreparável, poderá perder sua carteira.

Nossas recomendações:

eletrum

Electrum é uma carteira de desktop compatível com os sistemas operacionais Linux, Mac e Windows. É particular, rápida e fácil de usar tanto para usuários iniciantes quanto avançados. No entanto, o recurso mais atraente é que ela também oferece suporte a carteiras de hardware para que você possa fazer seu backup. E, se algo acontecer ao seu computador, ela também é compatível com um processo de recuperação em caso de emergências.

exodus

Exodus é uma ótima opção de carteira de desktop para múltiplas criptomoedas com várias medidas de segurança e recursos de privacidade. Também é gratuita. Você pode não apenas gerenciar seu portfólio com um layout simples, mas também negociar suas criptomoedas.

mycelium

Mycelium é uma carteira exclusiva para dispositivos móveis que atualmente suporta apenas Bitcoin. Pode não ser tão atraente, já que não há recurso de desktop e o layout pode não ser tão amigável para iniciantes. No entanto, possui vários recursos e opções interessantes para aqueles que mais confiantes com o gerenciamento de seu portfólio Bitcoin a partir de um dispositivo móvel.

Carteiras de hardware

melhor carteira bitcoin

Se você tem ou planeja ter um portfólio substancial de Bitcoins, é melhor investir em uma carteira de hardware para garantir maior segurança dos seus Bitcoins. Carteiras de hardware são unidades externas específicas que armazenam seus Bitcoins completamente off-line. Esse método é chamado de armazenamento frio.

Muito parecido com um dispositivo USB ou um HD externo, sua carteira deve estar conectada ao seu computador ou dispositivo móvel para acessá-la. A partir daí, você pode transferir parte de seus fundos para uma carteira on-line, se ou quando necessário, e depois desconectá-la.

Uma carteira de hardware pode ser um disco rígido externo, mas existem carteiras de hardware específicas para armazenamento de Bitcoin e criptomoedas. Elas podem custar cerca de R$ 400 cada, mas valem a pena se você estiver buscando segurança.

A maior vantagem é que, de fato, é um dos tipos de carteira Bitcoin mais seguros. O único perigo é que está sujeito a deterioração ou pode ser perdida ou roubada. Então, cuide da sua carteira de hardware!

Nossas recomendações:

ledger

Popular entre a comunidade de carteira Bitcoin Brasil, é uma opção segura e acessível, com muito a oferecer. É semelhante a um pen drive com um display usado para confirmar uma transação e possui autenticação em duas etapas, bem como uma opção de bloqueio do código pin. Seu hardware interno também é inviolável. O Ledger Nano é uma opção excelente e segura para quem procura uma carteira de Bitcoin portátil e discreta.

trezor

Trezor é outra opção popular e segura para carteiras de hardware. Ela é mais cara do que a Ledger Nano, fazendo com que o investimento seja um pouco maior. Também é compatível com algumas carteiras de desktop ou off-line, se estiver procurando por uma opção de backup segura.

keepkey

A KeepKey é um pouco mais recente que a Ledger Nano ou a Trezor, mas também é uma opção muito segura. O dispositivo de hardware em si também vem com um display maior que o da Ledger Nano. Por isso, oferece alguns recursos de segurança diferentes que as outras opções não possuem.

Carteiras de papel

Outra opção segura e completamente off-line é a carteira de papel. Ela é literalmente uma cópia da sua carteira. Como ela é segura? Bom, é complicado configurar, mas é uma maneira muito discreta de armazenar sua carteira, pois os arquivos não podem ser corrompidos e nem hackeados.

Mas, obviamente, essas carteiras são feitas de papel, portanto são frágeis. Se você optar por seguir esse caminho, certifique-se de impermeabilizar, selar e deixar sua carteira a prova de fogo. Por fim, certifique-se de que não a perderá! Se alguém tiver sua carteira de papel, poderá acessar facilmente seus Bitcoins!

Nossas recomendações:

bitcoin wallet

BitcoinPaperWallet

Essa é uma configuração mais amigável para o usuário que escolhe usar a carteira de papel. Criar uma carteira de papel básica não tem custo, mas, se quiser, há outras opções de segurança e modificações que você pode adicionar por um custo extra. Além disso, possui um recurso de suporte para ajudar se você tiver problemas para configurar sua carteira de papel.

bitaddress

BitAddress

BitAddress é um pouco mais complicado de usar se você nunca configurou uma carteira de papel antes. Não é tão intuitivo quanto a BitcoinPaperWallet, mas dá a liberdade de fazer sua própria carteira de papel. Antes de começar, é importante estudar cuidadosamente como usar uma carteira de papel.

Conclusão: nossa primeira recomendação

Pronto! Agora você tem uma visão geral do que é uma carteira Bitcoin e como usá-la. Evidentemente, existem várias opções e pode ser confuso saber qual a melhor carteira Bitcoin.

online bitcoin wallet

Para proteger seus ativos e investimentos, nossa melhor recomendação é comprar uma carteira off-line como a Ledger Nano. Normalmente, você terá uma carteira Bitcoin on-line para realizar transações, mas não recomendamos usá-la para armazenamento a longo prazo. Mais importante, se você usar criptomoedas como o Bitcoin como seu próximo investimento, não hesite e adquira a opção de armazenamento mais segura disponível!

Nossa dica profissional: se você está procurando uma maneira de começar e quiser uma alternativa para comprar Bitcoin, recomendamos que você conclua pequenas tarefas em troca de Bitcoin. Alguns exemplos incluem: testar aplicativos, preencher pesquisas on-line ou apenas visualizar páginas da web.

A conclusão é que a melhor carteira Bitcoin depende do que você vai fazer com os Bitcoins e quanto precisa de segurança. Não importa se você está apenas começando ou se é um dos muitos milionários Bitcoin, você deve se certificar de proteger sua criptomoeda com uma carteira Bitcoin!

Demos um breve resumo das várias opções e agora cabe a você pesquisar qual carteira Bitcoin atende às suas necessidades e até onde deseja ir para proteger sua futura fortuna de Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima