Como Minerar Bitcoin [Guia definitivo]

minerar bitcoin

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

O sucesso por trás do Bitcoin e das moedas digitais se dá devido à estrutura e à tecnologia do blockchain, que só existe devido a um processo essencial chamado mineração de Bitcoin. Essa metodologia não é centralizada ou possuída por nenhuma entidade, portanto, qualquer um que queira dedicar tempo computacional a ela, pode aproveitar a oportunidade para minerar Bitcoin!

As criptomoedas, especificamente o Bitcoin, tem sido manchete nas notícias e está mudando a maneira como o mundo vê o dinheiro, mudando da moeda fiduciária tradicional para algo mais digital e independente do governo. A necessidade de mineradores voluntários está crescendo e, embora seja trabalhoso, saber como minerar Bitcoin pode ser muito recompensador.

Então, o que é minerar Bitcoin? É um investimento lucrativo? Neste artigo, você descobrirá como é fácil começar!

Aprendendo como minerar Bitcoins

Aqui está uma visão geral do que você aprenderá neste artigo sobre o Bitcoin:

Como minerar Bitcoin

Como minerar Bitcoin

como minerar bitcoin

Porque você deve minerar Bitcoin

mineradora bitcoin

Como funciona a mineração de Bitcoin?

como minerar bitcoin

O que você precisa para minerar Bitcoin?

Minerar Bitcoin é legal

Minerar Bitcoin é legal?

mineradora bitcoin

Minerar Bitcoin é lucrativo?

A mineração de Bitcoin é a espinha dorsal da tecnologia blockchain e, portanto, a existência do próprio Bitcoin. A mineração ajuda a facilitar a criação de novos Bitcoins, mas, o mais importante, garante a segurança e a confirmação de transações que serão incorporadas nos blockchains.

Existe algum requisito específico para a mineração de Bitcoin?

Saber como minerar Bitcoin no PC inclui estar ciente de alguns requisitos específicos. Para acompanhar a criação, confirmação e segurança dos Bitcoins, é necessário definir uma operação suave e consistente.

A razão para isso é em parte devido ao sistema de recompensas feito para os mineiros. O(s) primeiro(s) minerador(es) a confirmar(em) que uma transação é 100% autêntica para ser incorporada no blockchain também é(são) recompensado(s) com 1 Bitcoin (cujo valor chega a milhares de dólares americanos). É por isso que minerar pode gerar muito dinheiro com Bitcoin.

A outra razão é para os consumidores: comprar e vender usando Bitcoin precisa funcionar com a mesma eficiência que as transações regulares… ninguém quer esperar uma hora ou mais para confirmar que comprou ou vendeu algum produto! Quanto mais rápido uma transação for confirmada, melhor para as pessoas.

minerar bitcoin

Portanto, saber minerar de forma eficiente e rápida não exige apenas que a mineradora Bitcoin confirme as transações com precisão, mas também que as façam o mais rápido possível para que sejam premiadas.

No final, isso requer um investimento inicial na forma de computadores especializados, software de mineração e uma fonte confiável de energia e condições reguladas a fim de obter e manter um centro operacional de mineração.

Se milhões de pessoas estão procurando fazer transações com Bitcoins diariamente, as mineradoras não precisam apenas de um conhecimento acima do básico sobre como minerar Bitcoins, mas também têm que garantir a segurança e confirmar as transações o mais rápido possível e sem falhas – especialmente se quiserem ser premiados com um Bitcoin recém-emitido.

Devido a esses requisitos, a configuração tecnológica de um minerador (o sistema de computador, o software e a fonte de eletricidade corretos) é de suma importância.

Por que você deve minerar Bitcoin

Como mencionado anteriormente, mineradores bem-sucedidos são recompensados com Bitcoins recém-emitidos por cada transação confirmada e adicionada a um blockchain. Saber minerar Bitcoin é uma maneira alternativa de ganhá-lo sem ter que trocá-lo ou comprá-lo usando uma moeda fiduciária, além de ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro on-line (que é o objetivo do nosso site).

Para muitos que acreditam na criptomoeda como o dinheiro do futuro, minerar Bitcoin é participar da criação de algo novo e um empreendimento emocionante.

Embora minerar Bitcoin possa ser gratificante, demanda algum tempo e dedicação. Existem, é claro, outras maneiras de ganhar dinheiro rápido ou complementar sua renda, mas tudo depende do que você gosta e quer. Se está pensando seriamente em minerar Bitcoin e investir tempo e capital nisso, não há dúvida de que você terá lucro mais cedo ou mais tarde.

Como funciona a mineração de Bitcoins?

Antes de entrarmos em mais detalhes, você deve saber que minerar Bitcoin cumpre, em sua essência, três funções importantes:

ganhar dinheiro

Distribuição de novos Bitcoins?

Desde o momento em que o Bitcoin foi criado até atingir seu valor de mercado (em algum momento no século 22), um novo Bitcoin é lançado a cada 10 minutos. Como o Bitcoin não é impresso em papel, o código criado em torno da sua alocação é definido, não podendo ser falsificado por outros mineradores. Não pode haver inflação ou superprodução.

como ganhar dinheiro

Confirmar transações de Bitcoin

Quando alguém compra, vende ou negocia Bitcoins, cria uma transação que é adicionada ao blockchain. Com a moeda fiduciária, qualquer transação feita virá com um recibo que será usado para comprovar a legitimidade da compra ou da negociação.

De maneira semelhante, os recibos de código são adicionados a cada transação de Bitcoin que deve ser confirmada por várias fontes. Essencialmente, isso significa que mineradores do mundo todo processarão as mesmas transações para garantir que todos os códigos sejam correspondentes.

Em outras palavras, os mineradores comparam os recibos do comprador e do vendedor para garantir que as transações sejam genuínas. Uma vez confirmada, a transação é adicionada ao blockchain permanentemente.

trabalhar em casa

Proteger a rede de blockchain de Bitcoin

O processo de mineração de confirmação de transações Bitcoin é uma forma muito intensa de criar segurança para o blockchain em si. Como há  vários mineradores trabalhando para confirmar transações, é impossível alguém criar uma transação falsa ou alterar ou interromper uma.

minerar bitcoin

Agora que as funções estão claras, vamos falar do Bitcoin em sua forma natural: uma longa sequência de códigos que não pode ser duplicada ou alterada. Quando há uma transação confirmada, ela é permanentemente adicionada ao código do Bitcoin para construir um blockchain.

O trabalho dos mineradores de Bitcoin é comparar cadeias de código com suas transações correspondentes para garantir que elas correspondam entre o remetente e o destinatário. Quando isso for concluído, a transação será adicionada ao blockchain. O primeiro minerador ou pool de mineração a confirmar isso é recompensado com um Bitcoin recém-emitido. Isso significa que a mineração também é uma corrida para ganhar com precisão uma sequência confirmada de código.

Conseguindo as ferramentas: o que eu preciso para minerar Bitcoin?

Certo, agora você já deve estar interessado, mas como iniciar?

Vamos começar com o básico:

ganhar dinheiro

Mineração ASIC

mine bitcoinASIC or Application Specific Integrated Circuits (Specific Application Integrated Circuits) is a specific type of computer designed to mine Bitcoin.

Although Bitcoin was created to be possible to extract from a common CPU, encoders have found a faster and more effective way to better integrate technology with the power of processing or mining hashing. They then created a new computer specially designed for a serious Bitcoin mining company to process the transactions as quickly as possible.

como ganhar dinheiro

Software de mineração de Bitcoin

Obviously, having a powerful computer means nothing if you do not have the correct software installed. There are some options as there are software designed to be compatible with Linux, Windows and Mac processors.

If you are joining a mining pool, which is most recommended, some softwares are better than others, so you can combine your resources with other miners and join forces and confirm blockchain transactions faster.

This is because mining software will also increase your hashrate or pool processing rate , thus giving you a better chance of confirming transactions faster and therefore being paid more frequently (in Bitcoins directly in your Bitcoin portfolio ).

trabalhar em casa

Fonte constante de energia

Uma desvantagem (ou vantagem, dependendo de onde você está) é a necessidade de um suprimento de energia estável e confiável. Devido à necessidade de uma fonte de energia consistente para processar as transações, os mineradores precisam ter seus equipamentos instalados em um local onde haja eletricidade direto e que seja seguro para os computadores funcionarem 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por exemplo, muitos locais de mineração ficam em um armazém com temperatura controlada, com centenas de computadores ASIC processando transações constantemente.

como ganhar dinheiro

mineradora bitcoinPortanto, não é recomendável que alguém minere Bitcoin em seus computadores pessoais como hobby: um computador pessoal simplesmente não tem capacidade nem potência para realizar transações com rapidez suficiente.

Essencialmente, devido ao crescimento e ao uso dos Bitcoins, são necessários vários computadores configurados apenas para mineração. Mesmo que você tenha que dividir o lucro entre todos os outros mineradores, ainda é uma quantia significativa se seu pool estiver minerando moedas de forma consistente.

Minerar Bitcoins é legal?

Apesar do Bitcoin ter sido manchete recentemente, empresas e governos ainda estão cautelosos com a moeda digital e frequentemente buscam maneiras de regular a criptomoeda. Alguns países a baniram completamente, enquanto outros tentam criar ressalvas para proteger usuários e investidores contra golpes.

O que é irônico, dada a segurança intrínseca para comprar Bitcoin se comparado ao dinheiro tradicional e seu enorme potencial de fraude.

Portanto, dependendo de onde você esteja, nós da DinheiroNinja recomendamos que verifique primeiro as leis locais antes de se estabelecer como minerador. Se a mineração for legal, certifique-se também de cumprir as leis fiscais locais.

Dica importante: embora a maioria dos lugares permitem a mineração de Bitcoin, não ignore os códigos elétricos e as necessidades de consumo antes de iniciá-la. Sempre que alguém possui computadores de alta potência funcionando 24 horas por dia, consumindo energia constantemente e gerando calor, não existe apenas o risco de que sua empresa de energia elétrica local não consiga fornecer energia de forma adequada, mas também a possibilidade de incêndio.

É recomendável que, ao configurar seu centro de mineração, você tenha um eletricista certificado para garantir que seus computadores sejam seguros e bem ventilados. Eles também devem verificar se os cabos estão seguros contra elementos externos, perda repentina ou picos de energia e outros problemas inesperados.

A última coisa que alguém gostaria de ver é seu investimento em chamas porque tentaram economizar com a fiação!

Finalmente, a maior e mais importante pergunta para qualquer pessoa que esteja  interessada em minerar Bitcoin: dá para ganhar dinheiro?

Minerar Bitcoins é lucrativo?

Aqui estão algumas coisas a se considerar ao medir a rentabilidade da mineração de Bitcoin:

ganhar dinheiro

Custos elétricos

Como esse é um empreendimento que consome muita energia, geralmente é mais vantajoso minerar onde os custos com eletricidade sejam acessíveis. Você não quer que seus gastos com energia (ou taxas de operação, nesse caso) superem os ganhos que obteria minerando Bitcoins.

como ganhar dinheiro

Investimento inicial

Devido à necessidade de um hardware extremamente poderoso e um software dedicado, você precisará decidir com antecedência se isso é realmente para você. Não é algo que dá para entrar de cara, precisa de planejamento e uma injeção de capital inicial se quiser levar isso a sério.

trabalhar em casa

Afiliação à um pool de mineração

how to mine bitcoinAs we mentioned earlier, it is not a good idea to do this alone. To succeed and earn big money from mining, you need to participate in a mining pool. Of course you’ll have to split the profit, but a little piece of cake is better than nothing, right?

The best option for this is to do mining in the cloud: renting hardware and software from dedicated server mining. You pay a fee and they do the mining for you.

Cloud mining is highly recommended as it is very easy to understand and requires almost no upfront investment. If you are interested, check out Genesis Mining and Hashflare, two providers we recommend.

ganhar dinheiro

Volatilidade do Bitcoin

Embora existam muitas oportunidades para que a criptomoeda cresça e se desenvolva, ela também é volátil, com seu valor flutuando de um dia para o outro. Portanto, antes de decidir pular de cabeça na mineração, certifique-se de encará-la como um investimento a longo prazo e não apenas como uma tendência da moda.

como ganhar dinheiro

Além disso, existem várias calculadoras de Bitcoin disponíveis para que você possa começar a ver os números e descobrir se o retorno do investimento com a mineração de Bitcoin realmente vale seu tempo.

O Bitcoin e o futuro da criptomoeda não tem sido só um tema que está em alta, mas também é um empreendimento excitante com um potencial de lucro para muitas pessoas à medida que caminhamos cada vez mais para o mundo da moeda digital.

Saber minerar Bitcoin provou ser uma parte essencial do quebra-cabeça. Mesmo que você não esteja interessado em se tornar um minerador, saber como o processo funciona o tornará mais experiente neste assunto e o ajudará em suas aventuras no mundo do Bitcoin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima