Trabalho freelancer: o guia definitivo [atualização 2019]

Neste artigo falaremos sobre o porquê de estarmos no DinheiroNinja recomendando o freelancer como a maneira nº1 de entrar no mundo de ganhar dinheiro pela Internet. Discutiremos como se tornar uma pessoa de sucesso onde achar, conseguir e realizar um trabalho de freelancer será fácil e divertido! Também falaremos sobre como conseguir vagas de freelancer no geral, caso esteja curioso sobre o serviço, mas ainda não tenha começado.

trabalho freelancer
CAPÍTULO 1

Você pode começar a trabalhar como freelancer e ganhar dinheiro em menos de 10 minutos

trabalho de freelancer
CAPÍTULO 2

O que você ganha tornando-se freelancer

trabalho freelancer
CAPÍTULO 6

10 dicas para ser bem-sucedido no trabalho freelancer

freelancer
CAPÍTULO 7

Aprender como achar trabalho freelancer o ajudará a construir o estilo de vida dos seus sonhos

trabalho freelancer

Em se tratando de ganhar dinheiro on-line, não existe nada melhor do que trabalhar como freelancer, ser o próprio chefe e trabalhar de qualquer lugar. A cada dia, mais e mais pessoas estão percebendo isso e tentando descobrir como entrar nesse mundo excitante e lucrativo de trabalho freelancer.

E por que não tentariam?

  • É uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro on-line com o mínimo necessário para começar.
  • Você pode ganhar dinheiro rápido e no mesmo dia que aceitar um projeto.
  • Haverá SEMPRE uma demanda. Freelancers realizam serviços para clientes e outros negócios. Pode confiar, outros negócios e pessoas sempre necessitam da ajuda de profissionais freelancers para terminarem os serviços.
  • Você pode sair do seu serviço atual e viver de trabalho freelancer após expandir seu negócio o suficiente.
  • Você pode faturar até R$ 400 extras por mês até criar um negócio que pode ser vendido por MILHÕES.

Basta seguir algumas regras simples para se tornar RAPIDAMENTE um dos melhores freelancers. Você terá tantos clientes em potencial lhe oferecendo serviço que não dará conta de todos.

E fica melhor ainda:

Você será visto como um especialista e poderá cobrar R$ 250/hora ou mais!

Ao final você saberá exatamente quais tipos de habilidades usará para trabalhar como freelancer, como conseguir seus primeiros clientes e como aumentar sua receita on-line.

CAPÍTULO 1

Você pode começar a trabalhar como freelancer e ganhar dinheiro em menos de 10 minutos

A melhor coisa do trabalho freelancer é que é RÁPIDO começá-lo. Veremos alguns passos em detalhes mais a frente, mas de maneira geral o que você precisa é:

trabalho de freelancer

1. Cadastrar-se em uma plataforma para freelancers on-line, como a Upwork, Fiverr ou Guru.

2. Preencher seu perfil e informações para pagamento.

3. Você está pronto para receber serviços!

Isso leva menos de 10 minutos e é uma das principais razões pelas quais ser freelancer é um ótimo jeito de ganhar dinheiro on-line.

CAPÍTULO 2

O que você ganha tornando-se freelancer

Ser freelancer traz vários benefícios incríveis:

trabalhar como freelancer
ganhar dinheiro

Você pode trabalhar de qualquer lugar

Você deve estar se perguntando porque alguém iria querer um trabalho freelancer. Tudo no DinheiroNinja é sobre como ganhar dinheiro pela Internet. Como tudo que você fizer ao tornar-se um freelancer envolverá um computador com Internet, é possível trabalhar de qualquer lugar. Seja um café, sua casa ou do outro lado do mundo.

Falando nisso…

como ganhar dinheiro

Você pode viajar enquanto trabalha

Assim que ficar bom no trabalho freelancer você pode continuar a morar no mesmo lugar ou pegar seu computador e viajar pelo mundo enquanto trabalha. Contanto que termine os projetos a tempo, seus clientes não se importarão se o trabalho foi feito em um café em Istambul ou em um quiosque na República Dominicana.

vagas de freelancer

trabalhar em casa

Você pode complementar sua renda

A melhor coisa como freelancer é ganhar uma renda EXTRA além do seu salário normal!

Você tem uma dívida que quer pagar? Quer economizar para as férias? Quer algo novo?

Você pode usar o que ganhar como freelancer para ajudar com essas despesas.

E se não gosta de onde trabalha atualmente…

ganhar dinheiro

Você pode sair do seu emprego

Depois que já souber como funciona o trabalho freelancer, você conseguirá cada vez mais clientes e eventualmente ganhará dinheiro o suficiente para sair do seu emprego atual. Muitos de nossos leitores já fizeram isso com sucesso. Então, se é isso que você procura, não se preocupe. É perfeitamente possível e você também consegue!

Agora, espere um minuto.

Como discutiremos mais tarde no artigo, isso não é obrigatório, depende de você. Algumas pessoas querem mudar de emprego e ser freelancer é uma ótima maneira de conseguir isso. Já outras só querem um dinheiro extra enquanto continuam no emprego, e o trabalho de freelancer é ótimo para isso também.

como ganhar dinheiro

Você pode trabalhar do jeito que gosta, do lugar que preferir, no seu horário preferido ou livre, para clientes e tarefas

Cada pessoa é diferente e tem sua própria maneira de fazer as coisas; algumas amam cumprir horário e acordar cedo; outras ODEIAM listas do que fazer e trabalham melhor a noite.

Como freelancer, VOCÊ tem liberdade total para decidir como trabalhar. A decisão de como e quando é sua: se você odeia acordar cedo e quer dormir até a tarde, faça isso. Se quiser ir para a academia no meio do dia e não trabalhar 8 horas direto, perfeito.

A melhor coisa em ser um freelancer é o poder de escolha.

Sabe o que é melhor? Em um trabalho convencional você está preso a um time e chefe, mesmo que os odeie. Mas no trabalho freelancer é diferente. O cliente está reclamando? Está dando muita dor de cabeça? Está pegando no seu pé?

Sem problemas! Demita-o.

Você nunca precisará falar com ele novamente. ISSO é poder.

Agora, quando você estiver apenas começando o trabalho freelancer e sem contatos, não terá tanta liberdade para escolher com quem trabalhar. Mas não se preocupe, neste artigo ensinaremos como conseguir milhares de clientes para que você tenha várias opções.

CAPÍTULO 3

Você deve sair do seu emprego para trabalhar como freelancer?

Muitas pessoas perguntam se é preciso sair do emprego atual para começar a trabalhar de freelancer. Aqui no DinheiroNinja dizemos que a opção é totalmente da pessoa: você pode fazer trabalho de freelance a noite ou nos finais de semana sem sair do seu emprego, ou pedir demissão e trabalhar em tempo integral.

trabalho freelancer

NO ENTANTO, sempre recomendamos continuar no seu emprego, caso possua um, antes de se dedicar em tempo integral em um trabalho freelancer, caso nunca o tenha feito antes.

Existem três motivos para isso:

Você ganhará mais dinheiro combinando os dois trabalhos.

Você desenvolverá mais habilidades com seu emprego a medida que for trabalhando.

Você não precisa se sentir pressionado para ganhar dinheiro ou fazer sua marca crescer rápido. Todos temos contas a pagar e pode ser estressante vê-las chegando e não ter um pagamento garantido, principalmente se você tiver uma família para sustentar!

A escolha é totalmente sua, mas recomendamos que você possua muitos clientes no seu trabalho freelancer e bastante renda por alguns meses. A partir desse ponto, seu emprego fixo não é mais necessário e é possível pedir demissão quando quiser! Dessa maneira você ganhará dinheiro suficiente para se sustentar.

CAPÍTULO 4

Como conseguir ótimos trabalhos freelancer

Algumas pessoas têm medo de não conseguir encontrar trabalho freelancer pois não possuem nenhuma habilidade que possa ser comercializadas ou vendidas on-line.

freelance significado

As pessoas normalmente se surpreendem quando listamos a QUANTIDADE de coisas que pode ser feita on-line, e temos certeza que você também pode fazer algo pelo qual outras pessoas pagariam. Mas, mesmo que não saiba, é possível aprender um serviço e vendê-lo a seus clientes.

  • Designer gráfico
  • E-commerce
  • Design UI/UX
  • Edição de fotos
  • Edição de vídeos
  • Produção de vídeos
  • Web design
  • Programação
  • Animação
  • Desenvolvimento de software
  • Construção de site no WordPress
  • Suporte técnico
  • Assistente virtual
  • Transcrição
  • Escrivão técnico
  • Editor de cópias
  • Cópia escrita
  • Escritor fantasma
  • Tradução
  • Contabilidade
  • Escrituração
  • Suporte de chat on-line
  • Consultor de negócios
  • Excel
  • Propaganda
  • Consultor de Marketing
  • Google AdWords
  • PPC
  • SEO
  • SEM
  • Geração de lides

Achou algo na lista que saiba fazer e pode usar para trabalhar como freelancer? Ótimo! Caso contrário, existem vários recursos on-line que ensinam qualquer uma dessas funções de graça ou muito barato.

Aqui vai uma lista rápida:

trabalhos freelancer

Udemy – Biblioteca de cursos on-line onde você pode selecionar qual tópico gostaria de aprender e comprar o curso específico.

trabalho freelancer

Portal Educação – Biblioteca de cursos on-line onde você pode selecionar qual tópico gostaria de aprender e comprar o curso.

trabalho freelancer

Google Adsense – Oferece aulas gratuitas sobre tudo relacionado a propagandas Google, como AdWords, PPC, Google Analytics, etc.

Você também pode simplesmente usar o Google para pesquisar o assunto de sua escolha e achará MILHARES de recursos, artigos e outros gratuitamente para aprender sobre o assunto desejado. Não possuir as habilidades de imediato não é desculpa para não começar a aceitar trabalhos freelancer!

CAPÍTULO 5

O que você precisa para começar a trabalhar como freelancer

A boa notícia é que não precisa de muita coisa para começar o trabalho de freelancer! Basicamente, tudo que você precisa é: um computador, conexão com a Internet e suas habilidades.

trabalho de freelancer
ganhar dinheiro

Um bom espaço de trabalho

Apesar de não estar trabalhando em um escritório de uma empresa, é EXTREMAMENTE importante possuir um bom espaço de trabalho no qual você se sinta confortável. Pode ser sua casa, uma biblioteca, um café, um espaço de coworking ou um quiosque em uma praia ensolarada!

O importante é que você tenha um lugar onde se sinta confortável para fazer as coisas. Dessa maneira, estará motivado a dar o seu melhor, deixando seus clientes felizes e recebendo mais ofertas!

trabalhar como freelancer

como ganhar dinheiro

Habilidades de produção

Embora todos sejamos diferentes, uma coisa comum é que gostamos de ver as coisas feitas. Assim que começar a lidar com várias clientes no seu trabalho freelancer, principalmente se ainda estiver trabalhando no seu emprego fixo, é essencial fazer as coisas de maneira eficiente. Por sorte temos um artigo sobre como ser produtivo pronto para você.

trabalhar em casa

Ferramentas e técnicas de gerenciamento de tempo

Lado a lado com a produtividade anda o gerenciamento de tempo. Você precisará aprender a dividir seu tempo com várias responsabilidades e deveres pois provavelmente estará trabalhando em mais de um trabalho freelancer ao mesmo tempo. De acordo com a Exame, você precisa tirar pequenas pausas a cada 40 minutos de serviço para poder se tornar mais produtivo.

Recomendamos que você leia sobre a técnica pomodoro, que é uma ótima maneira de acompanhar o tempo e a produtividade no geral e você pode usá-la quando estiver aprendendo a fazer trabalho freelancer. Usar algum tipo de agenda (mesmo a Google agenda) é uma ótima ideia também.

ganhar dinheiro

Ferramentas e habilidades de gerenciamento de projeto

Quando você amontoa várias responsabilidades, prazos e clientes, as coisas podem se complicar rapidamente. Por isso é importante ter meios de acompanhar seus projetos, o que precisa fazer e seus prazos.

Existem MUITAS ferramentas diferentes que ajudam. Diferentes personalidades funcionam melhor com diferentes ferramentas. No entanto, o DinheiroNinja recomenda o Basecamp. Ele é um software grátis de gerenciamento de projeto ótimo para trabalhar com clientes, elimina a necessidade de ficar trocando e-mails direto e combina uma grande variedade de ferramentas como um calendário, janela de chat, lista do que fazer, dentre outras.

como ganhar dinheiro

Disciplina e persistência

Nem precisamos mencionar que disciplina e persistência são necessários para conseguir muitos trabalhos freelancer. Não se pode dormir o dia todo e esperar receber bons valores pelos serviços. Não a princípio, pelo menos.

Resumindo: Embora seja fácil começar e ganhar dinheiro, ainda é preciso encontrar clientes e garantir que o trabalho seja feito!

Esteja preparado para se esforçar ao máximo e você se dará bem.

CAPÍTULO 6

10 dicas para ser bem-sucedido no trabalho freelancer

Agora que já mostramos a introdução de como ser um freelancer e você já descobriu a área que quer trabalhar, aqui estão alguns passos para seguir e continuar sua jornada para conseguir trabalho freelancer:

trabalhar como freelancer
ganhar dinheiro

Defina suas metas

Quais são suas metas como freelancer?

Você quer apenas ganhar R$ 500,00 extras por mês? O suficiente para viver em qualquer lugar do mundo sem precisar de um emprego fixo? Ou quer crescer e criar uma empresa multimilionária?

Antes de começar, sente e pense sobre onde você quer chegar depois de um mês, três meses, um ano e 10 anos. Assim será bem mais fácil continuar motivado e você saberá onde quer chegar em vez de trabalhar sem objetivos!

Motivação é a chave e se tiver persistência você terá sucesso.

como ganhar dinheiro

Defina uma rotina e uma agenda

Como freelancer, você estará (espera-se) trabalhando em diferentes projetos ao mesmo tempo, o que pode ser um pouco complicado de gerenciar se ainda estiver trabalhando em um emprego fixo.

Defina uma rotina diária e faça uma agenda para saber QUANDO vai trabalhar e NO QUE. Isso pode ser trabalhar toda segunda e quarta a noite, três horas em um horário específico no sábado ou qualquer outra coisa que funcione para você. Apenas mantenha uma rotina fixa.

trabalhar em casa

Escolha um nicho

A maioria das pessoas tentam se manter genéricas ao realizar trabalhos freelancer achando que isso as ajudará a conseguir mais clientes.

Na verdade, é o contrário… e é por isso que você deve escolher um ‘nicho’ quando começar a realizar trabalho freelancer.

Um ‘nicho’ simplesmente quer dizer focar em um setor ou grupo de clientes. Por exemplo, você pode ser um escritor freelancer, mas se especializou em encontros e relacionamentos. Pode ser um web designer freelancer especializado em criar sites atrativos para arquitetos.

Eis o motivo disso ser importante:

Diminuir seu alcance não faz com que menos pessoas queiram seu serviço, você apenas atrai clientes mais específicos e é mais fácil convencê-los a querer trabalhar com você e pagar melhor. É exatamente isso que você quer ao começar a fazer trabalho freelancer.

Pense assim: digamos que você queira fazer um check-up no coração. Em qual tipo de médico você iria? Um cardiologista ou um clínico geral? É claro que um cardiologista. Ele possui bem mais conhecimento e será capaz de dizer se existe algo de errado melhor que alguém genérico que não focou em uma especialidade.

É a mesma coisa para ser um ótimo freelancer: os clientes estarão bem mais propensos a pagar (e pagar MAIS) se precisarem, por exemplo, de marketing por e-mail e você for um escritor que faz, vive e respira marketing por e-mail. Se perguntarem sobre sua experiência e você responder que é alguém que trabalha EXCLUSIVAMENTE com marketing por e-mail nos últimos 10 anos, seu cliente ficará impressionado e sentirá que pode confiar que seu trabalho será feito de forma excelente. Compare isso a simplesmente dizer “sou um escritor”.

Foque e escolha um nicho, independente do tipo de serviço que você faz ou da área que atua.

ganhar dinheiro

Considere começar e incorporar uma organização adequada

A maioria dos freelancers são pessoas físicas trabalhando por conta própria, o que é completamente legal, apesar de ser SEMPRE bom conferir com um contador ou um advogado de finanças para ter certeza. No entanto, você deve considerar criar uma empresa ou negócio para legalizar seu serviço. É fácil. Não é uma necessidade, especialmente quando você está apenas começando, mas é uma boa ideia se está planejando expandir.

Novamente, recomendamos que você converse com um contador ou advogado para ter certeza que tudo que está fazendo é legal ao realizar um trabalho freelancer!

como ganhar dinheiro

Saiba como funcionam os impostos para freelancer e como reportar as coisas

Os impostos funcionam diferente quando você é autônomo. Cada país tem seus próprios requisitos.

Você pode encontrar algumas informações de como é feita a declaração de imposto de renda para autônomos no Brasil aqui. Por favor, verifique como são cobrados os impostos no país que você reside. É um pequeno esforço que pode ser muito importante na hora de ser um freelancer de sucesso.

trabalho freelancer
trabalhar em casa

Controle seu faturamento - acompanhe seus ganhos, despesas e considere contratar um contador

Quando você se torna um freelancer e começa a trabalhar por conta própria, ganha muitos benefícios fiscais relacionados a “despesas de negócios”. Essas despesas podem ser gastos com gasolina para ver um cliente, taxas de softwares, dentre outras. Saber tudo sobre como ser um freelancer tem suas vantagens!

É importante possuir um sistema para monitorar receitas (e taxas) para seus projetos de vários clientes, despesas e pagamentos quando realiza um trabalho freelancer.

Recomendamos o uso do Zoho Invoice, que pode monitorar receitas e cobranças, tanto no cartão de crédito quanto em contas bancárias. Você pode enviar faturas dos seus projetos para seus clientes. Recomendamos o uso de um cartão de crédito exclusivo para compras do seu trabalho freelancer a medida que for crescendo, assim é possível carregar o cartão no Zoho e exportar as despesas. Embora você possa simplesmente anotar esses valores quando estiver só começando.

Se tiver muitos comprovantes físicos, recomendamos o uso do Shoeboxed para manter tudo em ordem. Você pode tirar uma foto e digitalizar o comprovante para poder jogar o papel fora.

A medida que for recebendo mais e mais trabalhos como freelancer, é interessante contratar um contador: eles ajudam a organizar tudo todo mês, ou simplesmente fazem sua declaração anual de imposto de renda como freelancer, facilitando as coisas para você.

Resumindo: Sabemos que contabilidade pode parecer entediante, mas é EXTREMAMENTE importante. O quanto antes você começar a se organizar, melhor e mais fácil fica à medida que for crescendo e ganhando mais dinheiro… e você quer ganhar mais dinheiro não é mesmo? Isso também ajuda a manter as coisas mais organizadas na hora do imposto de renda e a economizar dinheiro no geral!

ganhar dinheiro

Defina sua estrutura de preços e taxas

Uma das perguntas mais comuns que recebemos no DinheiroNinja é o preço dos serviços de freelancer. As pessoas perguntam se devem usar um preço “fixo” ou “por hora”, o que quer dizer se você cobrará seu cliente por serviço entregue ou por hora trabalhada nele.

Recomendamos FORTEMENTE que você use um preço fixo sempre que possível. Porque:

O preço por hora pode se tornar um pesadelo: os clientes podem reclamar que algo ficou muito caro ou que você está gastando muito tempo, e você pode se estressar por trabalhar certa quantidade de horas.

Usando um preço fixo, tanto você quanto seu cliente sabem com antecedência o quanto algo custará. Você pode adicionar uma pequena anotação sobre qualquer trabalho adicional ao projeto que poderá ser cobrado por hora, mas tente definir um preço fixo para seu trabalho. Isso o ajudará a saber quanto dinheiro você ganhará por mês, enquanto por hora o valor pode ser bem menor que o esperado. Isso diminui muito o estresse e tira um peso grande das costas.

Nós também recomendamos que, quanto ao pagamento, cobre pelo menos 50% do serviço adiantado (100% se possível). Assim você sabe que o cliente está sério quanto a trabalhar com você e que pagará pelo seu trabalho.

É importante perceber que se você está apenas começando e tem pouca experiência e conexões, os preços para os primeiros clientes deverão ser abaixo do que julgar justo e merecido. Mas não se sinta mal! Isso é apenas um passo no processo de aprender como ser um freelancer e, conforme for trabalhando mais, conseguirá aumentar seus ganhos. Roma não foi construída em um dia.

Não tenha medo de testar valores: você pode descobrir que preços altos funcionam melhor para você, ou que preços baixos atraem mais clientes. Qual atrai melhores clientes? Qual lhe dá um trabalho mais agradável? Tudo é um teste e você deve experimentar as coisas com o tempo

como ganhar dinheiro

Aprenda a conseguir clientes

Achar, conseguir e fechar negócios é obviamente um dos tópicos mais importantes na hora de conseguir um trabalho de freelancer: Sem clientes, sem dinheiro.

Recomendamos começar em uma plataforma popular para freelancers para construir um portfólio e conseguir seus primeiros clientes. Aqui estão as três que consideramos melhores e você pode aprender como usar cada uma delas clicando em seus nomes:

trabalhos freelancer

Upwork é a plataforma mais popular para freelancers e é uma das mais fáceis para se começar. Você cria seu perfil, como irá receber e está pronto para trabalhar.

freelancer

Fiverr é um site de freelancer mais barato onde os usuários postam “apresentações” do que podem fazer, com um preço inicial por volta de R$ 20,00. Eles podem oferecer serviços premium também. Os clientes navegam pelas apresentações e compram diretamente de você. Por exemplo, “escrevo 300 palavras por R$ 20”.

Nós também temos um artigo dedicado escrito para você sobre como conseguir clientes.

Agora, gostaríamos de mencionar que se candidatar para vagas é um jogo de números e você não deve ficar desencorajado quando não conseguir muitos clientes ao começar. Isso pode acontecer até mesmo quando já estiver trabalhando como freelancer por um tempo. Defina uma meta de um certo número de serviços que você gostaria de se candidatar por dia ou semana e persista. Assim o sucesso chegará.

como ganhar dinheiro

Construa uma presença on-line de alta qualidade e mostre exemplos do seu trabalho

Possuir um site pessoal para seu trabalho freelancer não é negociável. Se estiver certo sobre trabalhar com isso, você precisa de um site onde clientes possam achar seu serviço. A boa notícia é que você pode criar um site no WordPress em menos de 10 minutos e já terá algo profissional para mostrar a seus clientes. Isso será uma GRANDE vantagem em relação a outros freelancers que são preguiçosos demais para fazer isso, ou mantenha seu portfólio em plataformas freelancer.

Mantenha amostras do seu trabalho nesse site pessoal (um portfólio). Por exemplo, se estiver fazendo web design, mostre seus sites. Se for um escritor, mostre alguns dos seus grandes textos.

Você pode obter algumas dicas de como montar seu portfólio aqui. Você também pode verificar nossa seção de blog para mais informações sobre como construir um site.

como ganhar dinheiro

Pratique pitching e aprenda sobre vendas e negociações básicas

Mesmo que seja a pessoa mais introvertida do mundo, aprender a falar com clientes por telefone ou até mesmo ao vivo pode ser muito útil quando começar a realizar trabalho freelancer. Saber como se comunicar, como defender seus serviços e os básicos de vendas e negociações pode fazer uma grande diferença na hora de fechar negócio

trabalho freelancer

Para aprender como se comunicar e falar melhor, veja esse artigo.

Para aprender sobre vendas e negociações, recomendamos o livro Como chegar ao sim com você mesmo, por Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton. Os autores são professores do programa de negociação da Universidade de Harvard, Estados Unidos.

Finalmente, quando for dizer aos seus potenciais clientes sobre seus serviços, você precisa dizer claramente o que faz, porque é bom no que faz e como isso os beneficiará. Você ficará melhor nisso a medida que for trabalhando como freelancer, mas nós recomendamos o uso do discurso de elevador de início.

CAPÍTULO 7

Aprender como achar trabalho freelancer o ajudará a construir o estilo de vida dos seus sonhos

Seguindo esse guia você será perfeitamente capaz de achar e ganhar trabalhos freelancer e receber dinheiro on-line onde quiser, tanto geográfica quanto monetariamente!

freelance significado

Você pode começar HOJE mesmo como freelancer e as possibilidades são infinitas: ganhe R$ 100, R$ 1.000 extras por mês ou mais. Isso pode levá-lo para um negócio em tempo integral que valerá milhões e terá vários funcionários depois que crescer.

Embora tenhamos dado muitos detalhes no artigo, lembre-se: para começar, tudo que você precisa é:

  • Decidir sua área de atuação;
  • Cadastrar-se em uma plataforma on-line para freelancers, como a Upwork, Fiverr ou Guru;
  • Criar seu perfil;
  • Colocar as informações de pagamento;
  • Começar a se candidatar para os serviços!
Rolar para cima