Blog Grátis: como criar um [guia fácil de seguir]

blog gratis

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

Há milhares de pessoas que usam uma determinada coisa para expressar ao mundo informações sobre suas vidas, seus conhecimentos e experiências… Que coisa é essa? O blog! De pequenos diários online a verdadeiros influenciadores, os blogs se tornaram a maneira pela qual muitos encontraram sua voz na internet e alguns até ganham um dinheiro extra através deles. 

E você não precisa gastar um centavo sequer, caso queira começar. Se estiver interessado em criar seu próprio blog, apresentaremos a você as 3  melhores opções para isso: (Wix, Medium e WordPress). Continue lendo – aqui você vai aprender a como criar um blog grátis!

Como montar um blog grátis em 6 passos fáceis

Existem 6 passos que você deverá seguir durante o processo de como fazer um blog grátis. Eles são:
Decida qual será o nome

1. Decida qual será o nome de seu blog e o assunto que você abordará. Certifique-se de que estas sejam coisas das quais você REALMENTE goste, pois seu blog será baseado nelas!

Coloque seu blog online

2. Coloque seu blog online. Você precisará registrar seu blog para que as pessoas possam encontrá-lo! Vamos explicar exatamente como fazer isso gratuitamente, mais à frente, neste guia.

Personalize e aperfeiçoe seu blog

3. Personalize e aperfeiçoe seu blog. Você precisará escolher a aparência de seu blog para que ele realmente transmita uma mensagem a seus leitores. Além do mais, é ótimo ter um blog do qual você se orgulha.

Crie a primeira publicação

4. Crie a primeira publicação de seu blog. Uma vez que você já tenha criado seu blog, é hora de começar a escrever e a produzir um conteúdo que as pessoas possam acessar.

Divulgue e comercialize

5. Divulgue e comercialize seu blog. Há MILHARES de postagens de blog sendo publicadas todos os dias. Pra ter certeza de que as pessoas saibam quem você é, é necessário que você aprenda a como comercializar e divulgar seu blog para que ele seja descoberto.

Rentabilize seu blog

6. Rentabilize seu blog. Este é um passo opcional, uma vez que você pode simplesmente querer manter seu blog como algo pessoal ou meramente voltado ao entretenimento. Porém, muita gente deixou seu emprego e passou a produzir conteúdo para blog em tempo integral, ganhando dinheiro com isso. Temos um guia inteiro preparado para você, caso esteja interessado: Como ganhar dinheiro com blog.

Produzir conteúdo para blog é um dos métodos de geração de renda mais divertidos e agradáveis que abordamos aqui, no site DinheiroNinja, para ganhar dinheiro na internet. Como você pode ver, foram-se os dias em que tínhamos que saber como codificar em HTML para montar um site, conforme vamos aprendendo a como criar um blog grátis…

Suas 3 opções para a criação de um blog grátis

blog gratis

Então, você quer saber como criar um blog grátis? Existem diversos sites que fornecem uma página eletrônica e hospedagem gratuita que podem te colocar no caminho para ganhar dinheiro em casa através de um blog (se é nisso que você está interessado, você pode simplesmente querer criar um blog por diversão, e isso é válido também!). 

Vamos analisar 3 excelentes e bastante diferentes sites para a criação de blog grátis, com base no que você estiver interessado em desenvolver, para que assim você possa escolher o melhor.

Sites para blog podem oferecer de tudo, desde hospedagem até uma seleção imensa de temas, designs, plug-ins e muito mais. Durante o processo de aprendizagem de como montar um blog grátis, você descobrirá que muitos deles oferecerão funções gratuitas, mas também opções premium, caso queira desenvolver um site mais sério utilizando ferramentas avançadas para obter mais visitantes

A maioria dos sites para blog terão opções de hospedagem especializada, dependendo de onde você quer colocar seu foco: seja no design, na escrita, na personalização ou em qualquer outra coisa.

Vamos te mostrar como criar um blog grátis através de 3 sites diferentes:

wix
Wix
medium
Medium
wordpress
WordPress

Todas essas opções são excelentes espaços para se aprender a como fazer um blog grátis e oferecem uma vasta seleção de funções gratuitas e pagas.

Como criar um blog gratuitamente com o Wix

wix criar um blog gratuito

O Wix é um serviço de hospedagem de blogs e sites fácil de usar, que se vende como a única plataforma de criação de sites em HTML5, com a função de arrasta-e-solta. Se você não sabe o que HTML5 é, não tem problema. Basicamente, se você quer apenas montar um blog de maneira rápida e fácil, o Wix dá conta do recado.

Se você fizer o cadastro para ter uma conta gratuita, receberá 500MB de armazenamento e banda larga em Gigabytes com o Wix. Para quem está aprendendo a como criar um blog personalizado, estas especificações são perfeitas.

Para criar um blog com o Wix, você deve fazer o seguinte:

Crie uma conta

1. Crie uma conta no Wix e selecione “Comece Já”

Selecione Comece a Criar

2. Selecione “Comece a Criar” para dar início a seu blog com o Wix

wix comece agora
Escolha um template

3. Escolha um template

modelo wix

O Wix tem uma seleção enorme de templates disponíveis que são gratuitos. Porém, caso esteja aprendendo a como escrever um blog grátis, use o tempo que for necessário para selecionar um template que te agrade, pois o Wix não permitirá que você mude a seleção, uma vez que o processo esteja finalizado. Uma janela pop-up aparecerá (desabilite o bloqueio de janelas pop-up), onde você poderá adicionar e editar itens como:

  • Título
  • Texto de rodapé
  • Cor de fundo
  • Adicione/Elimine páginas

A partir daqui, você deve salvar manualmente seu trabalho, pois no Wix não há como salvar automaticamente seu progresso.

Coloque um nome

4. Coloque um nome em seu site!

site de nome wix

Ao aprender a como montar um blog grátis personalizado com o Wix, sua URL aparecerá assim: www.wix.com/nomedousuario/nomedosite. Caso queira ter um domínio como www.seunomeaqui.com, o Wix cobrará para que você possua um domínio personalizado.

Publique!

5. Publique!

wix publicado

Uma vez que você tenha completado todas as etapas anteriores, selecione “Publicar” e monte com sucesso um blog grátis com o Wix!

O Wix é uma ótima opção para quem está apenas começando e aprendendo a como criar um blog grátis em Português. Ele retira muitas das complicações das diversas customizações e ainda assim fornece excelentes configurações com uma aparência elegante e profissional, para seu primeiro blog ou site.

Como criar um blog gratuitamente com o Medium

meio criar uma imagem de blog gratuito

Se você for mais do tipo escritor que gosta de publicar conteúdos mais concretos com uma característica tradicional, o Medium é o lugar certo. Diferente do Wix, o Medium é uma plataforma para blogs gratuita que tende mais para um estilo minimalista, em que opções de formatação limitadas e espaços em branco dão um toque de escritor.

No entanto, o Medium de fato possui funções diferentes que fazem dele um blog interativo, conforme você vai descobrindo a produzir um blog grátis. O Medium foi elaborado pelas mesmas pessoas que fundaram o Twitter. Por isso, ele tem algumas funções semelhantes às da rede social. 

Através de sua conta no Medium, você pode seguir outros blogueiros, encontrar publicações e interagir com produtores de conteúdo em suas postagens. Os usuários do Medium podem também recomendar, compartilhar, destacar e favoritar publicações.

Pelo que ele oferece, aprender a desenvolver um blog grátis com o Medium pode ser excelente para quem quer produzir um blog minimalista, focado no conteúdo. Porém, essa pode não ser a melhor opção, caso você queira descobrir o passo a passo na criação de um blog grátis por meio de elementos criativos de design e opções de site.

Para dar início a seu blog através do Medium:

Inscrever-se Cadastrar-se

1. Selecione “Inscrever-se/Cadastrar-se”

Você pode vincular sua conta do Medium a uma conta do Facebook, do Twitter, do Google ou de e-mail. Caso esteja interessado em ganhar seguidores ou compartilhar suas publicações em outras plataformas, fazer a vinculação com suas redes sociais te dará a possibilidade de se estabelecer a partir de conexões já existentes, ao invés de começar do zero.

Escolha sua URL

2. Escolha sua URL

Como o Medium é onde seu domínio estará hospedado, sua URL será mais ou menos assim: medium.com/@SeuNomeAqui, a qual pode ser personalizada para ficar de acordo com a URL que você preferir.

Adicione uma foto de perfil

3. Adicione uma foto de perfil e uma biografia de 160 caracteres

Uma vez que tenha feito isso, você já sacou como elaborar um blog grátis, com sucesso, através do Medium!

Algumas funções para blogs, disponíveis no Medium:

Enquanto se aprende a montar um blog grátis, a criação de uma nova publicação através do Medium é fácil e intuitiva: ele possui opções de formatação que te ajudarão a manter seu blog com uma aparência simples, com títulos claros, como também divisores, caso precise deles. Entretanto, há limitação no uso de fontes. Por isso, se você estiver louco para usar a fonte Comic Sans em seu blog, o serviço ficará te devendo essa.

Isso também é fácil de fazer com o Medium. Copie e cole ou selecione um arquivo e faça o upload do mesmo para sua história no Medium. O Medium permitirá até 4 tamanhos diferentes para sua seleção de mídia e você poderá escolher como alinhá-los

Caso você seja alguém que deseja ouvir algumas opiniões antes de publicar sua história, é possível compartilhar seu rascunho! Seja quem for que estiver dando uma olhada em seu trabalho, ele pode contribuir ou até deixar observações que você pode levar em conta. Quando estiver pronto, selecione “Publicar” e sua história estará disponível no Medium!

Uma função legal do Medium é que você pode acessar sua página de “Estatísticas” e observar o desempenho de suas publicações nos últimos 30 dias. Aqui, você poderá ver quem está recomendando, compartilhando, deixando comentários e favoritando seu trabalho. Essa é uma ótima ferramenta de coleta de dados que deve ser utilizada!

Como criar um blog gratuitamente com o WordPress

blog gratis

O WordPress é uma das maiores e mais populares plataformas de criação de blogs e sites nos dias de hoje, especialmente quando se leva em consideração como montar um blog gratuitamente. Qualquer novato na criação de blogs e até grandes empresas utilizam o WordPress para hospedar seus blogs pessoais e sites profissionais.

O que faz o WordPress se destacar dos demais sites de hospedagem é sua ampla seleção de opções de customização disponíveis para seu blog, além de ser de fácil utilização para iniciantes. Qualquer um que queira completo controle criativo ao aprender a desenvolver um blog grátis tem isso com o WordPress. Quando você estiver pronto para fazer de seu blog algo mais profissional, é fácil integrá-lo a seu site já existente.

Começando a usar o WordPress

Crie uma conta

1. Crie uma conta

como criar um blog gratis

Será solicitado que você forneça informações gerais, inclusive seu nome e endereço de e-mail.

Ferramentas adicionais e extras

2. Ferramentas adicionais e extras

como criar um blog gratis

Após finalizar a criação de sua conta, o WordPress perguntará se você deseja adicionar ferramentas a mais e plug-ins a seu blog. Algumas delas serão gratuitas, enquanto outras poderão ser acessadas com o pagamento de uma taxa. Caso ainda esteja aprendendo a elaborar um blog grátis, sugerimos que você não compre ferramentas adicionais até que se sinta confiante com seu blog e saiba do que precisa. Após ter selecionado as ferramentas, você pode completar a aquisição e a configuração de sua conta.

Monte seu blog

Depois de configurar sua conta, você pode partir para seu blog.

O WordPress começará solicitando que você selecione um tema. Você pode escolher um dentre os diversos temas fornecidos pelo WordPress ou criar seu próprio tema. Aqui é possível também selecionar o esquema de cores e as imagens de fundo, para que seu blog tenha a aparência que você deseja.

Este é o lugar onde você poderá adicionar páginas e publicações a seu blog. Você atualizará este campo regularmente, conforme for construindo seu blog. Mas tenha em mente que páginas e publicações são duas coisas diferentes:

Páginas: Páginas estáticas não mudam nem são atualizadas. Nisso se incluem sua página inicial ou quaisquer páginas que contenham informações gerais e ajudem a estruturar seu blog.

Publicações: Elas são atualizadas regularmente, sendo as publicações mais recentes listadas primeiro. Nisso estão incluídos seu blog, quaisquer fotos novas ou mídia que você queira compartilhar.

Tendo em vista que o objetivo de seu blog é agregar conteúdo, certifique-se de que o layout de seu conteúdo seja do seu agrado. Quando se aprende a elaborar um blog grátis, o conteúdo pode ser facilmente formatado dentro do WordPress para incluir ferramentas de edição de texto. Além disso, certifique-se de prestar atenção no tamanho das mídias, uma vez que não é desejável que as imagens e vídeos fiquem ou muito grandes ou muito pequenas em seu blog.

Algumas funções negligenciadas que deveriam também ser abordadas são os títulos, a navegação e os comentários:

Títulos: Eles são importantes para suas páginas estáticas, especialmente conforme você for construindo a navegação de sua página. É tão simples quanto usar títulos como página inicial, página 1, página 2, página 3 ou você pode personalizá-los da maneira que desejar. Não se esqueça de adicionar também um lema a sua página inicial! Pense nele como uma frase que resuma o objetivo de seu blog.

Navegação: Ela é especialmente importante, caso você venha a ter mais de uma página em seu blog. A navegação é basicamente como você quer configurar sua barra de menu, para que seja fácil a qualquer um escolher que página ele deseja acessar. Dependendo do layout de seu blog, as ferramentas de navegação funcionarão como um cartaz flutuante, um menu vertical ou até um botão dobrável no canto.

Seção de Comentários: Você pode escolher tornar seu blog uma plataforma para interagir com seus leitores, adicionando uma seção de comentários ou caixa de comentários. Isso não é uma exigência, mas às vezes essa é uma função negligenciada. Caso você esteja interessado em ter um blog que também possua um fórum dedicado a Perguntas & Respostas, uma seção de comentários pode ser uma ferramenta eficaz.

Existe um conjunto de plug-ins gratuitos e pagos. Os plug-ins possibilitam que você adicione formulários, galerias de foto, Flash (caso queira colocar um jogo) e muito mais. Há até opções de funções de arraste-e-solte para aumentar seu marketing por e-mail e lista de e-mails, para que assim você possa começar um grupo de seguidores fiéis. Este seria o lugar certo para fazer experimentos sobre o que você quer que seu blog inclua.

Se você quiser se concentrar em moda, talvez possuir um layout com determinada galeria de fotos possa exibir melhor seu conteúdo. Ou caso seja um desenvolvedor de jogos, ter um plug-in em Flash pode ser uma maneira fácil de testar algo no mercado e verificar o que funciona ou não. Basicamente, os plug-ins podem ser um meio de especializar seu blog para torná-lo exclusivamente seu!

Considerações finais e recomendações

blog gratis

Descobrir como fazer um blog grátis pode ser algo experimental e divertido para todo mundo. Já se foi o tempo em que blogs e sites eram criados através de codificação escrita à mão. Agora temos à disposição serviços de hospedagem que fazem com que o processo seja fácil para qualquer um montar um site de aparência profissional, em minutos.

Neste artigo, analisamos 3 dos melhores sites de criação de blogs, mas há diversos serviços de hospedagem disponíveis online. Tudo depende realmente apenas do que você deseja fazer!

Porém, se tivéssemos que recomendar um, o WordPress seria provavelmente a plataforma para a criação de blogs e sites mais poderosa. Embora o Wix e o Medium também possuam funções excelentes, o WordPress serve para todo mundo, de iniciantes a profissionais, dando bastante espaço para crescimento. 

Uma vez que tenha aprendido a escrever um blog grátis com o WordPress, você pode atingir um novo patamar, utilizando plug-ins pagos, domínios personalizados e coisas do gênero.

Observação: Temos um guia completo pronto para você sobre a utilização do WordPress: como criar um site.

No entanto, aprender a montar um blog grátis significa que você pode testar diversos sites para blog e descobrir qual funciona melhor para você! Por isso, sinta-se à vontade para testar e ver de qual você mais gosta e divirta-se com isso! 

Uma vez que você tenha seu blog em pleno funcionamento, talvez seja interessante verificar como você pode usar uma plataforma como o Instagram para ganhar dinheiro extra, conforme vai criando o conteúdo que ama (tesão e lucro fazem uma boa mistura)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima