Convença o seu chefe a Deixá-lo Trabalhar em casa

Convença o seu chefe a deixá-lo trabalhar em casa

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

Não seria agradável não ter que passar pela viagem matinal outra vez? Ser capaz de fazer o seu almoço no meio do dia de trabalho na sua própria cozinha? Ter um pouco mais de flexibilidade com o seu horário para ter uma melhor harmonia entre vida pessoal e laboral?

Pessoas que trabalham em casa têm estes e outros benefícios, e pesquisa comprova que os empregadores também beneficiam com isto. A partir dos avanços na área da internet, da tecnologia e dos trabalhos online, é fácil ter a sensação de estar em um escritório sem, na verdade, estar em um. Ainda assim, muitas pessoas têm medo de falar com os seus patrões sobre a possibilidade de trabalhar em casa, muitos porque os empregadores nem sempre percebem o quão importante são as vantagens de trabalhar em casa.

Sondagens de opinião dizem que 75% dos trabalhadores sentiu que a flexibilidade é a parte mais importante de um trabalho, comparado com 50% de empregadores que achavam que a flexibilidade era importante para os seus trabalhadores. Por outras palavras, o seu empregador pode não se lembrar da ideia de trabalhar em casa, por isso precisa de falar com ele e perguntar se seria algo benéfico para si.

Para aumentar as suas hipóteses de conseguir fazer com que o seu patrão alinhe, siga estes passos.

Passo 1: Faça o seu trabalho de casa

Antes de falar com o seu patrão sobre trabalhar e ganhar o seu dinheiro em casa, é importante fazer alguma pesquisa. Descubra se alguém da sua empresa já faz isso e veja o que pode descobrir sobre os seus deveres laborais. Descubra também se estão a usar algum programa que o pudesse beneficiar no seu teletrabalho. Desta forma, pode dizer ao seu chefe o que já está disponível e a ser usado para você cumprir com os seus deveres laborais.

Se você seria o primeiro empregado a trabalhar em casa, imprima algum material de referência como livros brancos sobre o tópico. Verifique alguns sistemas de acesso remote como o GoToMyPC e o LogMeIn, para que possa explicar ao seu chefe como eles funcionam e como podem ser usados para trabalhar em casa.

Nos dias de hoje, você não precisa ficar procurando por trabalhos freelance para ganhar dinheiro em casa. Indivíduos que possuem trabalhos corporativos também estão conseguindo obter mais flexibilidade e trabalhando em casa alguns dias do mês. É bom também tocar nesse assunto com seu chefe, especialmente se você estiver amparado por números estatísticos.

Passo 2: Delineie os benefícios

Quando estiver pronto para falar com o seu chefe, é importante dizer a razão pela qual é benéfico para a empresa tê-lo a trabalhar em casa. Não se foque no porquê de você o querer; os benefícios para si são muito fáceis de o seu chefe perceber. O que ele ou ela podem não compreender é que também existem vantagens para a empresa. Aqui estão alguns dos benefícios para o seu empregador:

1. Aumento de produtividade

Existe pesquisa que sugere que trabalhadores que teletrabalham são mais produtivos do que aqueles que trabalham no escritório. Um estudo comprovou que empregados de uma agência de viagens que trabalhavam em casa aumentaram a sua atuaçao em 13%, trabalhando mais minutos sem perder tanto tempo com pausas e fazendo mais chamadas por minuto porque não existiam distrações. 

Você pode explicar ao seu patrão que o ambiente de sua casa vai fazer com que se foque mais no seu trabalho e até trabalhe mais tempo porque não já não vai ter que viajar diariamente.

2. Custos reduzidos

Muitas empresas estão a mudar para modelos de teletrabalho para pouparem nas despesas. Aetna é um exemplo. A gigante companhia de seguros permite que 50% da sua força laboral trabalhe em casa, permitindo que haja cortes no espaço do escritório e que se poupe cerca de 275,500 milhões de reais em custos de operação, com menos renda para pagar e serviços e taxas de serviço doméstico mais baratos. 

Você pode colocar o trabalhar em casa como uma maneira de ver como funciona, para que um dia mais empregados possam mudar de secretárias de escritório para escritórios em casa, levando a potenciais reduções de custos.

3. Menos faltas no trabalho

Múltiplos estudos confirmam que empregados que trabalham em casa têm menos probabilidade de faltar ao trabalho do que aqueles que não trabalham. Você pode usar isto como um ponto a favor para o seu chefe ao lhe explicar que vai poder trabalhar quanto estiver com uma gripe que, caso contrário, o ia afastar do escritório para evitar espalhar germes.

Se tiver uma família, também pode dizer que situações de emergência com crianças também não vão influenciar a sua capacidade de trabalhar.

4. Menor taxa de rotação

Minimizar a rotação de funcionários é importante para qualquer empresa, e você pode explicar ao seu chefe que telecomutação pode ajudar a aumentar a satisfação no trabalho e reduzir as taxas de rotação. Precisa de ter cuidado para não parecer que você se vai demitir a não ser que o deixem trabalhar em casa, só se esse for o seu plano. Tente argumentar que isto pode ser uma experiência para ver como funciona a telecomutação. 

No futuro, o programa pode se expandir para incluir mais pessoas no seu escritório, o que, com o tempo, pode levar a menores taxas de rotação. Também pode dizer que as pessoas que trabalham em casa têm taxas de satisfação no trabalho mais elevadas do que as pessoas que não trabalham, o que aumenta a moral mesmo que não estejam todos a trabalhar sob o mesmo teto.

5. Sustentabilidade

Muitas empresas hoje em dia estão a adotar políticas de sustentabilidade tanto para o bem do planeta como para a sua reputação. Se o seu empregador tem instituído políticas e procedimentos que refletem o desejo de tornar mais sustentável a empresa, você pode explicar que teletrabalhar vai prolongar esses esforços. 

Empregados que trabalham em casa não gastam gasolina, o que reduz a pegada de carbon da empresa. E se, a empresa for capaz de reduzir o espaço das instalações por ter mais empregadores a seguirem a sua ideia e a trabalharem em casa, o seu empregador vai poupar energia e água.

Passo 3: Apresente uma proposta concreta.

Se quiser que o seu chefe diga sim e permita que trabalhe em casa, precisa apresentar um plano bem pensado sobre como o acordo vai funcionar. Ponha tudo por escrito para o seu chefe ler. No seu plano, inclua a seguinte informação:

  • Em que dias ia trabalhar em casa (Todos? 3 dias por semana? Etc?)
  • Quando iria ao escritório (Todas as segundas? Para reuniões de staff? Para reuniões com clientes?)
  • Que recursos existentes na empresa você podia usar (Software? Computadores? Etc.)
  • O que pode ser comprado para simplificar a telecomutação e garantir o seu sucesso, bem como o custo das coisas
  • Como vai lidar com os vários aspetos do seu trabalho (Colaborar com colegas? Arquivando? Etc.)

Se certifique de que o seu plano está bem escrito e livre de erros. Só tem uma oportunidade de impressionar o seu chefe com a ideia.

Seja o mais produtivo possível, e mantenha o seu trabalho em casa

Convença o seu chefe a deixá-lo trabalhar em casa

Apesar de estudos dizerem que as pessoas são mais produtivas em casa, existem muitas tentações quando o faz. Não tem necessariamente uma hora marcada de reunião, não há ninguém para lhe dizer se está a trabalhar pouco e você pode decidir mais ou menos o seu próprio ritmo de trabalho. Estas tentações arruinam para alguns a produtividade, e esta é a última coisa que trabalhar em casa devia fazer.

Trabalhar em casa não significa que você não faz absolutamente nada ou que você estava aproveitando para aprender sobre Bitcoin no horário de trabalho. Significa ser responsável pelo trabalho que deve ser executado.

Existem muitas maneiras diferentes de aumentar a sua produtividade quando trabalha em casa e de ganhar dinheiro em casa. Dê uma espreitadela aos três artigos que fizemos sobre o tópico aqui:

Depois de ler estes artigos, deve ser capaz de conseguir trabalhar em casa sem ajuda.

Agora, boa sorte a convencer o seu chefe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima