Como ganhar dinheiro no Instagram: o guia definitivo [atualizado para 2019]

Todos os dias, você vê imagens lindas no Instagram. Já ouviu histórias de pessoas que são pagas para viajar, são patrocinadas por algumas marcas e também gostaria de ser uma delas. Você quer aprender como ganhar dinheiro no Instagram, mas acha que que leva muito tempo, é muito difícil e que nunca vai acontecer.

Funcionou para aquelas pessoas, mas é impossível que funcione pra você também, não é mesmo?

Quer ouvir uma coisa incrível?

Contanto que você tenha uma estratégia e conheça os métodos de utilização, é FÁCIL e DIVERTIDO ganhar dinheiro com o Instagram.

Tudo que você precisa fazer é usar esses métodos e manter uma agenda regular de posts. Assim, você conseguirá ganhar dinheiro em casa ou de qualquer outro lugar que você preferir com a sua conta do IG. Você pode literalmente começar do nada e trilhar seu caminho para ganhar MILHARES de reais postando apenas uma única imagem em sua conta!

como ganhar dinheiro no instagram

Neste artigo, mostraremos porque agora é a hora perfeita para ingressar no mundo do Instagram, o quão rápido ele está crescendo e algumas histórias de sucesso de outras pessoas que começaram do nada e agora têm seu ganha pão com uma conta no IG. Nós iremos lhe mostrar os 4 métodos (e mais um bônus) que recomendamos para geração de renda usando o aplicativo. Por último, mostraremos algumas ferramentas e táticas para fazer com que as pessoas amem a sua conta.

No final desse artigo, você aprenderá tudo que precisa para ganhar dinheiro com o Instagram.

História de sucesso do Instagram – Qualquer um consegue!

Como ganhar dinheiro no Instagram

Os 4 métodos de como ganhar dinheiro pelo Instagram

Por que você deveria tentar ganhar dinheiro com Instagram?

Quantos seguidores eu preciso para ganhar dinheiro?

Bônus: oito dicas que ajudam a descobrir como ganhar dinheiro no Instagram

CAPÍTULO 1História de sucesso do Instagram – Qualquer um consegue!

Talvez você esteja se perguntando se precisa ser uma top model ou já ter milhares de seguidores para aprender a ganhar dinheiro com o Instagram. Eu preciso ser uma celebridade para fazer sucesso no Instagram?

Definitivamente não. Aqui está a história do Carlinhos Maia, alagoano humilde que se tornou o brasileiro com mais visualizações na história do Instagram em junho.

História de sucesso do Instagram
História de sucesso do Instagram

Talvez você esteja se perguntando se precisa ser uma top model ou já ter milhares de seguidores para aprender a ganhar dinheiro com o Instagram. Eu preciso ser uma celebridade para fazer sucesso no Instagram?

Definitivamente não. Aqui está a história do Carlinhos Maia, alagoano humilde que se tornou o brasileiro com mais visualizações na história do Instagram em junho.

carlinhos maia conta do instagram

O alagoano começou a postar nas redes sociais há alguns anos. “Me dediquei mais a seleção de conteúdos bons, tudo era pensado para fazer as pessoas rirem”, diz ele.

Em junho deste ano, na sua viagem para o Chile, que ele recebeu a notícia que tinha sido o brasileiro que mais postou no Insta e com mais visualizações no Insta Stories. No mundo todo, somente a Kim Kardashian teve mais visualizações que ele.

Quando começou no Instagram em 2014, Carlinhos não era famoso e tinha poucas curtidas e seguidores. Hoje, é um influenciador com mais de 10 milhões de seguidores.

carlinhos maia conta do instagram

Agora ele é famoso e recebe pelo seu trabalho, faz apresentações e turnês. E tudo começou com pequenas fotos e vídeos contando a história da sua família, mas que cativou o público com seu jeito bem-humorado.

Esse é só um exemplo de MUITOS por aí que começaram do zero e se tornaram influenciadores digitais. Se você se esforçar e aprender a utilizar o aplicativo para trabalhar da sua casa, também pode descobrir como ganhar dinheiro no Instagram. Essas pessoas não nasceram famosas, filhos de ricos ou tinham qualquer coisa especial…

Então, o que elas fizeram?

Elas só usaram as ferramentas que estavam disponíveis e aprenderam a ganhar dinheiro no Instagram. (Você pode conferir quem tem mais seguidores no Instagram caso esteja curioso.)

CAPÍTULO 2Como ganhar dinheiro no Instagram

Embora cada pessoa esteja em posições e pontos de partidas diferentes, existem quatro maneiras que recomendamos. No geral, em se tratando de ganhar dinheiro e quanto você consegue faturar, os resultados serão baseados diretamente na sua experiência, em quantos seguidores você tem e no seu nível de confiança.

Como ganhar dinheiro no Instagram
Como ganhar dinheiro no Instagram

Embora cada pessoa esteja em posições e pontos de partidas diferentes, existem quatro maneiras que recomendamos. No geral, em se tratando de ganhar dinheiro e quanto você consegue faturar, os resultados serão baseados diretamente na sua experiência, em quantos seguidores você tem e no seu nível de confiança.

Você pode:

  • Promover o produto de outras pessoas usando estratégias de marketing de afiliados;
  • Vender as fotos que você tira através de diferentes sites e plataformas;
  • Fazer postagens patrocinadas para marcas que você divulga;
  • Fazer o seu próprio produto físico, digital ou de treinamento.

Você pode usar tanto uma quanto as quatro estratégias ao mesmo tempo para – a escolha é sua!

Dito isto, você está pronto para começar? Aqui estão os detalhes de cada método:

CAPÍTULO 3Os 4 métodos de como ganhar dinheiro pelo Instagram

4 métodos de ganhar dinheiro no Instagram

1 Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é a maneira mais fácil de ganhar dinheiro no Instagram. De maneira simples, no marketing de afiliados você recebe uma comissão quando outra pessoa da sua conta clica em um link de outra empresa e compra um de seus produtos. A comissão pode ser paga quando alguém compra o produto da empresa ou simplesmente clica no link.

O marketing de afiliados é muito fácil porque tudo que você precisa fazer é divulgar o produto no “Stories” como uma revisão, em vídeo ou uma pequena foto sobre ele e criar um link na descrição do Instagram. Você também pode ter seu próprio site onde ensina mais as pessoas sobre aquele produto específico.

Lembre-se que, ao recomendar algo, seu nome e reputação estão associados a isso. Logo, sempre recomende produtos que você já usou, confia e gosta.

Esse é um ótimo tópico que cobrimos e você pode saber mais detalhes sobre isso no guia do DinheiroNinja para marketing de afiliados.

Você também pode navegar pelos seguintes diretórios afiliados para achar produtos que ofereçam programas de afiliação que podem ajudar a monetizar sua conta do Instagram:

2 Venda suas fotos

Você gasta muito tempo e esforço para conseguir o ambiente, iluminação e a foto perfeitos… então por que não transformar esse esforço que você já teve em mais dinheiro na sua conta do Instagram?

Existem muitos sites on-line que permitirão que você hospede suas fotos e as venda. Aqui estão alguns para você conferir:

3 Posts patrocinados​

Postagens patrocinadas são outra maneira de ganhar dinheiro com o Instagram, e a previsão é que o patrocínio no Instagram gere uma receita de US$ 6,84 bilhões em 2019. Você pode usar isso para ganhar dinheiro!

O que são postagens patrocinadas? Bom, você aumenta seus seguidores, divulga algum tipo de mensagem ou se especializa em algo como saúde, necessidade masculina/feminina, gatos, ou qualquer outra coisa do seu interesse. Se um patrocinador gostar do que você está fazendo, pedirá para você fazer propaganda para ele! 

Ele pagará não apenas para que você fale sobre ele, mas normalmente combinará isso com um link afiliado, assim você ganha dinheiro sempre que algum dos seus seguidores comprar algo do seu patrocinador!

Algumas pessoas acham que para conseguir patrocínio e ganhar dinheiro basta ter milhões de seguidores, mas isso não é verdade. Os patrocinadores não são burros. Eles sabem que você pode comprar “falsos seguidores” para aumentar seus números. O que eles estão procurando são seguidores verdadeiros, engajados e confiáveis. 

Um patrocinador prefere ter 1.000 pessoas prontas para comprar o que um influenciador recomenda do que uma conta com 2 milhões de seguidores que não servem para nada. Tudo se resume a confiança e engajamento.

Quanto você pode cobrar?

Na hora de monetizar uma conta no Instagram, uma dúvida comum é quanto deve ser cobrado por cada post patrocinado. A não ser que você possua bastante experiência no Instagram e seja um grande influenciador, a marca é quem determinará o valor. Isso varia dependendo se for um vídeo, “stories” ou foto, e da duração deles.

Um jeito prático de se calcular o valor de cada post é utilizando um aplicativo dedicado a isso. Ele deve lhe dar uma ideia do quanto as marcas estão dispostas a pagar e o valor que você pode negociar.

Como achar patrocinadores?

A maneira mais simples de achar patrocinadores quando estiver tentando ganhar dinheiro com Instagram é montar uma lista de empresas ou marcas que você gosta e escrever um e-mail descrevendo quem é você e como pode ajudá-los a promover sua imagem. Aqui está um modelo de e-mail que você pode seguir.

Um outro jeito é listar você e sua conta no mercado de influenciadores, onde as marcas podem “comprar” contas que elas gostariam de patrocinar ou divulgar. Segue alguns sites que recomendamos que você verifique quando estiver aprendendo como ganhar dinheiro no Instagram:

Como evitar ser chamado de vendido (ou porque não se deve ter postagens patrocinadas em EXCESSO)

Embora seja tentador ter patrocínio em cada uma de suas postagens, você precisa equilibrar um pouco as coisas. Lembre-se: seu público começou a te seguir inicialmente porque gosta do seu conteúdo ou de VOCÊ, não porque queriam ver propagandas o tempo todo.

Nós recomendamos que adicione a hashtag #patrocinio para indicar esse tipo de post. Se você está um pouco preocupado que a hashtag nas suas postagens possam impactar de maneira negativa seus seguidores, a maioria dos influenciadores diz que a transparência a respeito da publicidade não afeta em nada como os seguidores recebem suas recomendações. 

No exemplo abaixo, você pode ver que a Instagrammer colocou a #patrocinio e indicou quem forneceu o produto.

patrocínio hashtag do instagram

Agora o Instagram tem uma “parceria paga com” hashtags que identificam postagens patrocinadas. Algumas marcas até pedem que isso seja usado. Você pode ler mais sobre o assunto aqui.

Você deve sempre começar com poucas postagens patrocinadas. Experimente uma quantidade (uma por semana, por exemplo) e veja como seu público reage. É possível até criar uma enquete no “stories” perguntando para seu público se a quantidade está BOA e se eles gostaram da recomendação. 

Prefira sempre ir para o lado de ter MENOS postagens patrocinadas do que o contrário e você poderá ganhar dinheiro pelo Instagram.

4 Crie seus próprios produtos​​

Criar seus próprios produtos é uma ótima maneira de transformar sua conta do Instagram em um gerador de dinheiro. Pode ser divertido e recompensador!

Seu produto pode ser:

produto físico
Físico

como camisas e canecas com a logo do seu canal, um jogo de tabuleiro que você desenvolveu ou outros.

produto digital
Digital

e-books e cursos on-line

serviços pagos
Serviços pagos

como tutoriais e consultorias

Vamos explicar cada um deles:

Serviços pagos

Muitos instagrammers começam com serviços pagos, pois são os mais fáceis de fazer. Basicamente você autoavalia suas habilidades e as usa para trabalhar como um consultor freelance para alguém! Se você quer aprender mais a respeito, dê uma olhada no nosso guia sobre como começar a ser freelancer.

Produtos digitais

Depois dos serviços pagos, a melhor maneira de como ganhar dinheiro no Instagram é criar algo como um e-book sobre seu tópico favorito e vender e seu site usando um programa de compra on-line. Produtos digitais são um dos nossos favoritos pois, depois de montado seu site e sua loja on-line, ele podem ser vendidos 24 horas por dia e você pode ganhar dinheiro pelo seu conhecimento até dormindo! O retorno do seu investimento pode ser GRANDE!

Para começar, nós recomendamos que você se cadastre e use o  plataforma on-line para vender seus produtos.

Produtos físicos

Você pode passar a ter produtos físicos com serviços como o Shopify, que ajudam a montar uma loja on-line.

Produtos físicos podem ser um desafio pois você tem que se preocupar com a qualidade deles, uma vez que são fabricados por terceiros. Serviços como Printful e Teelaunch fazem todo o trabalho de transformar as imagens que você quer em camisas e canecas, além de usar fábricas recomendadas. 

Se você seguir esse caminho, recomendamos que sempre pegue uma amostra do produto antes de disponibilizá-lo para seu público. Nada pode ser pior que colocar seu nome em um produto de baixa qualidade!

CAPÍTULO 4Por que você deveria tentar ganhar dinheiro com Instagram?

Em 2018, o Instagram chegou a 1 bilhão de usuários ativos por mês, e esse número está crescendo cada vez mais. Veja esse gráfico da progressão.

Por que ganhar dinheiro com o Instagram
Por que ganhar dinheiro com o Instagram

Em 2018, o Instagram chegou a 1 bilhão de usuários ativos por mês, e esse número está crescendo cada vez mais. Veja esse gráfico da progressão.

gráfico de usuários ativos do instagram

O que você acha disso? 1 bilhão de chances por mês de ganhar muito dinheiro. O Instagram gerou US$ 1,5 bilhão em publicidade em 2016 e estima-se que esse valor chegue a US$ 5 bilhões em 2018, e o crescimento da rede é  .

Diferente de quando se usa pesquisas pagas, onde o potencial de dinheiro que você pode ganhar é bem baixo, o céu é basicamente o limite. Tudo isso depende de quanto esforço você está disposto a fazer e quantos métodos diferentes você usa.

Nós estamos ensinando como ganhar dinheiro com o Instagram pois a plataforma está crescendo RÁPIDO, assim como as chances de ganhar dinheiro.

CAPÍTULO 5Quantos seguidores eu preciso para ganhar dinheiro?

Agora você deve estar lendo isso animado, mas aí você pensa: “Bom, isso tudo é muito legal, mas Instagram dá dinheiro? Isso não é pra mim. Eu não tenho tantos seguidores… como conseguiria ganhar dinheiro igual os famosos que ganham MILHÕES?”

seguidores precisam ganhar dinheiro
seguidores precisam ganhar dinheiro

Agora você deve estar lendo isso animado, mas aí você pensa: “Bom, isso tudo é muito legal, mas Instagram dá dinheiro? Isso não é pra mim. Eu não tenho tantos seguidores… como conseguiria ganhar dinheiro igual os famosos que ganham MILHÕES?”

É verdade que você não está começando com a fama de uma “estrela do rock”, mas não é preciso tantos seguidores quanto você pensa para começar a ganhar dinheiro com sua conta do Instagram. A quantidade depende do que você está vendendo, seu público, seu nicho (a categoria em que você se encontra) e por aí vai.

O mais importante é focar, tenha você zero ou 1 milhão de seguidores, no COMPROMISSO: como mencionado no nosso artigo conseguir mais seguidores no Instagram, mesmo tendo 2 milhões de seguidores, isso não quer dizer nada se eles não verificam regularmente o que você posta ou se não confiam em você. Se não confiam, NUNCA comprarão nada seu.

É BEM melhor possuir 1.000 seguidores leais que se identificam, amam e confiam nas suas postagens. Essas pessoas comprarão o que você recomendar e oferecer. Você pode tanto:

  • Adiantar o processo e comprar seguidores de vendedores seguros e com boa reputação; ou
  • Construir sua rede de seguidores de maneira natural e lenta ao longo do tempo

Pense nisso assim, sse você produz artigos curtos e os publica de forma legal em um e-book que seus seguidores amam a um preço de R$ 8,00 cada, ele vira um artigo de R$ 8.000,00 para 1000 seguidores fiéis. Você pode escrever um desses por mês, o que seria uma renda extra de R$ 96.000,00 por ano. 

O que você poderia fazer com R$ 96.000,00 extras no bolso? Agora imagine escrever um artigo por semana. R$ 416.000,00 por ano. O que aconteceria se você criasse um curso um pouco mais caro, de R$ 800,00 cada? Acho que deu para entender o que queremos dizer :).

 Nós recomendamos que você leia este artigo sobre por que o número de seguidores não é importante, por Lais Shulz. Foque em criar um conteúdo de qualidade e ter seguidores leais, assim o dinheiro fluirá naturalmente. Se quiser acelerar as coisas, pode ler o nosso guia sobre como comprar (de forma segura e legítima) curtidas.

CAPÍTULO 6Bônus: oito dicas que ajudam a descobrir como ganhar dinheiro no Instagram

Aqui estão algumas dicas finais para aprender a ganhar dinheiro com o Instagram que irão lhe ajudar independentemente do método que você escolher:

oito dicas para ganhar dinheiro no Instagram
oito dicas para ganhar dinheiro no Instagram

Aqui estão algumas dicas finais para aprender a ganhar dinheiro com o Instagram que irão lhe ajudar independentemente do método que você escolher:

1 Estude o Instagram para negócios

Se quer realmente ganhar dinheiro com seu Instagram você deve tratar sua conta como um negócio que gera lucro. Você sabia que pode criar uma conta específica para negócios no Instagram e receber várias ferramentas extras para ajudar a descobrir quem está procurando sua página? Nós temos um artigo dedicado a Instagram para negócios pronto para que você possa aprender tudo que precisa.

2 Inclua uma call to action (CTA) e uma boa oferta na sua descrição

Sua descrição é o lugar onde você deve deixar uma CTA, enviando seus seguidores a um lugar onde possam conseguir algo barato ou gratuito de você. Muitas pessoas usam isso como um jeito de construir uma lista de e-mail para que possa difundir ofertas depois.

Você também deve usar emojis para direcionar a visão dos seus leitores diretamente para seu CTA, assim é mais provável eles verem e agirem. Como exemplo do que queremos dizer, olhe a descrição da Rede Globo:

ganhar dinheiro no instagram

3 Mantenha a quantidade de caracteres e número de hashtags recomenda

De acordo com o Sprout Social, o tamanho ideal de um post no Instagram é de 138 a 150 caracteres. O número ótimo de hashtags é entre 5 e 10. Ainda que seja possível colocar mais de 20, não é recomendado fazê-lo.

Se começar a usar muitas hashtags, o Instagram pode dar um “shadowban” nas suas postagens, o que fará com que ela pare de aparecer nas pesquisas de algumas hashtags, o que claramente diminuirá sua chance de ganhar dinheiro com sua conta do Instagram.

4 Use filtros populares para conseguir várias curtidas e compartilhamentos

O Delas fez uma pesquisa sobre os filtros que são mais curtidos. Os vencedores são: Clarendon, Juno, Valencia. Nós recomendamos que você use eles para manter seus seguidores felizes e conseguir mais curtidas.

5 Aprenda a criar um ótimo perfil

Você pode até ser a pessoa mais popular do mundo, mas se não tiver uma ótima mensagem, tema ou perfil não será bem-sucedido na arte de como ganhar dinheiro no Instagram.

Felizmente, nós criamos um guia passo a passo de como construir um ótimo perfil no Instagram que não gera somente dinheiro mas também preserva suas raízes.

6 Esteja ativo em outras plataformas

Apesar de não recomendarmos dividir muito sua atenção, considere outras plataformas depois que o Instagram se estabilizar. Você pode tentar: fazer streaming, vídeos, criar seu próprio site ou outros.

Outras duas plataformas que recomendamos depois que você aprender a ganhar dinheiro com o Instagram é o YouTube e seu próprio blog. Você pode ler mais a respeito nos seguintes guias:

7 Mantenha seguidores fiéis e fortes

Como mencionado antes, ter milhões de seguidores não quer dizer nada se eles não forem leais ou não prestarem atenção em você. É melhor construir uma base forte e dedicada de fãs que amam ouvir o que você tem a dizer, assim o processo de ganhar dinheiro com o Instagram flui.

Mas como construo essa base de seguidores? Bem, nós imaginamos que você tem uma boa relação com seus amigos e família, certo? E como você faz isso? Passando tempo com eles, conversando sobre o que está acontecendo na vida de cada um e ouvindo todos! O Instagram é EXATAMENTE a mesma coisa. É em aplicativo de mídia social, o que quer dizer que você tem que tratá-lo como se estivesse construindo conexões sociais com seus seguidores.

Claro que suas relações não serão iguais às com a sua família, mas a ideia é pensar nos seguidores como amigos, e como você interage com eles!

8 Faça postagens com frequência e nos momentos certos

O Agorapulse fez uma pesquisa e descobriu que a quantidade de postagens ideal varia de pessoa para pessoa. O ideal é fazer testes e ver qual é a frequência ideal para postar. Você pode perguntar para seus seguidores também com que frequência eles desejam ver o seu conteúdo.

quantas vezes devo publicar no instagram

Isso faz sentido: cada público acessa o Instagram e quer ver conteúdo novo com uma frequência diferente. Descobrir a frequência ideal é o segredo para o sucesso.

De maneira geral, uma resposta boa de como ganhar dinheiro no Instagram é fazer postagens com frequência, mas sem perder qualidade. De acordo com o Viverdeblog, é recomendado postar de 1 a 2 vezes por dia, assim seus seguidores não ficam saturados e você tem tempo de fazer tudo com qualidade.

frequencia nos momentos certos

Em outro estudo feito pelo Viverdeblog, foi analisado o melhor horário para se fazer as postagens. O resultado foi:

faça postagens frequência momentos

Ou seja, logo no início da noite nos dias de semana e a tarde nos finais de semana. Apesar disso, não é preciso sentar e esperar dar essa hora para postar. Nós discutimos uma lista das melhores ferramentas para o Instagram que te ajudam nisso.

Aprender como ganhar dinheiro no Instagram é fácil e você pode começar hoje mesmo. Não tenha medo de experimentar técnicas novas até descobrir a que te atende melhor e lembre-se de se divertir enquanto faz isso!

Rolar para cima