Como ganhar visualizações no YouTube: 10 truques “secretos”

como ganhar visualizações no youtube

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

Você sabia que uma das maiores personalidades do YouTube Brasil, Whindersson Nunes, começou seu canal sem inscrito algum e nenhuma visualização? Com mais de 35 milhões de inscritos, hoje ele é um dos mais famosos youtubers no Brasil. Todo mundo começa do zero.

Talvez você esteja enfrentando dificuldades para conseguir seus primeiros dez inscritos ou até mesmo dez visualizações! Daí você se pergunta: “o que eu poderia fazer para chamar atenção nos dias de hoje?”. Não fique quebrando a cabeça. O primeiro passo é bem simples: aprenda como ganhar visualizações no YouTube.

Neste artigo, forneceremos uma lista sucinta do que fazer e como ganhar visualizações no YouTube, para que assim você consiga desenvolver um plano de ação.

10 dicas sobre como ganhar visualizações no YouTube

Encontre seu “público ideal”

Encontre seu “público ideal” e concentre-se nele, utilizando títulos e textos com descrições apropriadas

youtube

Após criar seu canal, você já deve ter percebido que a melhor maneira de como ganhar visualizações no YouTube é escrever parágrafos maiores no campo de descrição do vídeo. No entanto, ainda mais importante que isso é se perguntar: quais palavras-chave meu público está digitando nas ferramentas de busca?

É por este motivo que muitos produtores de conteúdo para o YouTube criam o denominado “perfil de comprador ideal”, que funciona como um mecanismo no qual você finge ser seu espectador ideal, tendo em mente características como idade, território, gênero, interesses, etc. Saber como funciona a cabeça de seu público e descobrir o que ele gostaria de assistir são atitudes que podem ajudá-lo a encontrar a forma correta de como ganhar visualizações no YouTube.

Provavelmente, você já deve ter pensado bastante sobre isso durante o processo de criação de conteúdo do seu canal. Porém, você já parou para pensar sobre o título e o texto da descrição de seus vídeos? Pois é, tente assumir o papel de seu espectador ideal e antecipe-se, prevendo quais palavras ele pode utilizar no campo de busca do YouTube e do Google para encontrar os vídeos mais relevantes.

A melhor maneira de garantir que você saiba como ganhar visualizações no YouTube não se reduz a simplesmente adivinhar o que as pessoas estão procurando, mas sim utilizar uma ferramenta disponível na Internet para aumentar a precisão das palavras-chave de seus vídeos. Embora o Google Adwords seja o recurso mais conhecido para esta finalidade, seu uso é muito complicado. Por isso, recomendamos uma ferramenta mais fácil, que pode ajudá-lo a encontrar as palavras-chave mais adequadas para suas necessidades. Esta ferramenta é a Keyword Tool.

Lembre-se de que você não estará escrevendo apenas para os algoritmos de busca, mas também para tentar atrair diversos grupos de pessoas, por meio de títulos empolgantes e um texto de descrição que resuma o que elas verão no vídeo. 

Sua primeira tarefa, no processo de como ganhar visualizações no YouTube, é incentivar as pessoas a clicarem em seu vídeo, através de um título marcante e uma imagem chamativa. Ao inserir palavras-chave de fácil identificação pelo Google e YouTube, você estará criando títulos voltados para pessoas reais. 

Portanto, tente pensar em um título que você, provavelmente, leria em um jornal ou página da Internet. Acrescente um pouco de sensacionalismo, além daquilo que o assunto do vídeo requer… com certeza, você não será o único youtuber a fazer isso!

Crie uma transcrição de leitura fácil para seus vídeos no YouTube

Crie uma transcrição de leitura fácil para seus vídeos no YouTube

criar visualização de transcrição no youtube

Você sabia que é possível transcrever seus vídeos do YouTube, para que pessoas com dificuldade de audição possam ler o que está sendo dito? Além disso, esta é uma das funções favoritas do público internacional, que gosta de acompanhar vídeos de canais estrangeiros, pois por meio do Google Tradutor, estas transcrições podem ser traduzidas para sua língua nativa.

Tudo que o usuário precisa fazer é clicar no botão “Mais opções” (aquele ícone com os três pontinhos na horizontal) e, em seguida, clicar em “Abrir transcrição”, para que ela apareça no vídeo. Aliás, você está prestando atenção nas palavras que escreve e diz durante o processo de aprendizagem de como ganhar visualizações no YouTube? As melhores dicas sobre como ganhar visualizações no YouTube consistem em fazer com que a linguagem utilizada seja simples e de fácil compreensão. Na maioria das vezes, o YouTube transcreverá automaticamente o texto falado no vídeo. Por isso, ao gravar um vídeo, fale de maneira clara, para que o processo de transcrição automática ocorra sem problemas.

Você pode também fazer o upload de uma transcrição criada por você mesmo, acessando o vídeo escolhido e clicando em “Editar”. Encontre a seção de “Legendas e CC (Closed Caption)” e, em seguida, clique em “Fazer upload do arquivo”, que pode ser um documento de texto simples. 

Se quer realmente aprender a conseguir mais visualizações no YouTube

Se quer realmente aprender a conseguir mais visualizações no YouTube, não entretenha apenas, eduque seu público

Esta é uma dica geralmente ignorada por quem está começando a produzir conteúdo para um canal no YouTube. Entretenimento é algo excelente, mas só se torna eficaz depois de você ter educado e informado seus seguidores a respeito de uma questão importante para eles. Esse é o tipo de coisa que irá auxiliá-los a entender melhor como ganhar visualizações no YouTube.

Abordar um assunto no qual seu público se importa é uma das maneiras mais eficazes de atrair novos seguidores. Tendo em vista que, no começo, você ainda será um desconhecido no YouTube, eles não vão procurar por seu canal logo de cara, mas podem encontrá-lo por causa dos interesses que vocês compartilham. Por isso, comece com uma pauta educativa, discutindo em detalhes um tópico ou um produto no qual eles estejam interessados e adicione, aos poucos, seu jeito único de fazer entretenimento.

Faça parcerias com outros youtubers

Faça parcerias com outros youtubers

visualizações do youtube alcançam o convidado

Caso o movimento esteja muito parado em seu canal, talvez seja hora de entrar em contato com sua comunidade de produtores de conteúdo. Uma das tendências mais recentes é convidar outros youtubers para gravar vídeos colaborativos. Assim, você será apresentado a um público diferente, enquanto seu convidado também gozará de maior visibilidade. Colaborar com outros produtores de conteúdo ajudará você a pensar em novos jeitos de como ganhar visualizações no YouTube.

Embora pareça ser mais vantajoso entrar em contato com os maiores e mais conhecidos influenciadores do YouTube, provavelmente eles não aceitarão o convite sem que você tenha um número de inscritos e visualizações similar ao deles.

Portanto, no começo, é melhor você se aproximar de youtubers com conteúdo parecido e que também estejam começando, seja no número de inscritos, seja para aumentar as visualizações no YouTube. Cresçam juntos e ajudem um ao outro.

Além disso, é possível até convencer grandes personalidades do YouTube a interagirem com você, obtendo-se exposição gratuita, caso você deixe comentários em seus vídeos mais recentes e converse com seus inscritos. Com isso em mente, estabeleça sua marca. Tente alcançar não apenas possíveis inscritos para seu canal, mas também aquelas pessoas que têm gostos semelhantes aos seus. O segredo de como ganhar visualizações no YouTube é estudar o que funciona e repetir os comportamentos eficazes.

Lembre-se também de que a aparência e a descrição de seu canal são tão importantes quanto os vídeos. Caso queira saber mais sobre isso, você pode consultar nosso artigo sobre como criar um canal no YouTube capaz de atrair seguidores.

Estude a concorrência e pegue ideias emprestadas

Estude a concorrência e pegue ideias emprestadas de outros vídeos famosos sugeridos pelo YouTube

youtube veja os vídeos sugeridos

Preste muita atenção nos vídeos que aparecem na barra lateral, como “vídeos sugeridos” ou vídeos relacionados. Esta ferramenta não é útil apenas para o espectador casual, mas também para você, produtor de conteúdo. O jeito mais eficiente de ter seu vídeo relacionado a vídeos famosos e tornar seu canal uma “visualização sugerida” é imitar tais vídeos da melhor maneira que você conseguir e tê-los como inspiração. Para tanto, analise o título, a descrição, o conteúdo e até mesmo o assunto do conteúdo que está bombando.

O site Academia do Marketing afirma que otimizar seu vídeo para que o mesmo seja relevante ao conteúdo de canais famosos ajudará você a se destacar, mesmo que suas palavras-chave sejam muito abrangentes. Por este motivo, concentre-se nas palavras-chave adequadas e adicione a seus vídeos traços criativos, informativos, educativos e engraçados, que façam com que você se sobressaia dos demais. Isto será detectado pelos algoritmos do Google e chamará a atenção de seu público ideal, ajudando você a descobrir como ganhar visualizações no YouTube.

Coloque mais chamadas para ação dentro de seus vídeos

Coloque mais chamadas para ação dentro de seus vídeos

chamada para ações dentro de seus vídeos

O YouTube disponibiliza a função “Tela final e cards”, que permite a inserção de textos curtos que surgirão no vídeo, materializando uma chamada para ação, como por exemplo “Inscreva-se” ou “Dê um joinha”. Por meio dela, você pode colocar links para outros vídeos, uma playlist (uma série de vídeos de tema comum que são reproduzidos automaticamente, seguindo uma ordem pré-determinada) ou canal, assim como também fazer uma enquete com seus seguidores. 

Recentemente, o YouTube tirou do ar a função “Anotações”, com o intuito de favorecer uma função mais intuitiva para seu uso em dispositivos móveis: o “Editor de tela final”. Por isso, caso você encontre sites na Internet falando sobre a função “Anotações”, saiba que são tópicos antigos, vídeos mais recentes lançam mão de funções voltadas para o uso em dispositivos móveis, como a “Tela final”. Para ficar mais claro, veja o vídeo no qual a galera do canal Produccine explica como você pode utilizar o editor dentro do estúdio de criação do YouTube, através dos botões “Tela final” e “Adicionar elemento”. 

aprenda a enxergar seus vídeos como interações em redes sociais

Aprenda a enxergar seus vídeos como interações em redes sociais. Utilize a opção “Resposta em vídeo” para obter mais visualizações

comentário do youtube

O grande problema é que muitos dos novos criadores de conteúdo do YouTube veem seus vídeos como se eles fossem um filme famoso recém-lançado, sendo que, na verdade, individualmente eles são o equivalente a um comentário no Facebook. 

Por isso, a melhor maneira de aprender como ganhar visualizações no YouTube é marcar seu vídeo como uma “resposta em vídeo” no vídeo de outra pessoa mais famosa, isso o ajudará a se beneficiar da popularidade de outro canal. 

O processo é bem simples:

Procure por um vídeo famoso que seja relevante ao tema do seu canal, assista-o e clique na opção “Criar resposta em vídeo”. Uma janela será aberta contendo uma lista com todos os vídeos que você já postou. Basta decidir qual deles você quer usar como “resposta” para a conversa em andamento. 

Ou então você pode até produzir uma resposta em vídeo original e criativa, parodiando um vídeo famoso, fazendo o cover de uma canção ou acrescentando novas informações a um vídeo de notícias/informativo. Lembre-se de colocar um título e uma descrição parecidos com os utilizados por vídeos com grande número de visualizações. Isto o ajudará a aprender como ganhar mais visualizações no YouTube.

Não tente apenas atrair as pessoas para que elas confiram seu conteúdo. Concentre-se mais nos aspectos sociais que o YouTube oferece, com seu enorme leque de comunidades e segmentos. 

Se você ainda não obteve bons resultados em seus vídeos novos, afaste-se um pouco do YouTube e tente encontrar um site menos competitivo, em que a identificação de palavras-chave trabalhe mais a seu favor. Assim, você pode criar uma página inicial em seu site ou escrever uma postagem em um blog como convidado e usar as palavras-chave de sua preferência. Além disso, você pode vincular estas publicações em texto a seus vídeos no YouTube. (É possível incorporar um vídeo a sua página HTML, seguindo estas instruções simples fornecidas pelo Google.)

Para o Google, tais vídeos incorporados são considerados links válidos, o que é excelente para seus vídeos e para seu canal de maneira geral. É possível também atrair mais visualizações por meio da postagem de links em suas redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o Twitter, o Tumblr ou até mesmo o Pinterest. Isso mesmo, outra maneira de ganhar visualizações no YouTube é aplicar suas estratégias de marketing em outros veículos de mídia.

Como os algoritmos de busca do Google e do YouTube favorecem links provenientes de redes sociais em detrimento de links de sites comerciais, recomendamos que você vincule seus vídeos do YouTube a outros veículos de comunicação, adicionando novas palavras-chave. Esta é uma estratégia mais orgânica que lhe trará apenas benefícios. 

Sorteie brindes e presenteie seu público

Sorteie brindes e presenteie seu público, elaborando palavras-chave baseadas em tais brindes

visualização do prêmio do concurso no youtube

Outro método sobre como ganhar visualizações no YouTube, por mais que pareça brega é surpreendentemente eficaz, é sortear um brinde ou fazer uma promoção, solicitando apenas que os espectadores assistam ao vídeo e interajam de alguma maneira. Isso é o que muitos canais fazem para conseguir um fluxo extra de visualizações no início. Por este motivo, promova amplamente seu canal em diversas redes sociais ou até mesmo em sites e fóruns. 

Para alcançar melhores resultados, escolha um brinde que esteja relacionado ao tema de seus vídeos, para que assim ele seja algo marcante para seu público. 

Use seus primeiros seguidores como “cobaias”

Use seus primeiros seguidores como “cobaias” de seus produtos e escute suas sugestões

comentário do youtube

Considere seu primeiro grupo de seguidores sortudos… pois serão eles que determinarão o futuro de sua carreira no YouTube! Ao invés de tentar ser “educado” e agradecê-los enquanto grupo, interaja com eles de modo individual. No começo do seu canal, você terá tempo suficiente para entrar em contato com eles e, ao fazer isso, perceberá que estas interações, na verdade, o auxiliarão para entender como ganhar visualizações no YouTube.

Pergunte a eles, de forma direta, como aumentar visualizações no YouTube, ou seja, o que eles gostariam de assistir no futuro e, então, atenda seus pedidos. Para muitas das pessoas que assistem a vídeos no YouTube (principalmente aquelas que buscam o tipo de conteúdo que você produz), é na verdade uma “recompensa” enorme ter seus pedidos atendidos e transformados em um vídeo inédito no YouTube. Aliás, essa é uma maneira inteligente de avaliar o que seu “público ideal” quer ver.

Utilize o serviço de anúncios do YouTube

Utilize o serviço de anúncios do YouTube para alavancar seus vídeos e colocá-los à frente da concorrência

anúncios do youtube visualizados no youtube

O serviço de anúncios do YouTube é o modo mais rápido no processo de como ganhar visualizações no YouTube, pois você paga por demonstrações de interesse e cliques, caso consiga fisgar a atenção de seu público dentro dos primeiros segundos do anúncio. A competição pelo uso de palavras-chave é tão acirrada que, às vezes, novos produtores de conteúdo têm apenas que comprar um anúncio ou um vídeo patrocinado para obter uma posição de vantagem inicial. Este é o modo mais eficaz de como ganhar mais views no YouTube e ganhar mais inscritos.

A vantagem deste serviço é que, por meio dele, você de fato poderá atingir seu público, sem perder tempo com a faixa populacional errada. Até mesmo a equipe de gestão do YouTube afirma que, quando você paga por demonstrações de interesse comprovadas, as chances de o usuário retornar ao canal ou até se inscrever nele podem ser 23 vezes maiores que aquelas de canais que não utilizam o serviço. Mesmo quando usuários não viram o anúncio por inteiro, a probabilidade de retorno ao canal ou ao vídeo é dez vezes maior. 

Experimente e aprenda como ganhar visualizações no YouTube

como ganhar visualizações no youtube

Enfim, qual é a melhor maneira de ganhar visualizações no YouTube? Participe ativamente dele, utilizando-o da mesma maneira que você faria com o Instagram ou o Facebook. Elabore uma postagem por semana ou até mais de uma, se possível. Não se trata apenas de criar um conteúdo excepcional ou escolher a melhor câmera.

Trata-se de produzir algo consistente e ter a habilidade de pensar de forma inovadora quando o assunto for encontrar o público que busca por um conteúdo único. É assim que você pode descobrir como ganhar visualizações no YouTube grátis, conectando-se com um grupo de pessoas cuja identidade seja singular. 

Não se esqueça dessas dez dicas sobre como ganhar visualizações no YouTube e você notará, como consequência, uma diferença significativa em poucos meses. É fácil e, na verdade, bem divertido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima