Como ganhar dinheiro no Twitch (guia passo a passo)

Gagnez de l’argent sur Twitch.tv

Que tal ganhar dinheiro fazendo algo que você ama, como jogar videogames? Seja se tratando de como ganhar dinheiro com um blog, monetizar sua conta do Instagram ou até obter uma renda através de jogos online, atualmente existem mais oportunidades lícitas do que nunca para se ganhar dinheiro na internet. Se você for um gamer ávido e dedicado, é possível na verdade ganhar dinheiro no Twitch. Essa plataforma pode ser simplesmente sua oportunidade de ouro para adentrar ao mundo da geração de renda online!

O que é o Twitch?

O Twitch é um serviço online de transmissão de conteúdo voltado exclusivamente a videogames. Ele é o site mais utilizado para se transmitir um vídeo de você ou de seu gameplay ou, na maioria das vezes, para relaxar na cadeira com um pacote de pipoca e assistir os gamers famosos jogarem seus jogos favoritos. É assim que um número enorme de gamers ganha dinheiro no Twitch e você pode ser um deles.

É possível fazer buscas no site por alguma campanha ao vivo de um jogo que você deseja assistir ou procurar por seu gamer favorito e desfrutar de seus comentários enquanto ele experimenta os jogos de sua biblioteca. O Twitch é, definitivamente, uma das melhores maneiras de se ganhar dinheiro jogando videogames!

Gamers profissionais fazem uso da plataforma para transmitir suas partidas a um público composto por milhares de pessoas. Isso permite que eles ganhem dinheiro no Twitch através tanto de sua popularidade enquanto jogadores como também por meio dos anúncios inseridos nos jogos, semelhante ao que é feito na transmissão de conteúdo para se ganhar dinheiro no YouTube.

Tais gamers profissionais aplicam muitas horas de trabalho e dedicação a seus canais no Twitch e, para ganhar a mesma quantia que eles ganham, mesmo que você não participe de eSports, é necessário se esforçar da mesma forma.

Mais da metade da base de usuários do Twitch assiste, em média, três horas por dia de conteúdo na plataforma. Fisgue a atenção desses usuários devotos e então você será capaz de ganhar dinheiro em pouco tempo. Sendo um membro ativo, aumentando seu número de expectadores, fazendo uso de um Programa de Afiliação e se tornando um Parceiro do Twitch, é possível que você consiga gerar uma quantia considerável e consiga ganhar dinheiro no Twitch. A seguir, estão alguns passos para se começar a ganhar dinheiro no Twitch:

Como criar uma conta no Twitch

Primeiro Passo

Comece clicando no botão “Cadastrar-se”, no canto superior direito da tela.

Lá, você poderá criar um nome de usuário e uma senha, como também inserir um endereço de e-mail e sua data de nascimento. A data de nascimento é necessária para verificar se você tem a idade adequada para visualizar determinados conteúdos. É possível também usar sua conta do Facebook para se cadastrar de modo mais rápido

Segundo Passo

No canto direito de sua tela, você visualizará funções ajustáveis, como seu status online, o “dark mode” (que significa esconder-se) e se você deseja ou não compartilhar suas atividades online com os outros usuários.

Terceiro Passo

A opção “Produtor de vídeo” permite que você adicione conteúdo a seu canal. Isso pode envolver tanto seus comentários em áudio enquanto a tela mostra você jogando algo como talvez até suas reações engraçadas em vídeo durante o gameplay.

Para tanto, é necessário o uso de uma câmera e de um headset. Embora você possa fazer o upload de um vídeo antigo, a maioria das pessoas está interessada em assistir transmissões ao vivo.

Quarto Passo

Transmissões ao vivo requerem não apenas equipamento, mas também softwares especiais que tornam o processo algo mais fácil. Através da seção “Ferramentas de transmissão” do Painel de Controle, é possível visualizar a opção de download de aplicativos como o Player.me, o Streamlabs OBS, o Xsplit, o Muxy.io, o OperaEvent e o StreamElements. A partir daí, tudo estará pronto para que você comece a trabalhar para ganhar dinheiro no Twitch.

De que tipo de equipamento você precisa para ganhar dinheiro no Twitch?

Para transmitir (ou apenas jogar sem ter a vontade de desistir e quebrar a tela do PC devido a um péssimo carregamento de quadros por segundo) e trabalhar em casa, você precisará de um computador decente, voltado para jogos. Algo com um processador com uma configuração similar a de um Core i5 Sandy Bridge da Intel e com, pelo menos, 8GB de memória RAM dará conta do recado. Você pode também escolher transmitir a partir de um console, seja ele um PlayStation 4 ou um Xbox One, utilizando um dispositivo de captura externa que se conecte tanto a sua TV como a seu computador.

No caso de PCs, existe um serviço de transmissão gratuito chamado Open Broadcaster Software (OBS), como também um serviço pago com benefícios adicionais, denominado Xsplit. No caso de consoles, o aplicativo Elgato HD60 é a opção recomendada.

Como monetizar sua conta do Twitch

Para monetizar suas atividades no Twitch e começar a utilizar a plataforma para ganhar dinheiro online, existem dois métodos principais que recomendamos:

  1. Você pode se tornar um afiliado do Twitch
  2. Você pode se tornar um parceiro do Twitch

Por meio desses métodos, você será capaz de começar a ganhar dinheiro no Twitch rapidamente!

1. Seja um afiliado do Twitch

Tornar-se um afiliado é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro online.

Caso queira ganhar dinheiro no Twitch sendo um afiliado, esses são os passos que você deve seguir para começar:

  • Primeiro Passo: Cadastre-se no programa de afiliados através do fornecimento de suas informações básicas
  • Segundo Passo: Concorde com os Termos de Serviço do Twitch, assinando seu Acordo de Afiliação
  • Terceiro Passo: Forneça suas informações fiscais, preenchendo os formulários de Direitos Autorais e de Imposto sobre Serviços
  • Quarto Passo: Escolha seu método de pagamento para garantir que você seja pago rapidamente, assim que começar a ganhar dinheiro no Twitch. É possível escolher entre as opções de Depósito Direto para uma conta bancária, Transferência ou PayPal

Há quatro maneiras de ganhar dinheiro sendo um afiliado:

1

Assinaturas

Quando novas assinaturas são feitas através de você, é possível faturar até 50% em cada assinatura. Streamers podem adicionar assinaturas mensais de R$ 20 (por um conteúdo especial e interessante) e dividir esse valor com o Twitch. Após se tornar um Afiliado (com 50 seguidores), um botão “Assine” aparece automaticamente em sua página. Caso ganhe dinheiro o suficiente por meio de assinaturas, você nem precisa fazer anúncios publicitários.

2

Bits

Quando as pessoas visualizam seu conteúdo e te dão cheer bits, 100 cheer bits gerarão a você R$ 4. Os bits são mini doações que os espectadores fazem na sala de bate-papo, através da compra de GIFs animados especiais. Você pode ganhar um centavo por cada bit que receber. Há também widgets animados com um “frasco de gorjetas” que você pode adicionar para ganhar algo a mais. Os bits são pagos por meio do Amazon Payments.

3

Venda de Jogos

Se alguém comprar o jogo que você estiver jogando, você receberá uma parcela do valor dessa venda e também se houver a compra de itens dentro do jogo.

4

Publicité

Por fim, você pode ganhar dinheiro no Twitch através do uso de anúncios em sua página. Ser um Afiliado do Twitch permite também que você adicione anúncios em banner a seu canal, aumentando seu rendimento. Para se tornar um afiliado, é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Pelo menos, um total de 500 minutos transmitidos nos últimos 30 dias
  • Pelo menos, 7 dias singulares de transmissão nos últimos 30 dias
  • Uma média de 3 ou mais espectadores simultâneos nos últimos 30 dias
  • Pelo menos, 50 seguidores

Como ter sucesso sendo um afiliado do Twitch

O segredo para se tornar um afiliado bem-sucedido do Twitch é dedicar bastante tempo à plataforma. É isso que garantirá que você comece a ganhar dinheiro no Twitch e a gerar uma renda satisfatória através da plataforma.

A quantidade mínima de tempo que você dedica ao Twitch deve seguir as diretrizes abaixo:

  • Oito horas de transmissão nos últimos 30 dias
  • Transmitir em, pelo menos, sete dias nos últimos 30 dias
  • Manter uma média de, pelo menos, três espectadores por transmissão
  • Reunir, pelo menos, 50 seguidores ou preferencialmente inscritos no canal

Importante! Mesmo que você ache que deve continuar transmitindo constantemente, é muito importante não exagerar.

Você tem que dar ao seu cérebro uma pausa na transmissão para poder recarregar.

Uma boa maneira de fazer isso é preencher pesquisas pagas durante o período sem transmissão. Isso distrai seu cérebro e garante que você esteja atualizado e completamente focado no seu conteúdo do Twitch quando voltar a ele.

A melhor parte? Você ganha dinheiro extra ao preenchê-los!

As pesquisas com melhores salários que recomendamos estão abaixo. Basta se inscrever para eles e começar a preencher algumas pesquisas durante os intervalos, e você pode facilmente ganhar cem dólares extras por mês.

pesquisa completa

Você recebe cerca de US $ 1 para cada pesquisa

Visita
pesquisa completa

Novos usuários receberão
um bônus de inscrição de US $ 5

Visita
pesquisa completa

Ganhe pontos de vida por pesquisa,
que você pode trocar por todos os tipos de recompensas!

Visita
pesquisa completa

Ganhe até US $ 50 no primeiro dia,
US $ 10 a US $ 20 todos os dias depois disso

Visita
pesquisa completa

Ganhe até US $ 1 por pesquisa!

Visita

2. Seja um parceiro do Twitch

Uma vez que você comece a fazer seu canal crescer em um ritmo mais acelerado, você será habilitado a participar do Programa de Parceria do Twitch, o qual funciona apenas por meio de convite.

Essa é uma oportunidade mais exclusiva com maiores expectativas, mas ela gera maiores chances de se ganhar dinheiro no Twitch através do estabelecimento de parcerias com a plataforma. O Twitch exige que seus parceiros produzam conteúdos de qualidade e mantenham um número de espectadores regular e crescente.

Você deve interagir com seus espectadores e manter um relacionamento cordial com todos eles. Até seus seguidores e seu comportamento em outras redes sociais, fora do Twitch, serão avaliadas.

Caso queira dar o próximo passo e tornar-se um parceiro, você precisa começar a enxergar suas transmissões como uma marca ou empresa de mídia que publica conteúdos regularmente. A seguir, estão algumas das considerações que você deve fazer caso queira ganhar dinheiro no

Twitch por meio do programa de parceria:

  • Estabeleça um planejamento para transmitir, no mínimo, três vezes por semana, em horários determinados, uma vez que essa é uma das primeiras coisas que o Twitch verifica
  • Comece a pensar como um “influenciador” e faça com que sua comunidade se engaje - criando talvez até sua própria sub-comunidade. Uma vez que você alcance esta fase, você terá maior controle sobre o conteúdo de seu canal, como também a capacidade de fazer intervalos comerciais durante suas transmissões
  • Determine como você deseja que seja a aparência de seus anúncios em vídeo e escolha a frequência com a qual eles serão exibidos, assim como sua duração. O número de anúncios publicitários em seus vídeos pode determinar a frequência com a qual você ganhará dinheiro no Twitch, como também a quantia
  • Aumente seus ganhos por meio da venda de jogos e de itens dentro do jogo. Você receberá 5% da receita, caso seja um parceiro. Você pode inserir um widget dentro do jogo, em que um campo de vendas é apresentado para facilitar compras imediatas. Isso ajudará a incentivar o ato de compras impulsivas, já que é algo fácil, instantâneo e “ao vivo”

Como você é pago por visualizações no Twitch?

O Twitch divulga ter um sistema de “custo efetivo para cada 1.000 impressões (ou eCPM)”, o qual consiste na efetuação de pagamentos de uma determinada quantia de dinheiro para cada 1.000 visualizações que você obtiver.

Aumentar seu eCPM é tão fácil quanto comparecer ao “trabalho” – bastando jogar de maneira consistente e interagir com seus espectadores regularmente. Desenvolver um relacionamento com eles é a melhor maneira de aumentar seu número de espectadores e você pode até alcançar o objetivo de convencê-los a desabilitar os “ad blockers” quando eles estiverem acompanhando seu canal.

Ao desabilitar os ad blockers, seu público tornará possível que você tenha acesso a outras formas de ser apoiado e isso te ajudará a ganhar dinheiro no Twitch!

Uma vez que seja aceito ao programa de parceria do Twitch, você começará ganhando um valor aproximado de R$ 2,50 a R$ 5,00 para cada 1.000 visualizações. Esse valor normalmente aumenta de R$ 4 para R$ 10, após você ter construído uma base de espectadores.

Some isso às parcelas de 50% para cada doação mensal de assinantes e você estará gerando uma renda extra considerável.

Após ter alcançado popularidade e ter estabelecido um bom relacionamento com seu público, sendo um jogador consistente, você poderá negociar o valor de seu eCPM com o Twitch e, possivelmente, obter um pagamento maior por cada conjunto de 1.000 visualizações.

Determinados horários do dia e do ano são mais rentáveis aos anunciantes, seja devido a feriados ou ao lançamento de novos produtos. Você pode também definir se o anúncio será exibido antes da atração (pre-roll), durante a atração (mid-roll) ou depois que você estiver off-line (post-roll).

Como ganhar dinheiro no Twitch sem fazer parte do Programa de Afiliados ou de Parceiros

Não desanime caso não consiga ser selecionado para se tornar um Parceiro, existem outras maneiras de ganhar dinheiro no Twitch e elas também podem ser lucrativas. Além dos benefícios do programa de afiliados, você pode ganhar dinheiro também ao direcionar seus esforços a outras fontes de renda online, fora do Twitch. Abaixo, são apresentadas algumas ideias:

1. Utilize o Programa de Afiliados da Amazon para ganhar dinheiro no Twitch

Crie uma conta de afiliado na Amazon e receba uma comissão toda vez que um de seus seguidores comprar algo que você recomendou na transmissão. Essa é uma oportunidade distinta daquela oferecida pelo programa de Afiliados do Twitch. Configure um widget dentro do Twitch que direcione os usuários à página de vendas da Amazon, fora da plataforma.

2. Venda produtos

Após ter se estabelecido como um influenciador e produtor de conteúdo famoso, você pode começar a vender seus próprios produtos. Para tanto, você teria que criar uma loja online própria de produtos, fora do Twitch, e vinculá-la à plataforma.

Você pode vender produtos customizados, como camisetas, bonés, canecas ou qualquer outra coisa que ajude a fazer com que seus espectadores se sintam parte de uma comunidade. Essa é uma excelente maneira de ganhar dinheiro no Twitch ou por meio de sua popularidade na plataforma. No entanto, lembre-se de que agora o Twitch possui sua própria loja de camisetas também.

3. Seja patrocinado por marcas

As empresas de videogames sabem que produtores famosos de conteúdo do Twitch angariam seguidores fervorosos e dedicados. É por isso que, na maioria das vezes, tais empresas patrocinarão jogadores de elite.

E isso não se reduz a apenas empresas de videogames: Empresas que fabricam peças de computador, acessórios, comida, produtos de moda e praticamente qualquer outro objeto poderiam considerar vantajoso fazer uma parceria com um produtor de conteúdo famoso.

Para ganhar dinheiro no Twitch através dessa via, você teria que fechar acordos fora da plataforma, sendo que as grandes marcas estão interessadas em seu enorme número de seguidores. Você pode negociar os termos do acordo referente a o que a empresa espera obter e o que você receberá em compensação. Alguns produtores de conteúdo ganham dinheiro simplesmente ao vestir uma camiseta ou ao consumir um determinado produto enquanto jogam.

4. Obtenha vitórias em torneios

Embora isso tecnicamente ocorra “dentro no site”, não tem nada a ver com oportunidades de Afiliados ou Parceiros. Na verdade, você poderá ganhar dinheiro jogando para vencer, sendo que estará fazendo avanços nos torneios e derrotando a concorrência, com a intenção de alcançar o prêmio. Leia mais sobre como o melhor jogador de Dota 2 de 2017, Kuro Takhasomi, ganhou milhões no jogo, como também em patrocínios.

5. Receba doações

Caso seja um usuário do PayPal, é sensato incorporar um botão de doação na seção de descrição de sua conta. É tão mais fácil ganhar dinheiro no Twitch quando seu público identifica uma chamada para ação no formato de um botão de doação. Além de obter assinaturas e se tornar um parceiro do Twitch, essa é uma outra maneira de ganhar uma renda extra.

Ao estabelecer um excelente relacionamento com seu público e ter uma personalidade que se destaca no Twitch, você perceberá que as pessoas estarão mais dispostas a, livremente, fazer doações em suas transmissões. E elas podem fazer isso por meio do PayPal.

O Patreon é outro site por meio do qual artistas e criadores de conteúdo podem receber doações de seus “maiores fãs”. Em troca de pagamentos recorrentes de assinantes, os fãs recebem conteúdos exclusivos “de bastidores”.

Abaixo, são apresentadas algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de ganhar dinheiro no Twitch através de doações:

  • Interaja com seus espectadores o máximo possível: Quanto mais você conversar com as pessoas que te seguem, maior será a impressão que você causará nelas
  • Converse constantemente, mesmo se as pessoas não estiverem assistindo. Nunca se sabe quando alguém se juntará à transmissão e você só tem alguns segundos para capturar seu interesse
  • Elabore uma descrição interessante de seu canal, uma que chame a atenção
  • Faça algumas pesquisas para descobrir como ativar alertas de transmissão, para que assim você possa saber quando recebeu doações ou novos seguidores. Agradecê-los pessoalmente contribuirá muito no estabelecimento de um bom relacionamento
  • Mencione o nome de seguidores e financiadores em suas transmissões. Isso poderá encorajar outras pessoas a contribuir com seu canal e a te seguir. E quanto mais pessoas te seguirem e fizerem doações, mais chances você terá de ganhar dinheiro no Twitch
  • Elabore um cronograma de transmissão e se atenha a ele. Isso não apenas irá ajudá-lo a demonstrar que você é um streamer coerente, como também incentivará seus espectadores a acessar a plataforma e a assistir suas transmissões
  • Permaneça “autêntico” diante de seus seguidores. Não deixe-os entediados ou apresente conteúdos ou propagandas desnecessárias. Certifique-se de promover produtos e conteúdos que ofereçam algum tipo de benefício a eles

6. Ganhe dinheiro através do Bitcoin no Twitch

Muitos streamers que fazem uso do Twitch ganham dinheiro com o Bitcoin. Não apenas você pode receber gorjetas em Bitcoin, como as criptomoedas são um tema extremamente popular que está bombando no Twitch. Você pode simplesmente agir como esses streamers e adicionar outra fonte de receita a seu canal. Para se iniciar nesse assunto, dê uma olhada em nosso guia sobre como ganhar dinheiro com Bitcoin.

A dica nº 1 para ser bem-sucedido e ganhar dinheiro no Twitch

Como em qualquer outro tipo de trabalho, antes de mais nada, você deve se fazer presente de modo consistente.

Se nunca estiver online e nunca estiver jogando, você não ganhará dinheiro. Quanto mais você jogar, ou mais precisamente, quanto mais você interagir com a comunidade, mais pessoas te seguirão, fazendo assim com que você seja um jogador e produtor de conteúdo rentável.

Ao estabelecer um excelente relacionamento com seu público e ter uma personalidade que se destaca no Twitch, você perceberá que as pessoas estarão mais dispostas a, livremente, fazer doações em suas transmissões. E elas podem fazer isso por meio do PayPal.

A melhor das hipóteses seria que você conseguisse muitos seguidores/assinantes para seu canal. Quando isso acontece, qualquer receita gerada é repartida meio a meio entre você e o Twitch, mas isso definitivamente não se sustenta depois que um número suficiente de pessoas se torna assinante. Tais assinaturas são o que farão com que sua missão de ganhar dinheiro no Twitch aconteça.

Com mais de 1,5 milhão de canais, a concorrência é acirrada. Porém, quanto mais você tentar tornar seu conteúdo algo útil e divertido, mais sucesso você alcançará.

Conclusão

Lembre-se, operar a plataforma de maneira efetiva é um processo contínuo. Nos primeiros meses, pode ser que você seja capaz de ganhar apenas um valor entre R$ 400 e R$ 1.000. Entretanto, com o passar do tempo, você poderá angariar um público considerável e receber pagamentos significativos. Pessoas que possuem 20.000 espectadores podem ganhar R$ 6.000 por semana, o que equivale a um salário anual de mais de R$ 300.000!

O Twitch é uma excelente maneira de ganhar dinheiro em casa. Mas lembre-se, quando o assunto é ganhar dinheiro no Twitch, você provavelmente não será capaz, por um tempo, de fazer dele seu trabalho em tempo integral. Você precisará continuar a produzir um conteúdo de qualidade e a aumentar o crescimento de seu canal para ganhar dinheiro com ele. No entanto, se você for persistente, será capaz de tornar isso possível.

Rolar para cima