Como escrever um blog: 5 coisas que você PRECISA saber

Pra começo de conversa, por que alguém cria um blog? Não é o suficiente chamar atenção para seu site ou página do Facebook? Na verdade, uma das primeiras coisas que se aprende sobre como escrever um blog é que isso não diz respeito a manter um diário de seus negócios ou hobby, nem que ele se trata de vendas.

Para dizer a verdade, um blog é uma ferramenta geradora de tráfego que facilita o reconhecimento, por outras pessoas, de você e de seu produto/serviço. Um blog é capaz de estabelecer sua autoridade e ajudar seu público a confiar em você. Uma vitrine ou um banner não são o suficiente para gerar confiança. Nos dias de hoje, você precisa de uma plataforma para se estabelecer como um profissional e conseguir com que pessoas falem sobre questões importantes que estejam relacionadas a seu negócio. 

Neste artigo, vamos discutir sobre como escrever um blog e, por fim, criar uma série de postagens que aumentarão seu tráfego e estabelecerão sua presença na internet. E é exatamente essa autoridade que alavancará suas vendas e fará com que você ganhe dinheiro!

Como escrever um blog: 5 passos para ter em mente

Ter um blog pode ser uma excelente fonte de renda, especialmente considerando-se que alguns autores são pagos milhões para escrever postagens em blogs para grandes empresas.

Links de artigos de revista, blogs e vídeos são compartilhados nas redes sociais. Portanto, seu objetivo é gerar interesse por meio das redes sociais e, em seguida, direcionar tráfego para seu blog.

Segundo o site HubSpot, o segredo para se escrever um blog está relacionado à planejar suas postagens com antecedência, focando em um tópico e criando um esboço do mesmo. Saber o tópico ou “tema” das postagens de seu blog permitirá que você crie artigos de melhor qualidade, por meio de pesquisa, checagem de fatos e um esboço organizado que mantenha seus leitores interessados.

Além da qualidade do conteúdo, especialistas recomendam prestar atenção ao título de cada postagem, garantindo-se que seja informativo e dramático. Você deve também buscar aprimorar as postagens através de imagens.

como escrever um blog

No entanto, temos informações mais detalhadas, voltadas para você, sobre como ser bem-sucedido. Abaixo, vão cinco pontos “principais” a se considerar durante o planejamento de como escrever um blog:

ideias para blogs

1. Encontre ideias de postagens, lendo e escutando conteúdo

A primeira pergunta que você pode se fazer durante o processo de como escrever um blog é: “onde consigo ideias?” Se você vende apenas um produto ou serviço, o número de tópicos disponíveis não se esgotará rapidamente? Naturalmente, um dos segredos de uma boa escrita é estar interessado no assunto sobre o qual você está escrevendo. 

Caso não tenha muito entusiasmo com o tópico, isso ficará evidente na maneira como você escreve sobre ele. Escrever “de maneira natural” contribui para a elaboração de um blog muito mais interessante. Assim, você produz com mais dedicação, pesquisa e entusiasmo para a indústria. 

É sensato também evitar tópicos enfadonhos. Fuja de artigos que já foram abordados “em excesso” e de artigos sobre o “senso comum”, os quais não apresentam valor algum para o leitor. Publique apenas postagens de coisas que são importantes para você e deixe o leitor sentir esta animação.

Quando o assunto é encontrar tópicos que realmente conversem com o leitor e são capazes de gerar cliques, lembre-se de pesquisar seu mercado, sua concorrência e seu público.

Embora você possa ter bons instintos para a escrita de artigos e títulos (e isso é excelente se este for o caso!), não subestime o ato de tentar aquilo que já foi testado e se aprimorar isso.

Tente encontrar ideias novas e inovadoras para seu blog, verificando os seguintes itens:

como escrever um blog

Que palavras-chave são populares em um site como o Keyword Tool?

dicas para blog

Quais são as últimas novidades a respeito de sua área de atuação, hobby ou assunto de interesse?

ideias para blogs

Sobre o que seus concorrentes estão escrevendo?

dicas para blog

A respeito do que seus leitores ou clientes em potencial estão conversando?

Anote todas as ideias que você tiver para referências futuras e estude o tráfego de seu blog para verificar quais tópicos possam valer à pena ser explorados novamente no futuro. Você pode ganhar dinheiro com seu blog, com base no tráfego que for obtido. Aprenda mais sobre como começar um blog de graça e mantenha o mesmo rentável através de nosso artigo relacionado.

como escrever um blog

2. Faça um esboço da primeira postagem de seu blog

como escrever um blog

Durante o processo de como escrever um blog, é melhor que você planeje sua postagem, para que ela seja organizada, fácil de acompanhar e com uma distribuição lógica de informação. Improvisar demais ou divagar sobre o assunto não te ajudará de maneira alguma. Isso fará com que seu público pense que você não é bem informado sobre o tópico e que não é um bom blogueiro.

Por esse motivo, é melhor elaborar um esboço de antemão, para te ajudar a manter suas ideias organizadas. O ato de esboçar suas postagens e aprender a como escrever um blog significa também editar as informações pesquisadas, escolhendo e destacando os pontos principais, eliminando informações secundárias e fornecendo aos leitores informações “realmente” importantes, das quais eles se lembrarão. 

ideias para blogs

Quando você se propõe a fazer esboços e a descobrir como escrever um blog de melhor qualidade, é fundamental criar “seções” de pontos principais: Faça uso do fluxo de ideias e, em seguida, crie grandes tópicos, acompanhados de pontos principais de informação complementar que enfatizem um tema central. Por exemplo, um blog detalhado pode ter de quatro a cinco grandes seções de texto. 

A informação de apoio que chama atenção para os grandes tópicos deve também ser pesquisada e vinculada à estudos, depoimentos ou fatos verificados, quando possível, para que cada tópico seja corroborado e não simplesmente tomado como certo. 

Ao conduzir seu público por uma série de perguntas e respostas ou por um conjunto de evidências que corroboram uma opinião, você precisa se certificar de que os leitores o acompanhem. Provar seu argumento através de evidências e, em seguida, enfatizar o “benefício” que seu público será capaz de extrair disso, faz parte da criação de um discurso coeso e de um excelente blog. 

Considere estes modelos de postagem de blog apresentados pelo site QueroDicas. Perceba o quanto esses exemplos de postagens em blog estão organizados com a intenção de convencer o público a acreditar em algo e, em seguida, agir:

como escrever um blog
Conte uma história relacionada à questão principal
ideias para blogs
Identifique o problema que é central para a história
ideias para blogs
Inclua o leitor na discussão
dicas para blog
Apresente a solução numa estrutura passo-a-passo
dicas para blog
Acrescente um sumário, com tópicos e uma chamada para ação (call to action, em Inglês) no final, para promover seu produto

Esse é um esboço que empreendedores, frequentemente, utilizam na internet, pois ele alavanca as vendas e as compras impulsivas!

como escrever um blog

3. Deixe seus leitores a esperando ansiosos por mais

Qual o tamanho adequado para a postagem de um blog? Embora a resposta mais comum seja que a postagem de um blog deva ser do tamanho que for necessário para demonstrar os argumentos do autor, o advento das redes sociais está mudando esse panorama rapidamente. As pessoas não leem artigos longos como antigamente e preferem postagens mais curtas – especialmente se tiverem que ser redirecionados para outro site. 

Em um artigo do site VilleTarget, o autor afirma que alguns blogueiros radicais acreditam que um texto de 300 a 600 palavras já cumpre a missão de um blog informativo. No entanto, Bruno Maddalena, autor do artigo citado, declara que um blog de sucesso tem um texto de 1.200 a 2.000 palavras.

dicas para blog

Isso serve para nos mostrar que, no que se refere à contagem de palavras e a como escrever um blog, postar um texto com mais de 3.000 palavras é definitivamente muita coisa para uma leitura só. A não ser que você esteja escrevendo sobre algo extremamente técnico, detalhado ou voltado para um público específico. 

Ao invés de inundar seu público com informação em excesso, tente desmembrar o blog detalhado em várias postagens diferentes, cada qual instigando a mesma discussão. 

É uma boa ideia também vincular um artigo ao seguinte, dando a impressão de serialidade, para que assim o leitor possa lê-los em sucessão, em seu próprio tempo, sem perder parte alguma da discussão. 

Revisar e editar seu esboço e primeiro rascunho é também uma importante parte do processo, uma vez que você pode descobrir diversos problemas concernentes à formulação ou organização da frase, após a leitura do artigo pela segunda vez.

Evite publicar o artigo sem que você o tenha lido, pelo menos, duas vezes.

ideias para blogs

4. Escreva um blog que VENDA

ideias para blogs

Uma coisa é relatar como você deve escrever um blog, seja nos padrões jornalísticos ou pela arte da escrita. Entretanto, o que pode ser na verdade mais importante de ser discutido nos dias de hoje é o que funciona. Aquilo que gera cliques e comentários é o que importa no processo de aprendizagem de como escrever um blog. 

Segundo alguns estudos, 80% dos leitores lerão o título, mas apenas 20% clicarão para ler o texto. Isso serve para salientar a importância significativa de “vender” a história por meio do título. Isso significa que não basta apenas elaborar um título sensacional, mas que é necessário também informar tudo o que foi sugerido no título – sem o uso de “click baites”.

como escrever um blog

5. Faça com que seu público não somente aprenda, mas sinta algo

Se escrever títulos dramáticos, no estilo daqueles empregados em jornais, não é natural para você, tente tratar seu blog mais como uma experiência sensorial do que intelectual. 

Envolva os “sentidos” de seu público, concentrando-se no que eles veem e escutam, na sensação de algo, como também em seu cheiro ou sabor. Estes são os detalhes “humanos” que fazem com que as pessoas prestem atenção. 

Se você deseja aprender a como escrever um blog, coloque-se no lugar de seu leitor e tente descobrir o que ele quer saber E o que ele quer sentir, ao ler seu blog. Quais sentidos ele quer que sejam envolvidos?

Entregar demais no título ou no texto do resumo (a frase em itálico que acompanha o título) produzirá resultados menos satisfatórios e menos eficazes.

Por quê…?

dicas para blog

Porque o público deseja ser provocado e não meramente informado de toda a história em apenas algumas palavras! Enriqueça a experiência de leitura deles, focando nas emoções e gere mais tráfego!

Como é possível perceber, o ato de aprender a como escrever um blog consiste em desvendar a arte da escrita, como também a arte de atrair seu público. Pesquise seus seguidores e descubra a quais estímulos emocionais eles respondem… essa dinâmica pode ser utilizada para a escrita de blogs de melhor qualidade, que não apenas ensinam ou informam… mas cativam! Isso faz com que seus leitores sintam algo e desejem retornar a seu blog, em busca de mais. Em uma resposta simples, por que você acha que eles voltam? Não é por mais postagens, mas sim por mais experiências!

Rolar para cima