Ganhe dinheiro transmitindo conteúdos

Ganhe dinheiro transmitindo conteúdos

É possível que já tenha ouvido falar de pessoas que ganham dinheiro com vídeos no YouTube e sites semelhantes, mas existe uma nova forma de transmissão de vídeo a qual permite que pessoas obtenham um trabalho online e ganhem dinheiro pela internet. Os criadores de conteúdos estão agora a transmitir vídeos em direto por forma a expressarem-se, educar o público, mostrar a sua criatividade, partilhar conhecimento e ganhar dinheiro extra.

Caso se esteja a questionar como pode ganhar dinheiro transmitindo vídeos em direto, não temos uma resposta simples. É possível ganhar dinheiro de várias formas com a transmissão de vídeos em direto. Um destes métodos consiste em cobrar uma taxa pelo streaming em direto, quer seja através de transmissões pay per view ou de subscrições. Também poderá vender publicidade e receber dinheiro indiretamente de patrocinadores. Outra opção passa por começar uma campanha de crowdfunding em sites como o Kickstarter ou o Indiegogo de modo a gerar fundos que permitam produzir transmissões de vídeos em direto sobre determinados tópicos.

Todos os métodos que permitem ganhar dinheiro com a transmissão de vídeos em direto vêm com os seus prós e contras. Este guia irá explicar as vantagens e desvantagens de cada um deles para ajudar a escolher a melhor forma de ganhar dinheiro.

Transmissão Pay Per View e por Subscrição

A cobrança direta pela transmissão de vídeos em direto é a forma mais fácil de ganhar dinheirocom o seu trabalho. Basicamente, a cobrança direta significa cobrar uma taxa a todos os usuários que queiram ver seus conteúdos. Alguns serviços de streaming de vídeo, tais como o site DaCast, possuem uma opção que bloqueia o acesso ao vídeo, permitindo o acesso apenas a usuários pagantes. Também poderá recorrer a um serviço que seja compatível com a sua plataforma de streaming. Um bom exemplo é o InPlayer, um widget que funciona com a maioria das plataformas mais populares.

Ao decidir como efetuar a cobrança direta pela transmissão de vídeos em direto, tenha em atenção que existem duas formas diferentes para estruturar o pagamento. A primeira consiste em obrigar os usuários a pagar para assistir ao vídeo em direto ou ver uma retransmissão do vídeo durante um determinado período de tempo.

A outra opção passa por oferecer uma subscrição, semelhante ao que a Netflix e Amazon Video fazem com os seus conteúdos. Com uma subscrição, os usuários pagam uma mensalidade para poderem aceder a todos os conteúdos produzidos por você. Pode optar pela cobrança automática da subscrição, fazendo com que o valor seja deduzido automaticamente até que os subscritores cancelem o serviço. Criar um serviço baseado em assinaturas é uma maneira pela qual empreendedores obtêm uma renda recorrente, o que os conduz à estabilidade financeira, ao sucesso e proporciona que os mesmos fiquem ricos.

Existem algumas vantagens e desvantagens na utilização da cobrança direta pela transmissão de vídeos em direto, quer seja no sistema pay per view ou de subscrição. O maior benefício é que você pode ganhar dinheiro adiantado e de forma regular, isto no caso das subscrições. Para além disso, os usuários não serão forçados a assistir a publicidade e outros conteúdos promocionais para usufruirem do seu trabalho.

A maior desvantagem da cobrança direta é que você deverá ter uma base de fãs devotos dispostos a pagar uma taxa para assistirem aos seus vídeos. É provável que note uma quebra no número de visualizações quando começar a cobrar pelos seus conteúdos, o que irá limitar a sua capacidade de fazer dinheiro e de partilhar o seu trabalho com o mundo

Publicidade e Patrocinadores

A cobrança indireta com recurso a anúncios e patrocínios é outra forma de ganhar dinheiro com a transmissão de vídeos em direto. Este é o método utilizado pela maior parte das estações de televisão para pagar pela programação. Na maioria das configurações de publicidade, é exibido um anúncio antes da sua transmissão ou apresentado um cartaz com publicidade enquanto o vídeo é transmitido.

A exibição de publicidade é uma ótima alternativa à cobrança direta no caso de criadores de conteúdos que estejam preocupados com a perda de visualizações devido aos preçários do pay per view e das subscrições. Os espetadores não terão de gastar dinheiro para assistir aos seus conteúdos. Para perceber melhor, pesquise estes dois métodos de cobrança: o Google Adsense e o marketing de afiliação. Estes métodos são apenas sistemas onde se pode colocar publicidade ou anexar à transmissão dos seus vídeos em direto.

Em contrapartida, os anúncios podem ser um fator de distração, particularmente se forem exibidos no ecrã enquanto o vídeo é transmitido. Outro potencial problema pode surgir se os anunciantes virem que não compensa ter publicidade nas transmissões, o que pode levar a que não queiram continuar a ter anúncios nos seus vídeos. Você também poderá necessitar de uma grande base de espetadores para que as empresas considerem comprar tempo de antena na sua transmissão.

Os patrocínios e a publicidade funcionam de forma semelhante mas, no caso dos primeiros, o patrocinador irá pedir-lhe que venda o seu produto informalmente. Você poderá ter de colocar uma chamada para o produto durante a sua transmissão ou poderá ser-lhe pedido para referir que esta foi patrocinada por eles. As vantagens dos patrocínios são semelhantes às da publicidade, mas as desvantagens são igualmente idênticas.

Usar Vídeos para Promover um Website

Outra forma de cobrar pelas suas transmissões de vídeos em direto passa pela utilização do seu vídeo como forma de atrair tráfego para um determinado website.O site pode ter anúncios que lhe permitem ganhar dinheiro, um serviço de subscrição de blogs, venda de e-books ou até mesmo uma loja de e-commerce que venda produtos e serviços.

Com este tipo de transmissão de vídeos, o seu vídeo funciona quase como um chamariz, uma vez que existe para promover o seu website. Ainda assim, este tipo de vídeos são menos incomodativos para os espetadores, pois estes poderão assistir à transmissão e decidir não visitar o seu site. Para você, esta é a maior desvantagem na transmissão de vídeos para direcionar o tráfego para o seu website – pode acontecer que ninguém siga os seus conselhos para visitar o site, fazendo com que você não ganhe dinheiro nenhum com a transmissão dos vídeos em direto.

Se você quer ter sucesso com a utilização de vídeos para promover um website, tem de se assegurar que os conteúdos são atrativos. Evite contar logo tudo. Dê apenas as informações necessárias para que os espetadores fiquem interessados em saber mais e, de seguida, direcione-os para o seu website. Pode levar algum tempo até conseguir uma legião de seguidores grande o suficiente para você ganhar dinheiro com este tipo de cobrança pela transmissão dos vídeos.

Inicie uma Campanha de Crowdfunding

Ganhe dinheiro transmitindo conteúdos

Se as suas transmissões de vídeos em direto se focarem em tópicos que sejam únicos e de interesse para o público em geral ou para pessoas de determinados grupos ou se você já tiver uma grande legião de espetadores dedicados, o crowdfunding pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro com a transmissão de vídeos em direto.

Com o crowdfunding, você cria uma campanha com um objetivo em mente e reúne pequenos donativos de pessoas que querem assistir às suas transmissões. Você terá de dar incentivos ou recompensas de modo a encorajar as pessoas para contribuir. Por exemplo, você poderá mencionar os seus nomes no vídeo ou enviar-lhes cópias das transmissões dependendo do valor da doação.

As campanhas de crowdfunding são métodos simples de gerar dinheiro, eliminando as complicações de ter de procurar anunciantes e patrocinadores. O problemas destas campanhas é que nem todas têm um final feliz, por isso você poderá não conseguir atingir o seu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima