O que são criptomoedas é como comprá-las?

O que são criptomoedas e toda essa empolgação sobre ela e o seu preço só subindo? Criptomoedas (ou crypto currencies) são moedas digitais e só podem ser negociadas on-line, de usuário para usuário, com liberdade absoluta e privacidade.

Elas vêm de uma ideia simples: e se seu dinheiro fosse completamente independente, desconectado de qualquer entidade, incluindo bancos, cartões de créditos e outras empresas?

criptomoedas

Nós tomamos por certo que esse dinheiro é “nosso” – mesmo que o dinheiro real esteja sempre sujeito a regulamentações governamentais e seja fornecido por instituições financeiras.

Mas afinal, o que é criptomoeda e quais os motivos de muitas pessoas estarem interessadas em investir nelas? Um dos motivos é sua descentralização, sem contar sua grande valorização, como está acontecendo com o Bitcoin. No entanto, essa não é a única razão e, por esse motivo, o Bitcoin não é o único jogador em campo.

Neste guia sobre criptomoedas, vamos discutir o que é isso, quais os maiores nomes existentes e como você pode ganhar dinheiro on-line com elas de várias maneiras.

criptomoedas
CAPÍTULO 4

Como ganhar dinheiro com moedas digitais

criptocurrency
CAPÍTULO 5

As 5 moedas digitais mais populares hoje

CAPÍTULO 1

O que é criptomoeda?

Quando falamos em moeda digital, estamos falando de algo cuja negociação é feita exclusivamente on-line e que ela não é física, muito diferente das moedas fiduciárias, que normalmente são baseadas em metais preciosos, como o ouro.

cripto moedas

Quando falamos em moeda digital, estamos falando de algo cuja negociação é feita exclusivamente on-line e que ela não é física, muito diferente das moedas fiduciárias, que normalmente são baseadas em metais preciosos, como o ouro.

Enquanto as moedas fiduciárias são geradas de acordo com o governo ou commodities, esse tipo de dinheiro virtual é gerado usando técnicas de criptografia. O programa regula o uso e as datas de liberação das moedas digitais.

As técnicas de criptografia, como foram programadas, garantem valor e mantêm o processo confiável.

Essa descentralização significa que o governo, bancos e outras instituições econômicas não podem tocar nesse dinheiro… a não ser, claro, que o país proíba que seus usuários façam transações com essas moedas (falaremos sobre isso mais tarde!)

cripto moedas

Seu nome deriva de criptografia, em que textos normais se tornam indecifráveis, que é o processo de converter dados privados em um código para se ter segurança extra. De maneira similar, sua conta contém informações confidenciais que são inacessíveis para qualquer outra pessoa, assim como um processo de registro que não pode ser alterado após finalizado.

Para que as criptomoedas são usadas?

Elas podem ser usadas para vários propósitos, contanto que o vendedor a aceite como método de pagamento. Segue algumas coisas para as quais as moedas digitais já estão sendo usadas hoje em dia:

criptomoedas

Comprar e vender bens on-line

cryptocurrency

Troca de moeda digital por moeda fiduciária

criptomoeda

Investimentos a longo prazo

criptomoedas

Comprar e trocar visando lucro (jogando com o mercado)

Elas também podem ser utilizadas como método de pagamento direto entre os usuários de uma plataforma exclusiva para desenvolver uma variedade de serviços on-line. Isso é conveniente especialmente para aqueles que estão (ou gostariam de estar) trabalhando em casa.

Mais e mais freelancers viajantes estão aceitando moedas digitais como método de pagamento preferencial – especialmente pela liberdade e descentralização que ela oferece.

Mas, desde que chegou ao conhecimento do público, elas ganharam uma reputação um pouco controversa. Por quê, dado os benefícios mencionados acima?

Por sua natureza privada, essas moedas podem às vezes realmente atrair atividades ilegais. Mas isso é óbvio para qualquer meio bem sucedido de gerar lucro – inclusive o dinheiro comum.

Uma boa pergunta para se fazer a esse respeito é: quanto a sua intenção de criação, o que é criptomoeda? O criador do Bitcoin com certeza planejava criar sua criptomoeda como forma de refutar as instituições financeiras e governos extremamente centralizados, que influenciam diretamente no valor das moedas.

De acordo com a Wikipédia, “Moeda fiduciária é qualquer título não-conversível, ou seja, não é lastreado a nenhum metal (ouro, prata) e não tem nenhum valor intrínseco.Seu valor advém da confiança que as pessoas têm em quem emitiu o título. A moeda fiduciária pode ser uma ordem de pagamento (cheques, por exemplo), títulos de crédito, dinheiro de papel, entre outros.”

As opções de dinheiro “virtual” como o Paypal ou Payu são, tecnicamente, “dinheiro digital”, logo também estão fortemente vinculadas as moedas fiduciárias. Você não tem 1000 moedas do Paypal, você tem R$ 4.000,00, se vive no Brasil.

O valor é o mesmo e varia de acordo com a moeda fiduciária no seu país. As criptomoedas são independentes e não estão vinculadas a nada.

CAPÍTULO 2

Por que devo usar moedas digitais

Aqui estão as maiores vantagens delas em vez da moeda fiduciária virtual:

criptocurrency
criptomoedas

1. Liberdade de compra

O que é criptomoeda se não uma completa liberdade financeira? Com ela, você tem total liberdade sobre os “termos e condições” que os fornecedores de moedas digitais baseiam-se. Basta dar uma olhada no Reclame aqui para lembrar que usar um fornecedor comercial centralizado possui um certo risco.

Por outro lado, a criptomoeda dá a você a liberdade e a responsabilidade de gastar suas economias em qualquer serviço que você queira. A recíproca também é verdadeira, uma vez que as pessoas podem usá-la para pagar por serviços que você fornecer.

cripto moedas

2. Sem conflitos nos pagamentos

Com uma moeda digital descentralizada não existem preocupações com ativos congelados ou reversão do seu lucro por resoluções de disputas. Todas as transações são definitivas. A descentralização também significa menos chances de transações fraudulentas.

cryptocurrency

3. Anonimato

Negociar on-line é seguro e anônimo. As informações chave privadas garantem que sua carteira virtual seja acessada de maneira privada e que as transações sejam mantidas em sigilo, não sendo monitoradas por terceiros.

Porém, muitos sites de carteira agora exigem identificação e registro para começar a comprar/vender moedas, já que os países estão reprimindo a criptomoeda para fins fiscais. No entanto, as transações ainda são completamente anônimas e privadas.

criptomoeda

4. Disponibilidade mundial

As moedas digitais estão disponíveis na maioria das negociações mundiais, a não ser que sejam especificamente proibidas. Cinco países já proibiram o uso do Bitcoin. A criptomoeda é particularmente útil se o país onde você mora estiver passando por uma crise governamental e as negociações de capital estiverem paradas. Ela permite que você negocie com usuários de outros lugares.

criptomoedas

5. Taxas de transação mais baixas

Qual o custo diário da criptomoeda para você? Por sorte, as taxas de transação são muito baixas. Na verdade, com o comércio de moedas digitais, você pode esperar custos muito mais baixos em geral, já que as taxas de transação não são comissões baseadas no valor total, e sim cobradas pelo provedor da carteira, que têm taxas muito baixas.

criptocurrency

6. Disponibilidade 24 horas

Transações com criptomoeda podem ser enviadas via e-mail ou SMS quando você quiser. Você também pode armazenar seus fundos enquanto estiver off-line e confiar que as informações da chave privada serão mantidas em segredo. Depois de transferir fundos, você não precisa estar on-line nem pagar taxas de redundância, como em um banco.

CAPÍTULO 3

Como funciona uma criptomoeda?

A criptomoeda não é impressa como o dinheiro comum e nem autorizada por alguma autoridade – ela é gerada automaticamente e apenas de acordo com as regras de algoritmos. Cada moeda específica tem seu próprio algoritmo.

cripto moedas

Quando os usuários as transferem, estão utilizando uma rede ponto a ponto: uma conexão direta de servidores, sem um provedor central. As criptos são criadas digitalmente e com o único propósito de serem usadas nesse meio. Você pode comprá-las já mineradas, ou minerá-las você mesmo.

Todas as transações são arquivadas em um grande livro razão virtual chamado “blockchain”. Como esse livro razão está sempre público e disponível, cada ‘moeda’ é contada e isso faz com que seja impossível trapacear. Sua atualização para manter o valor é constante.

O que é o blockchain?

Muitas pessoas, mesmo aquelas conhecedoras de moedas digitais, podem ficar confusas quando perguntadas sobre “o que são criptomoedas e blockchain”? É difícil dar uma boa resposta.

Mas, explicaremos.

Às vezes, entender o blockchain (que é comum para todas as moedas) pode ser bem confuso. É um livro-razão, mas também uma rede localizada em outro lugar? Sim e não.

De acordo com o G1, é um “livro contábil” digital que registra vários tipos de transações de moedas criptografadas.

criptomoedas

Resumindo: não existe uma autoridade central que dirija uma rede ou um blockchain. Na verdade, o blockchain é mantido por uma rede de usuários, usando tecnologia ponto a ponto. Isso significa que está em todos os lugares e em lugar nenhum ao mesmo tempo.

Essa descentralização é o que faz as moedas digitais serem tão poderosas e revolucionárias. O poder monetário nunca esteve antes nas mãos do homem ‘comum’, sem o apoio de nenhum governo.

Mas espere que tem mais. É possível até mesmo criar o seu próprio dinheiro, por assim dizer, minerando moedas digitais!

O que é minerar criptomoeda?

Minerar significa verificar as últimas séries de transações e adicioná-las como blocos à contabilidade pública. Após uma série de blocos, o blockchain eventualmente auto gerará uma nova moeda cripto.

No entanto, devido a competição pela mineração e pela criptografia profissional, é um desafio minerar apenas uma moeda, especialmente o Bitcoin, a criptomoeda mais antiga. Mineradores precisam primeiro resolver um desafio computacional difícil (chamado hash) e isso requer computadores poderosos e software apropriado.

Os mineradores precisam verificar a validade das transações e então enviar essa informação para o blockchain. Eles recebem sempre que gerarem uma nova moeda. Para o Bitcoin, a criptomoeda mais valorizada de 2018, a recompensa por finalizar um bloco foi de 12,5 Bitcoins. De acordo com o guia do Bitcoin, espera-se que esse valor caia pela metade a cada 4 anos, com a próxima queda ocorrendo em 2020.

O pagamento é determinado pela proporção de quanto o equipamento e o software contribuíram para a resolução da equação. Devido ao valor dessas moedas virtuais, muitas pessoas ao redor do mundo competem para serem os primeiros a resolver o hash. Computadores modernos que podem trabalhar nessa rede precisam de um chip ASIC especial, que foi projetado somente para mineração de moedas digitais.

How to Keep Your Cryptocurrency Secure - A Cryptocurrency Wallet

criptomoeda

Você deve estar se perguntando, “O que é criptomoeda perto dos hackers e ladrões?”. Naturalmente, você não precisa minerar para poder começar a ganhar dinheiro com essas moedas. Tudo que você precisa é de um site ou aplicativo de carteira para começar. As carteiras de moedas digitais são como carteiras físicas, no sentido de que elas apenas guardam informação financeira privada. Neste caso, seu carteira também calcula informações para você, uma vez que pode sacar ou depositar e alterar seu saldo instantaneamente.

Como essas moedas virtuais são digitais e não físicas, existe um pequeno risco de roubo on-line, apesar de muito menor que uma ameaça de fraude on-line tradicional. Devido a sua criptografia, toda carteira garante um alto grau de segurança para essa informação.

criptomoedas

Existe uma “chave” pública e uma privada, e a segunda é o que você precisa para se proteger. Ela consiste em códigos hexadecimais (uma grande combinação de números e letras).

Um grau razoável de segurança significa que você manteria essas informações on-line, mas contaria com uma empresa terceirizada para protegê-las por meio de criptografia. Um grau de proteção extra seria manter você mesmo o número da chave privada, em sua casa ou mesmo em um site de terceiros. Muitas empresas oferecem o serviço de manter sua chave privada off-line até que você esteja pronto para transferir fundos.

Há também carteiras de desktop, on-line, de celular, de papel (escondidas com códigos QR) e de hardware off-line. Fazer login em uma carteira é bem fácil e falamos sobre o assunto de forma mais abrangente em outro artigo para sua leitura.

Um exemplo de transação com criptomoeda

Vamos supor que nosso amigo João queira comprar um serviço de um fornecedor on-line confiável. A empresa aceita Ripple como moeda e fornece a João um ‘endereço’ ou código QR.

cryptocurrency

O primeiro passo é abrir o aplicativo de carteira

criptomoeda

Ele pega o código/endereço fornecido e o insere no aplicativo

cripto moedas

Ele então autoriza o pedido

criptomoedas

A seguir, seleciona a quantidade de Ripple que deseja gastar

criptocurrency

Finalmente, tudo que ele precisa fazer é clicar em finalizar/pronto

A transação é enviada para o blockchain, o fornecedor confiável on-line é pago e João consegue o serviço que queria. Simples assim!

CAPÍTULO 4

Como ganhar dinheiro com moedas digitais

Quando se trata de moedas digitais, existem muitas estratégias e métodos que podem gerar lucro. Na verdade, não é surpreendente que vários sub-campos lucrativos tenham emergido delas, dado seu potencial de crescimento, inovação e lucro.

criptocurrency

Aqui estão cinco exemplos para você ter uma ideia:

cripto moedas

1. Comprar e vender

Esse tópico se refere ao simples ato de comprar criptomoeda enquanto o preço está baixo e depois vendê-la quando o preço subir. É a mesma estratégia para investir no mercado de ações. As moedas como o Bitcoin são notoriamente voláteis e um pouco caras para se comprar. No entanto, moedas Ripple custam menos de 50 centavos, o que permite que qualquer um possa comprá-la.

cryptocurrency

2. Comprar e manter para dividendos

Esta é uma estratégia semelhante à compra e venda, mas se concentra em manter as moedas. Você não as vende, você as segura e as mantém em circulação.

criptomoedas

3. Estacar moeda

Uma combinação de compra e venda e manutenção, essa estratégia envolve comprar uma moeda, mantê-la e depois vendê-la para obter lucro depois, ao mesmo tempo em que se recebe dividendos por sua posse.

criptomoeda

4. Mineração

Como já discutimos, a mineração não é fácil ou barata e requer um planejamento sério de investimento, particularmente na compra de equipamentos e no cumprimento de instruções. Mas a correlação entre investimento e lucro certamente existe.

criptocurrency

5. Negociação diária

Um pouco mais complicada, essa estratégia envolve estudar padrões de negociações diários em vez de mensal ou anual. A volatilidade é muito perceptível durante o dia, mas, se você aprender os padrões, poderá obter um grande retorno sobre o investimento.

CAPÍTULO 5

As 5 moedas digitais mais populares hoje

É hora de considerar uma moeda digital específica e quais podem ser as vantagens dela. O Bitcoin tende a ser caro, mas algumas outras moedas são baratas para se investir e podem ser um bom ponto de partida

criptomoedas

O que é criptomoeda e quais as melhores? Aqui estão os nomes mais confiáveis para se considerar:

cripto moedas
Bitcoin
cryptocurrency
Ethereum
criptomoedas
Litecoin
criptomoedas
Ripple
criptomoeda
Monero

O que é o Bitcoin?

O que é a criptomoeda Bitcoin? Ela foi a primeira moeda digital de sucesso existente, fundado em 2009, o Bitcoin tem um começo misterioso, mas continua a reter valor por causa de seus métodos especializados de criptografia, que permitem o processo de geração de novos Bitcoins com cronograma programado. Ele pode ser trocado por moeda fiduciária, ou um usuário pode usá-lo para comprar produtos e serviços on-line.

Com cerca de seis milhões de usuários de carteira, é o sistema mais bem-sucedido.

O que é o Ethereum?

O Ethereum, criado em 2013, é uma criptomoeda gerada por sua própria plataforma de software chamada Ethereum Virtual Machine. As unidades Ether podem ser compradas e transmitidas de usuário para usuário internacionalmente. Iniciado em 2013 pelo programador Vitalik Buterin, 72 milhões de moedas foram pré-minadas no início.

O Ethereum dividiu-se recentemente em dois blockchains, Ethereum e Ethereum Classic. Embora o valor seja menor que o Bitcoin, ele está se tornando comparável, já tendo chegado a R$ 5.200,00 por ether. No final de 2018, o preço estava abaixo de R$ 800,00 por ether.

O que é o Litecoin?

O Litecoin é semelhante ao Bitcoin, e é considerado um spin-off desse. Ele começou em 2011. As principais diferenças entre as duas criptomoedas incluem processamento de transações mais rápido do que Bitcoins (2,5 minutos contra 10) e um algoritmo diferente na etapa da prova de trabalho. O preço de uma moeda também é muito menos valioso do que um Bitcoin. No final de 2018, valia menos de R$ 200,00.

O que é o Ripple?

O Ripple não é apenas um sistema, mas uma rede e uma empresa que fornece moeda digital. Fundado em 2012, oferece transações financeiras globais e também possui um razão pública, assim como outros sistemas. Ele também pode ser minerado, é claro. Embora exista uma empresa centralizada da Ripple, a rede ainda pode operar sem o envolvimento direto dela, criando assim uma criptomoeda descentralizada.

Devido à sua transparência, alguns bancos e empresas usam o Ripple, ao passo que não usariam Bitcoins. No final de 2018, o preço do Ripple era de pouco menos de R$ 2,00.

O que é o Monero?

O Monero também é uma criptomoeda descentralizada, mas todas as transações, incluindo mineração e valores negociados, são mantidas em sigilo para telespectadores externos. Possui características de privacidade e descentralização comparáveis ao Bitcoin e, no caso de saldos ocultos, até maiores que ele.

O preço no final de 2018 era menos de R$ 400,00.

Outras Altcoins

criptomoeda

O que é criptomoeda além das cinco principais faladas anteriormente? Existem muitas outras Altcoins disponíveis para se compra na internet. De acordo com o mercado do Bitcoin, mais de 1700. A razão pela qual os cinco principais geralmente são escolhidos pelos usuários é devido ao valor mais alto e ao reconhecimento de seus nomes. A reputação de uma criptomoeda é tão importante quanto seus métodos de criptografia, pois seu valor pode aumentar e diminuir com base na percepção do público. 

Muitos usuários consideram o trabalho com pequenas empresas de altcoin um risco significativo devido à falta de apoio da comunidade.

O futuro da moeda digital

O que é criptomoeda  e como será seu futuro? Isso é ainda desconhecido, sem dúvida, por causa das fortes opiniões de muitos sobre seu valor invisível, incluindo personalidades conhecidas como Bill Gates e Warren Buffet. A volatilidade da criptomoeda, mesmo desconsiderando as generalizações, é uma preocupação legítima. O preço dos Bitcoins flutua de forma errática no momento e ainda não se estabilizou.

No entanto, isso oferece oportunidade para aqueles que desejam aprender mais sobre como ganhar dinheiro com isso, é claro.

cryptocurrency

Outras moedas digitais, como o Ripple, são mais centralizadas, pelo menos no fato de terem uma empresa transparente, um software e um fundador. Algumas pessoas acreditam que este é o futuro: mais centralização com bancos e credores e menos independência. No entanto, o Bitcoin continua sendo a única criptomoeda com um valor de quatro dígitos.

Qual será o futuro da criptomoeda? O futuro depende de como o mundo e o mercado mudam. Enquanto isso, certamente não há risco em diversificar os investimentos ao negociar moedas digitais de maneira conservadora e colher seus resultados. Você pode se surpreender com a facilidade de se comprar serviços, produtos e a manutenção do seu valor a longo prazo. E agora que entendeu o que é criptomoeda e como ela funciona, poderá negociá-la com sucesso.