O que é Bitcoin – o Guia Simples e Fácil

bitcoins

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

O que é Bitcoin? Uma pergunta que alguém com um olho no mercado de ações e investindo em geral, certamente já ouviu. Você mesmo pode ter ouvido histórias malucas sobre pessoas comuns que se tornaram milionárias da noite para o dia apenas investindo nessa nova, excitante e misteriosa moeda.

Você deve estar ansioso para pular de cabeça nessa tendência sem entender totalmente as respostas para algumas questões importantes. O que é Bitcoin exatamente? Qual é seu valor a longo prazo? De onde vem, como alguém pode começar a adquirir, ganhar e finalmente lucrar com Bitcoins?

No nosso último guia de Bitcoins, discutimos o que é bitcoin, de onde eles vêm, quais vantagens eles oferecem a você como consumidor e o que a maioria das pessoas não sabe sobre o processo de “mineração” de Bitcoins.

bitcoins
CAPÍTULO 1

Bitcoin, o que é isso?

o que é bitcoin
CAPÍTULO 2

Por quê você deveria usar bitcoins

bit coins
CAPÍTULO 6

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

bitcoins
CAPÍTULO 7

Quem aceita Bitcoin hoje?

CAPÍTULO 1

Bitcoin, o que é isso?

A maneira mais fácil de descrever o que é Bitcoin é como sendo uma “moeda digital descentralizada”. Isso significa que, enquanto a maioria das moedas é negociada por um banco, financeira ou câmara de compensação, os “Bitcoins” digitais são transferidos diretamente de pessoa para pessoa, sem intermediários.

o que é bitcoin

Você usa a Internet para transferir essa moeda virtual, o que significa que pode esperar várias vantagens dela sobre o dinheiro tradicional. Enquanto um banco ou uma empresa de cartão de crédito tem regras, com Bitcoin você tem liberdade quase total. Não há autoridade central que aprove ou negue suas transações. O consumidor/cliente realmente é quem manda aqui.

Existem também várias empresas on-line que preferem pagar frações de Bitcoin porque o sistema de transferência é fácil. Fizemos um guia prático sobre os métodos de renda que envolvem Bitcoin ou outra moeda digital.

Bitcoin é uma criptomoeda que requer um endereço que seja acessível por uma interface de aplicativo/website chamada carteira Bitcoin. A razão pela qual seus Bitcoins têm garantia de privacidade com essas carteiras on-line é porque elas não são sites de armazenamento como o Google ou o Dropbox ou um site típico de banco. A estrutura não está conectada a nenhuma empresa, serviço ou entidade.

A origem misteriosa do Bitcoin

O Bitcoin foi criado em 2009 como “software de código aberto”, o que significa que ninguém o possuía especificamente, e o programa poderia ser alterado ou aprimorado. O nome da pessoa creditado por ser o criador do Bitcoin era aparentemente homem, Satoshi Nakamoto, embora não haja muitas evidências confirmando sua existência.

o que é bitcoin

Mas a identidade dele(a) não importa, pois tem relevância zero para a validade, popularidade e potencial do Bitcoin.

Quem quer que tenha criado o conceito de criptomoeda e também iniciado a implementação do que é Bitcoin e do seu sistema, estabeleceu um curso revolucionário para a humanidade: o Bitcoin e outras criptomoedas desconsideram as instituições financeiras estabelecidas e alteram radicalmente a percepção das pessoas sobre o que uma moeda é, pode ser ou fazer.

O programador original também criou um fórum Bitcoin e registrou um nome de domínio para o Bitcoin.org. Até 2010, ele(a) estava regularmente envolvido em discussões públicas no fórum, mas acabou entregando todo o controle (incluindo o código-fonte de todo o sistema) à comunidade.

Quem realmente foi Nakamoto, ninguém sabe, mas é provável que ele(a) tenha bilhões agora.

O objetivo de Nakamoto (alguns poderiam chamar de “visão”) era criar uma forma de moeda que não tivesse autoridade central nem regras restritivas, ao contrário do dinheiro fiduciário, como o dólar americano ou o real, que só têm valor porque são apoiados por seus respectivos governos. O ouro e a prata têm um valor intrínseco, mas a moeda fiduciária, geralmente o papel-moeda, não.

A falta de centralização do Bitcoin permite a troca livre e fácil entre dois usuários com um valor que permaneça consistentemente alto, se não sempre estável.

A única “regra” é que todas as transações sejam feitas pela Internet e que sejam publicamente acessíveis. No entanto, além do registro da transação em si, não há muita informação disponível sobre os vários usuários que negociam esses Bitcoins.

CAPÍTULO 2

Por quê você deveria usar bitcoins

Uma entre várias razões pelas quais o Bitcoin é tão popular ultimamente é por causa do interesse das pessoas que querem trabalhar em casa e serem pagas via moeda digital.
bitcoin como funciona

Mais e mais pessoas estão descobrindo as alegrias de trabalhar on-line e, quando se trata de receber pagamentos em Bitcoin, estão pensando em cinco vantagens distintas:

bitcoin o que é
bitcoins

1. Liberdade do sistema financeiro tradicional

Isso significa não mais responder a bancos centralizados ou empresas de cartão de crédito. Sem limites ou tempos de espera por causa de políticas antigas e inconvenientes.

bitcoin o que é

2. Dinheiro sem fronteiras

Você tem acesso a câmbios de moeda em qualquer lugar do mundo ou pode simplesmente usar seu aplicativo de carteira para trocar dinheiro de qualquer local. Por exemplo, blogueiros freelancers podem escrever para vários clientes em todo o mundo, e aceitar os Bitcoins seria um método de pagamento fácil.

bit coins

3. Anonimato nas compras

Privacidade e segurança são aprimoradas com o Bitcoin devido à sua natureza anônima. Há também uma chance muito menor de roubo de identidade, dada a natureza do uso da criptomoeda.

bitcoins

4. Taxas de transação mais baixas

Não pague mais taxas elevadas com base no saldo total ou no total de fundos transmitidos. Você paga uma pequena taxa fixa que é uma fração da maioria das taxas bancárias.

bitcoin como funciona

5. Sem erro humano na manipulação da moeda

O sistema baseado em matemática do Bitcoin evita erros humanos, bem como manipulação de moeda por governos ou bancos.

Conhecer as vantagens, no entanto, não é o mesmo que entender o processo tecnológico por trás da mineração. A seguir, analisaremos como os Bitcoins são feitos e por que é um “sistema perfeito” que não pode dar defeito.

CAPÍTULO 3

Bitcoin, como funciona?

Os bitcoins não são impressos como dinheiro normal e não são autorizados – em vez disso, são gerados automatica e estritamente de acordo com as regras de um algoritmo. Essas “regras” foram iniciadas pela programação original do Bitcoin e são configuradas para gerá-lo automaticamente ao longo do tempo.

o que é bitcoin

Como a contabilidade é sempre pública e está disponível, todos os Bitcoins são contabilizados e, portanto, cada moeda ou fração de moeda pode receber um valor atribuído no dinheiro “comum”. O programador original definiu um total de 21 milhões de Bitcoins para ser gerado. Nem mais nem menos.

A programação também definiu 50 Bitcoins como recompensa inicial para a mineração de um “bloco” completo. No entanto, ao longo do tempo e pelo design, esse número caiu para 25, depois para 12,5 e cairá novamente para 6,25 no ano de 2020. A cada quatro anos, o número de Bitcoins ganhos por bloco é dividido pela metade.

Quando é o término esperado dos bit coins? A última moeda será minerada… no ano de 2140. Atualmente, existem 17 milhões de Bitcoins em circulação. Mas o preço do Bitcoin pode flutuar – ultimamente, está entre R$ 12.000,00 e R$ 24.000,00, mas já foi mais que o triplo dessa quantia.

Quando os usuários transferem Bitcoins, eles estão usando uma rede ponto a ponto: uma conexão direta de servidor a servidor sem um provedor central.

Novas transações de Bitcoin são registradas em um enorme livro de contabilidade virtual chamado “blockchain”. Este arquivo tem o histórico de todas as transações daquele bitcoin desde sua mineração original. Este é o sistema que mantém o Bitcoin organizado e honesto e, portanto, intercambiável com a moeda fiduciária.

O que é o blockchain?

bitcoins

Existe um código secreto único anexado a todas as suas transações. Esta assinatura eletrônica aparece em minutos depois de uma transação. Essa assinatura está ligada apenas a transação em si, não a você. Sua segurança está protegida e é tudo anônimo. Assim que aparece, é verificado pelos mineiros e armazenado permanentemente na rede ou, como sabemos, no blockchain.

Esses “blocos” são arquivos que contêm dados de rede e histórico de transações. Pense em um bloco da mesma maneira que você pensa em uma página de um livro grande. Cada novo bloco é uma série de arquivos e existem numerosos blocos que já foram gravados e que geraram Bitcoins.

CAPÍTULO 4

Como comprar Bitcoin

O que é bitcoin e como funciona no mercado? Para comprar Bitcoins ou suas frações, é necessário primeiro configurar uma carteira em um aplicativo ou portal e, em seguida, preencher um formulário com os detalhes básicos sobre a transação.

bitcoins

Você deve usar um método de pagamento tradicional para comprar o Bitcoin, seja um cartão de crédito/débito ou uma transferência bancária. Depois de comprar seus Bitcoins, você verá o saldo de Bitcoins na sua carteira. Depois disso, as entidades de pagamento tradicionais não têm jurisdição sobre o que você faz com esses Bitcoins.

Um método alternativo de compra seria entrar em contato com uma bolsa Bitcoin, que é simplesmente um lugar para negociar Bitcoin por moeda, ou moeda por Bitcoin, o que pode ser útil se você estiver viajando para outros países. Ao contrário da sua carteira, que dura indefinidamente, as bolsas de Bitcoins não são para armazená-los por um longo período de tempo.

Como manter seus Bitcoins seguros

A segurança é um problema um tanto complexo, simplesmente porque o bitcoin não é uma moeda física ou está localizado em algum lugar específico na Internet, como se fosse um arquivo em uma nuvem. Os ativos digitais são calculados pela rede ou pelo próprio registro de blockchain. Você obtém seu saldo de um determinado bloco, além de outras informações de transação, que são definidas permanentemente. O blockchain não armazena as moedas, mas sim as informações da transação.

Aqui estão algumas maneiras de manter seu Bitcoin seguro:

Carteiras Bitcoin

Bitcoins permitem privacidade e proteção através de uma chave privada e chave pública. A chave privada é um número secreto assinado automaticamente em todas as transações que envolvem você. A chave pública é o que confirma que você possui um endereço único, e isso permite que você receba Bitcoins ou frações de um Bitcoin. Seu endereço é, na verdade, uma chave pública abreviada e é usado como um número de conta simulado para receber fundos. 

Carteiras de bitcoin guardam tanto as chaves públicas quanto privadas.

bitcoin o que é

As chaves públicas podem ser acessadas por qualquer pessoa (assim você pode pedir doações publicamente), mas metade do endereço é particular e permanece nos arquivos da carteira. Mesmo que alguém possa espionar seu saldo público, sem as informações da chave privada, eles não podem acessar esses fundos.

A chave privada do seu endereço é uma mercadoria tão valiosa (especialmente para as pessoas que armazenam centenas de Bitcoins), que os comerciantes farão grandes esforços para ocultar essas informações secretas.

Criptografar a informação é uma ideia, e o que a maioria dos serviços oferece. Os sites mais competitivos oferecem o que chamado recurso de “assinatura múltipla”, que é uma forma mais rigorosa de verificação. Transações fraudulentas (como em transações que excedam os saldos do Bitcoin) são rapidamente rejeitadas pela rede e não serão registradas.

A opção alternativa é armazenar a chave privada off-line, seja como um aplicativo que não esteja conectado à Internet ou como uma unidade USB. Isso é chamado de “armazenamento a frio”.

Armazenamento a frio

Embora o armazenamento a frio possa significar literalmente proteger um número no nome da sua pessoa ou casa, muitos provedores de carteira agora também oferecem opções semelhantes, como manter a chave privada off-line e não em seu servidor da Web, e não ficando sempre acessíveis por qualquer computador.

A vantagem de escolher empresas terceirizadas para armazenamento a frio é que elas seguem um protocolo para manter as chaves seguras, enquanto os indivíduos tendem a perder as informações ou danificar o objeto que contém a chave. Dispositivos físicos off-line como computadores, drives USB, CDs e DVDs podem ser comprometidos ou destruídos. É por isso que o armazenamento a frio comercial está crescendo para investidores de longo prazo.

CAPÍTULO 5

O que é mineração de Bitcoin?

Se você quer ganhar Bitcoins em vez de comprá-los, pode começar a minerar Bitcoin. Este é o processo de confirmação de transações recentes em um novo “bloco” de maneira confiável.

bitcoin o que é

O processo confirma que novas transações são válidas, agrupa transações e seleciona o “cabeçalho” do bloco mais recente para inseri-lo no novo bloco como um hash. O próximo passo é resolver o problema de prova de trabalho e, em seguida, colocar o novo bloco no blockchain local, que é então adicionado permanentemente à rede.

Parece complicado, certo? Vamos esclarecer isso para você …

bitcoins

Então, o que é Bitcoin minerado em palavras mais simples? Na verdade, é um processo de computador automatizado que requer alto poder para lidar com todas essas transações. Então, você não está realmente resolvendo o problema sozinho – você está hospedando os computadores que realizam os cálculos e processos para você através de hardwares e softwares avançados.

No entanto, o nível de dificuldade desses problemas matemáticos computacionais complexos é muito alto e aumenta progressivamente quanto mais mineiros tentam resolvê-lo.

Muitos mineiros se juntam a uma equipe Bitcoin, simplesmente por haver muita concorrência envolvida. Além disso, os PCs normais não conseguem lidar com o poder de processamento ou a velocidade necessária para competir. Você precisa investir em um supercomputador feito exclusivamente para mineração de criptomoedas para ter uma chance.

O que seu computador super potente faz é rejeitar constantemente suposições de hashes (um número hexadecimal de 64 dígitos) a uma velocidade rápida e poderosa, até que uma solução seja encontrada. O problema é que as chances de um único mineiro adivinhar o hash é de uma em sete trilhões!

Se você está falando sério sobre tentar minerar Bitcoins, lembre-se de levar todos esses fatores em consideração. No entanto, se perseverar e vencer, o potencial para um grande ganho financeiro certamente está lá!

Um exemplo de uma transação de Bitcoin

Vamos supor que você deseja comprar um produto de uma loja on-line que aceita Bitcoin como pagamento. Ao transferir o Bitcoin, você enviará a moeda para o chamado “endereço Bitcoin”. A loja on-line da qual você está comprando o produto fornecerá este endereço ou código QR.

bit coins

O primeiro passo é abrir o aplicativo de carteira e fazer uma transferência.

bitcoins

Você pega o código/endereço fornecido a você pela loja/empresa on-line e o insere no seu aplicativo de carteira.

bitcoins

Você então autoriza o pedido.

o que é bitcoin

Depois seleciona a quantidade de Bitcoins ou frações de Bitcoins que deseja gastar.

bit coins

Finalmente, clique em finalizar/pronto.

Sua primeira transação Bitcoin já está pronta! Os dados foram enviados para os mineradores de Bitcoin que compõem o blockchain e eles verificam cada transação, finalizando-a no livro de registro. Processo simples para você… processo bastante fácil para os mineiros, mas muito trabalhoso para os computadores!

bit coins

Agora que você sabe como comprar, armazenar e explorar os Bitcoins, e até mesmo como funciona uma transação, você está preparado para aprender a ganhar dinheiro com a moeda digital.

CAPÍTULO 6

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

O que é Bitcoin em termos de começar uma carreira ou ganhar dinheiro on-line? Na verdade, existem várias formas de ganhar dinheiro on-line com o Bitcoin, incluindo:

bitcoin como funciona
bitcoins

1. Mineração

Minerar moedas requer entrar em uma equipe de mineradores ou trabalhar sozinho com servidores capacitados.

bitcoin o que é

2. Negociações e investimentos

Negociar e investir em Bitcoins, o que inclui estudar o mercado e saber quando comprar e vender, pode gerar uma grande quantidade de lucro.

bit coins

3. Produtos/serviços relacionados

Criar aplicativos de carteira ou outros recursos e serviços úteis para Bitcoin, como sites de armazenamento off-line, pode ser muito lucrativo.

o que é bitcoin

4. Blogs

Gerar interesse e escrever artigos sobre a indústria do que é Bitcoin pode gerar dinheiro com os clientes. Alguns clientes pagarão escritores freelancers em Bitcoin.

bitcoins

5. Outros

Os anúncios Bitcoin, também chamados de faucets ou microtarefas, são quando os usuários interagem com os anúncios relacionados ao Bitcoin de várias maneiras e, em retorno, são pagos com Bitcoin.

Lembre-se que o Bitcoin não é a única forma de criptomoeda ou moeda digital. Muitas cópias e similares surgiram nos últimos anos e existem, literalmente, milhares de concorrentes. Algumas das outras altcoins a serem consideradas como uma segunda opção (ou para diversificar seus investimentos) podem incluir Litecoin, Ripple, Ethereum e o Bitcoin Cash.

CAPÍTULO 7

Quem aceita Bitcoin hoje?

O que é bitcoin se ninguém o aceitar? Nada! O valor é sempre parcialmente determinado pela demanda, especialmente com uma moeda que não possui commodity física. 

bitcoin como funciona

A boa notícia é que muitos países e empresas já estão aceitando o Bitcoin, com esperança da onda aumentar a cada ano.

O Bitcoin pode ser convertido em qualquer moeda fiduciária, pelo menos até que um país tente banir todas as carteiras e posse de Bitcoin. Uma vez que um país bana o Bitcoin, como aconteceu com o Vietnã ou a Bolívia, é mais difícil negociar bitcoins e mantê-los se torna um risco. Alguns países como a China e a Arábia Saudita impuseram restrições ao comércio de Bitcoin, como permitir armazenamento e comércio privados, mas não permitir a troca de moeda.

O futuro do Bitcoin e das criptomoedas

O que será do Bitcoin no futuro? Muitas pessoas estão preocupadas com o futuro doa Bitcoin, devido aos seus confrontos com autoridades governamentais, CEOs e outros investidores que falam negativamente sobre sua reputação. De onde vem essa crítica?

bitcoin como funciona

Principalmente de uma altcoin produzida fora do sistema e com origens suspeitas/misteriosas. Bill Gates disse que apostaria contra o Bitcoin, por causa de sua falta de commodity física. No entanto, Steve Wozniak afirma que o bitcoin é a moeda do futuro.

Fãs de altcoins dizem que a moeda digital estará sempre por aí por causa da descentralização e falta de monitoramento por uma autoridade. Como a aplicação da lei pode investigar crimes na Internet com base em outros fatores, o anonimato do Bitcoin não é uma questão importante, exceto talvez na evasão fiscal. A maioria dos países ainda exige relatórios de renda do Bitcoin.

Mas, independentemente de tudo isso, o Bitcoin tem muitas vantagens. O comércio internacional livre, ou seja, uma economia sem fronteiras e fora do controle dos bancos centrais ou governos, é assustador para a elite. Dizer que o Bitcoin intimida políticos e os ultra-ricos seria um eufemismo proporcional ao potencial de crescimento do mercado da criptomoeda.

O que é Bitcoin? Ele começou como um mero experimento, mas se transformou em um fenômeno revolucionário global com o potencial de ameaçar as instituições financeiras atualmente estabelecidas. É conveniente, seguro e fica mais popular a cada dia. Apesar do que os pessimistas dizem sobre seu futuro, o Bitcoin solidificou seu lugar na história e as chances são de que seus netos o usem como uma forma comum de moeda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima