Instagram para Negócios: Como Começar

instagram para negócios

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

Muitas pessoas ainda não entendem que o Instagram é a melhor mídia social para negócios e, talvez, até mais útil que o Facebook e o Twitter. O aplicativo ainda é considerado um ótimo lugar para postar selfies, apesar dos indícios de que o Instagram para negócios é a nova tendência.

Isso explica porque praticamente todas as grandes marcas possuem sua própria página com novidades ativas —mesmo se estivermos falando do Airbnb, Adobe ou Reuters, que são empresas que não são conhecidas por possuírem uma “cara”.

No entanto, essas empresas sabem que o Instagram para negócios é uma jogada inteligente. Além de ser o segundo site social mais popular na Internet, ele é pessoal e centrado em fotos, que é o que as pessoas preferem. O Facebook é onde as pessoas vão discutir e ler as notícias… O Instagram é onde elas sorriem e conversam com seus amigos!

Neste artigo, você aprenderá como o Instagram para negócios é diferente da sua conta pessoal, como criar sua conta comercial e algumas das ferramentas que você pode usar.

Instagram para negócios vs. Instagram pessoal

A primeira coisa sobre a qual queremos falar é como o Instagram para negócios é diferente da sua página pessoal do Instagram. Talvez seu primeiro pensamento seja: “Tenho 800 amigos que me seguem… por que não transformar minha página pessoal normal na de uma empresa?”

Isso já foi feito antes, mas, quando se pensa a respeito, e compara-se postagens pessoais versus comerciais (significa que você está pensando mais em como ganhar dinheiro com o Instagram) estamos analisando duas estratégias muito diferentes.

instagram para negócios

Com uma página pessoal, você está tentando se conectar com pessoas que te conhecem ou que apenas conhecem você vagamente, mas têm interesses em comum. Fácil de fazer com amigos, certo?

Quando você usa o Instagram para negócios, está vendendo produtos ou serviços. Você não está apenas conversando com um estranho e não está apenas entretendo-o de graça (mesmo que o entretenimento faça parte da interação da marca). Tudo que você faz tem um foco. Você trabalha com informações, engajamento e frases chamarizes. Você planeja eventos e campanhas que impulsionam os negócios.

Você pode ler mais sobre o que realmente são “marcas consistentes” – marcas que se encaixam NATURALMENTE na vida das pessoas. Isso requer um toque humano, que é sobre compartilhar, forjar relacionamentos e se conectar emocionalmente com outras pessoas. Por outro lado, a publicidade geralmente é o oposto desta abordagem. 

A publicidade é impessoal. A publicidade não é o que os seres humanos normais fazem quando conversam uns com os outros! É por isso que as melhores campanhas do Instagram para negócios são quando as marcas experimentam a transparência e a autenticidade… o fator humano, a verdadeira face humana por trás dos negócios.

De acordo com as ideias do Rafael no vireimeuchefe, nem sempre é uma boa ideia ter páginas pessoal e de negócios separadas.

Por exemplo, Rafael escreveu que gosta de manter o negócio com uma cara mais pessoal, sem se afastar do cliente através de uma marca, por isso junta o Instagram pessoal e profissional em um só.

É fácil perceber que tornar uma empresa mais humana e pessoal pode ser ótimo, mas sempre mantenha as coisas em equilíbrio e revele apenas o que você está à vontade para mostrar. Não há problema em ter coisas suas privadas e apenas para você. Em geral, ser vulnerável e mostrar como você vive e como se conecta com os outros é um ótimo recurso para qualquer página do Instagram para negócios.

Criando seu perfil de negócios pela primeira vez

Usar o Instagram para negócios pela primeira vez exige que você configure uma nova página comercial, seja convertendo sua página pessoal ou iniciando uma nova. O Instagram oferece uma página de registro de e-mail e senha, embora você também possa fazer login usando sua conta do Facebook. O Instagram foi feito para unidades móveis e tablets e, portanto, você deve ter um sistema operacional IOS ou Android, embora agora exista uma versão do Windows Phone.

Mudar da conta pessoal para comercial é muito fácil: basta ir em Configurações e depois selecionar “Mudar para conta comercial”. Depois de alguns avisos, você pode adicionar informações relevantes, como horário comercial, endereço físico, número de telefone e site.

instagram perfil de negócios

De acordo com o Guia do empreendedor, a sua biografia e hashtags estão entre os aspectos mais importantes de uma página de sucesso no Instagram para negócios. Seu nome de usuário deve ser o mesmo de qualquer outra rede social ou nome de site que você tenha, para que seus clientes o reconheçam imediatamente.

Embora seja verdade que os proprietários de empresas geralmente usam o mesmo logotipo para todas as redes, o Instagram tende a favorecer fotos pessoais e não logotipos. Porém, é verdade que as marcas de grande nome usam logotipos em suas fotos de perfil e mesmo assim têm visibilidade. Elas realmente não precisam do toque pessoal, pois suas fotografias regulares são humanas e pessoais e, assim, conectam-se aos clientes, mas recomendamos que você use algo mais pessoal, como seu rosto para a foto do seu perfil.

boa instagram business bio

O texto da biografia deve explicar o que é seu negócio, ser fácil de identificar e especificar qual é o objetivo do seu perfil do Instagram e como ele se relaciona com o cliente. Esta é a parte que muitos recém-chegados erram! Você precisa ter um plano de negócios ou, pelo menos, algum tipo de meta antes de começar a postar fotos e conteúdos em sua página do Instagram para negócios.

Como usar o Instagram para negócios

Objetivos estratégicos criam um segmento que faz sentido e fornece ao cliente informações adicionais como o produto, o mercado e o que você precisa.

Dependendo da sua opção pessoal e da sua estratégia de marketing, você pode ter vários objetivos diferentes:

No treinamento de negócios, costumamos dizer que as metas devem ser “S.M.A.R.T.” ou “Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Orientadas para o Tempo”. O que isso significa especificamente para o Instagram para negócios?

Significa que você precisa criar uma estratégia de conteúdo, que envolve responder perguntas importantes como:

Responder a essas perguntas o ajudará a relaxar e perder seu público, irritá-los com muitas postagens ou sair de um determinado tema pode levar a não venda do seu produto principal. Quando você planeja seu Instagram para negócios, basicamente está treinando seu público para procurar e responder por você, desenvolvendo assim um relacionamento.

Por fim, a consistência visual também é importante para o Instagram para negócios, pois é um meio, com base em imagens, de você oferecer a seus clientes a experiência mais esteticamente agradável. Por quê? Eles o associarão a uma marca de estilo de vida, com quem eles interajam diariamente. Certifique-se de que suas imagens sigam algum tipo de tema, em termos dos filtros que você usa, o estilo e as mensagens.

Como escolher um tema

instagram para negócios

Se você está lutando para pensar em um tema e talvez até para tornar sua página do Instagram para negócios distinta de outros sites das mídias sociais, talvez seja hora de pensar de maneira menos ambiciosa e lógica. Pense no produto ou serviço que você tem e sobre a conexão emocional que seu produto tem com o consumidor. Construa sobre isso.

Mantenha-o simples, mas o torne interessante, cative as pessoas e torne a experiência emocionante.

As grandes marcas mantêm o tema simples: as empresas de vestuário concentram-se na roupa. Empresas de alimentos concentram-se em pratos deliciosos. O que faz com que todas essas páginas sejam bem-sucedidas no Instagram para negócios é que elas contam histórias em cada foto. Uma imagem vale mais que mil palavras, não é?

Algumas empresas postam fotos de funcionários, animais de estimação, vida profissional ou atividades de estilo de vida, como malhar ou coisas ao ar livre. Eles fazem a conexão humana porque param de se concentrar demais na publicidade e criam conversas.

O verdadeiro desafio de usar o Instagram para negócios é encontrar sua própria voz e o olhar de seu próprio fotógrafo. Não imite o que outras pessoas estão fazendo, seja criativo. Não publique apenas fotos, mas experimente álbuns, vídeos e “stories” que são reproduzidos por um tempo limitado antes de desaparecerem. Muitos artistas e marcas experimentam o Instagram Stories, já que eles “somem” em 24 horas e, portanto, há menos formalidade envolvida em fazer um post.

Ferramentas do Instagram para negócios

Se você está com dificuldade para organizar sua página do Instagram para negócios, talvez seja hora de confiar em algumas ferramentas eficazes que ajudam na sua estratégia de conteúdo.

Dois dos melhores aplicativos/sites para o Instagram para negócios são o Hootsuite e o Growsocial, pois eles lhe ajudam a agendar postagens e aproveitar ao máximo o tempo e o dia em que seus clientes são mais ativos. Para saber mais sobre as melhores ferramentas do Instagram que podem ser úteis, criamos uma lista completa de aplicativos úteis para você.

O Instagram para negócios tem recursos analíticos especiais para os proprietários de empresas e você deve aprender a entender e usar alguns deles para realmente aumentar o poder da sua conta. Mais do que isso, alguns usuários relatam que muitos aplicativos de terceiros pararam de funcionar porque o Instagram mudou algumas de suas políticas de API.

Você pode visualizar a análise da sua conta clicando no seu perfil e, em seguida, clicando no ícone do gráfico de barras na parte superior do Instagram para negócios.

instagram instagram insight

À medida que você percorre suas opções, escolha entre as guias Atividade, conteúdo ou Público-alvo. A guia Atividade relaciona as interações que ocorreram na sua conta na última semana, por exemplo, visitas de perfis resultantes de uma postagem. A Descoberta lista detalhes sobre o alcance, as impressões e as visitas de perfiis da sua conta. 

A diferença entre o alcance e as impressões é que as impressões se referem ao número total de visualizações, enquanto o alcance significa o número exclusivo de contas que viram suas postagens. Por fim, a guia Conteúdo mostra suas postagens mais bem-sucedidas e também inclui informações sobre histórias e promoções que você executa. A guia Público-alvo mostra seus seguidores, além de informações demográficas, como faixa etária, local e sexo.

insights do instagram para empresas

Outras perguntas frequentes (FAQs) sobre o Instagram para negócios

como ganhar dinheiro

Porque algumas imagens não aparecem corretamente?

O Instagram é feito para a exibição de fotos em tablets ou celulares. Isso significa que as imagens que você encaixa no dispositivo são ideais para eles. Se, por acaso, você usar um computador para criar ou organizar imagens (especialmente se usar o Buffer ou o Hootsuite), pode ser que algumas fotos não fiquem alinhadas corretamente.

O melhor tamanho de imagem é 640 x 640 pixels, que é uma forma quadrada. Imagens mais altas, como as que podem funcionar no Pinterest, provavelmente seriam cortadas. Se esse for o seu caso, talvez seja melhor editar suas fotos em uma forma quadrada para melhor exibição antes de postá-las.

ganhar dinheiro

Como sei que estou cumprindo minhas expectativas?

Embora você possa acompanhar o número de curtidas e seguidores, é melhor rastrear o engajamento com mais interações orientadas por objetivos. Por exemplo, uma regra básica de acordo com o Blume é que, para cada 1.000 seguidores, um bom engajamento seria entre 3,5 a 6%. Isso é particularmente importante para lembrar se você estiver pesquisando como comprar likes ou seguidores do Instagram: você quer ter certeza de que sua conta tenha uma interação real e não apenas curtidas robotizadas.

trabalhar em casa

Qual o melhor horário do dia para postar uma novo foto?

O site Buffer afirma que o tempo que as pessoas usam o Instagram é, na verdade, maior do que o tempo de usam no Facebook, Twitter e LinkedIn. O tempo de publicação do Instagram é de 5 a 6 horas. Se você estiver ativo em várias contas de mídias sociais, um programa de agendamento como o Hootsuite definitivamente o ajudará no engajamento! Você pode ler sobre outras ideias e como obter curtidas aqui.

melhor hora para postar

ganhar dinheiro

Como funciona os anúncios no Instagram?

Os anúncios no Instagram são o modo “oficial” de comprar curtidas e seguidores, embora seja uma boa ideia experimentar esse recurso e compará-lo com desenvolvedores de terceiros. Anúncios de mídia social na própria plataforma do Instagram ajudarão a alcançar novos clientes mais bem segmentados.

Passo

01

Escolha seu conteúdo e decida sobre o objetivo, o site de destino ou o botão de ação

criando promoção instagram

Passo

02

Escolha seu público-alvo e defina seu orçamento. Revise os resultados!

configurando sua promoção do instagram

Quando se trata de usar o Instagram para negócios, não se trata apenas dos aplicativos e softwares que você usa. É sobre como você conhece bem seu público e como os descobre usando o Instagram, bem como seu website e outros canais. Saiba o que eles querem DE VOCÊ, para que você possa personalizar melhor sua campanha on-line no Instagram para um público-alvo.

Você verá uma enorme diferença quando começar a fazer essas mudanças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima