Ethereum vs Bitcoin [guia definitivo]

bitcoin vs ethereum

“O principal objetivo do site DinheiroNinja é ajudar nossos leitores a melhorar sua vida financeira. Estabelecemos parcerias com outras empresas que compartilham a mesma visão. Alguns dos links neste post podem ser de nossos parceiros. É assim que ganhamos dinheiro”

Bitcoin e Ethereum são dois dos maiores nomes na hora de ganhar dinheiro com criptomoedas. Os dois podem ser comprados, vendidos e negociados. Mas, o que são e quais as diferenças entre eles? Vamos explorar o mundo das criptomoedas com a discussão Ethereum vs Bitcoin!

Ethereum vs Bitcoin: uma visão geral

A resposta mais rápida sobre qual é melhor é a de que ambas são bem-sucedidas e valem a pena investir. Cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens, conforme resumido nesta tabela:

BITCOIN (BTC)
bitcoin vs ethereum
ETHEREUM (ETH)
ethereum vs bitcoin
LançadoJaneiro de 2009Julho de 2015
Criador“Satoshi Nakamoto”Vitalik Buterin, Joseph Lubin, Gavin Wood, etc.
MoedaCoinToken
Estilo de fornecimentoDeflacionário (quantidade definida)Inflacionário (sem quantidade definida)
Limite de moedas21 milhões BTC18 milhões ETH/ano
Tempo de emissão de nova moedaA cada 10 minutosA cada 10-20 segundos
Detalhes de recompensa do blocoMetade a cada 210,000 blocos5 ETH/novo bloco
Recompensa inicial50 BTC5 ETH
Recompensa atual por bloco12.5 BTC hoje5 ETH
Menor unidade1 Satoshi = 0.00000001 BTC1 Wei = 0.000000000000000001 ETH
Valor em moeda fiduciária1 BTC = R$ 14.000 (março de 2019)1 ETH = R$ 500 (março de 2019)
UtilidadeComprar e vender bens e serviços, bem como armazenar valorProjetado para criar dApps (aplicativos descentralizados) no blockchain Ethereum
ObjetivoÉ uma moeda digital operando em função e competindo com moedas fiduciárias (Real, Dólar) e o padrão ouroUm token criado para facilitar a criação de contratos inteligentes
como ganhar dinheiro

O problema em se comparar Ethereum vs Bitcoin é que eles não foram criados para competirem entre si, eles estão em suas próprias categorias quando se trata das diferentes criptomoedas.

O Bitcoin é mais líquido no sentido de ser comercializado para bens e serviços. Seu valor de moeda definido em 21 milhões pode criar uma sensação de escassez que pode elevar o valor do Bitcoin. Ele pode não estar funcionando com a melhor e mais rápida tecnologia blockchain, mas é o primeiro e o mais famoso.

E o mais importante, o Bitcoin ainda está balançando o setor de finanças e tecnologia e parece que veio para ficar. Independentemente do que os gurus das finanças dizem contra o Bitcoin, fica claro que a tecnologia blockchain por trás dele é o que faz do Bitcoin um investimento empolgante e o motivo de muitos preferirem debater sobre Bitcoin vs Ethereum.

ethereum vs bitcoin
bitcoin vs ethereum

O Ethereum, por outro lado, pretende facilitar os contratos inteligentes e o desenvolvimento de novos aplicativos em um mundo descentralizado. Não tem tanto valor de mercado, mas sua tecnologia é muito interessante para desenvolvedores e países em todo o mundo. Além disso, sem o limite de moedas que o Bitcoin tem, há muito espaço para o Ethereum crescer.

Embora o Bitcoin esteja ganhando a competição Ethereum vs Bitcoin no momento, não há qualquer motivo para acreditar que isso não possa mudar na hora de ganhar dinheiro on-line com criptomoedas.

Características, vantagens e desvantagens do Bitcoin

Estabelecido: janeiro de 2009

Criador: Satoshi Nakamoto

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda estabelecida e projetada originalmente com o objetivo de rivalizar com investimentos estabelecidos como o padrão-ouro ou moedas fiduciárias. O sucesso do Bitcoin foi possível graças à tecnologia blockchain em que foi construído.

Ele foi criado para realizar transações diárias através da moeda digital e a tecnologia blockchain tem desenvolvedores e investidores em todo o mundo animados com suas perspectivas.

O blockchain opera como um livro-razão público que mantém um registro permanente de todas as transações feitas para cada Bitcoin. Este livro-razão é criptografado e inviolável através de operações peer-to-peer daqueles que sabem minerar bitcoin (vulgarmente conhecido como mineradores Bitcoin). Esses mineradores em todo o mundo confirmam e garantem as transações do Bitcoin.

Também é importante notar que o Ethereum também é baseado em blockchain ou tecnologia semelhante.

ethereum vs bitcoin

Desde a sua criação, o Bitcoin teve um número definido e só liberará 21 milhões de moedas ao público. Ao contrário da moeda fiduciária, onde você pode produzir dinheiro em um modelo inflacionário, o Bitcoin assume uma postura deflacionária. Assim que 21 milhões de moedas forem lançadas, ele acabará.

Ao observar como ganhar com o Bitcoin e a questão do Ethereum vs. Bitcoin, a principal desvantagem do Bitcoin é o tempo de transação, comparado com outras criptomoedas como o Ethereum, as transações do Bitcoin podem levar até 10 minutos para serem confirmadas, enquanto outras levam apenas alguns segundos.

Características, vantagens e desvantagens do Ethereum

Estabelecido: julho de 2015

Criadores: Vitalik Buterin, Joseph Lubin, Gavin Wood, etc.

O Ethereum é muito diferente do Bitcoin, pois não foi projetado para ser usado apenas para compra e venda de bens e serviços. Em vez disso, o Ethereum trabalha em uma infraestrutura diferente, construído em contratos inteligentes e aplicativos descentralizados. Ele vai além do que o Bitcoin pode fazer, não apenas por ser uma plataforma, mas também uma linguagem de programação.

O que isso significa é que, se você está pensando se deve comprar o Ethereum e seguir em frente, os “Ethers podem ser usados para criar aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. Eles também podem ajudar a coletar os recursos necessários para o lançamento de aplicativos.

Ao contrário do Bitcoin, ele segue um sistema inflacionário em que não há um valor de mercado definido. Em vez disso, cerca de 18 milhões de ethers são liberados para o público anualmente.

bitcoin vs ethereum

Além disso, dada a vantagem do Ethereum de usar o modelo blockchain do Bitcoin para melhorar para seu propósito, a tecnologia por trás dos ethers torna as transações significativamente mais rápidas que o Bitcoin, bastando apenas alguns segundos para serem confirmadas.

Mais importante ainda, o Ethereum é adicionado à tecnologia blockchain através da construção de um novo tipo de linguagem de programação chamada Turing completude. Isso ajuda os desenvolvedores a criarem e publicarem aplicativos por meio da plataforma da Ethereum.

O lado negativo é que o Ethereum atualmente não tem tanto valor de mercado comparado ao Bitcoin, embora seja seguro dizer que ele está virando o mundo de pernas para o ar. No momento, ele avaliado em “apenas” algumas centenas de reais por ether, comparado aos poucos milhares de reais por bitcoin, mas isso pode mudar no futuro.

Você pode investir ou minerar Bitcoin e/ou Ethereum?

Sim! Embora você deva lembrar que os propósitos do Bitcoin e do Ethereum são completamente diferentes, eles ainda são criptomoedas. Você pode comprar, vender, negociar e minerar tanto o Bitcoin quanto o Ethereum. Seus valores de mercado são bem diferentes no momento, mas isso não afasta os investidores.

Na hora de investir, você está na dúvida entre Ethereum vs Bitcoin, por que não investir em ambos? Você pode criar um portfólio de investimentos de múltiplas criptomoedas.

E quanto à mineração de Ethereum? É a mesma que do Bitcoin? Não exatamente. Você pode minerar um ou ambos se quiser fazer parte do crescimento da tecnologia ou investir além do comércio.

No entanto, deve estar ciente de duas coisas:

ethereum vs bitcoin

Use uma calculadora Bitcoin ou Ethereum para estimar se a contribuição para um pool de mineração lhe dará o retorno que você quer e se vale a pena investir seu tempo.

bitcoin vs ethereum

Junte-se a um pool de mineração confiável com um bom histórico, caso contrário ele pode ser uma farsa ou ilegítimo.

Em comparação com apenas investir, a mineração não é mais algo que pode ser feito com esforço individual e um computador pessoal. Em vez disso, é necessário um lote dedicado de computadores e uma fonte de eletricidade estável para executar os algoritmos necessários para confirmar e proteger as transações.

Se você estiver interessado em mineração Bitcoin ou Ethereum, é recomendado que se junte a um grupo de mineradores que contribuem com recursos, seja o poder de processamento, armazenamento ou qualquer outra coisa necessária para uma operação de mineração bem-sucedida. 

Uma vez que seu pool de mineração confirmar um bloco no blockchain, todos serão recompensados com uma quantidade alocada de Bitcoin ou Ethereum que será dividida igualmente entre todos os mineradores.

Pensamentos finais

bitcoin vs ethereum Existem enormes vantagens e desvantagens no Bitcoin e no Ethereum quando se trata de ganhar dinheiro extra no mundo da criptomoeda. Quer se trate de maior valor de mercado ou tecnologia diferente, é provável que o debate entre Ethereum vs Bitcoin continue por um tempo. Então, é melhor investir em um ou no outro? Bem, se você estiver interessado em investir no Bitcoin, lembre-se de que ele é mais líquido por natureza, sendo sua compra, venda e negociação mais fáceis. Isso também significa que seu crescimento pode aumentar ou diminuir rapidamente com base na demanda do mercado. Mas também tenha em mente que, como primeira criptomoeda, deixou uma forte impressão na indústria financeira e tecnológica, tornando-se pioneira. Se algum desses recursos lhe interessar, então na batalha Ethereum vs Bitcoin, o Bitcoin é o vencedor. Por outro lado, o Ethereum sairá vitorioso se você estiver interessado no desenvolvimento de aplicativos descentralizados por meio do contratos inteligentes. Mais importante ainda, o Ethereum é a escolha perfeita se você estiver procurando uma criptomoeda que ainda precisa crescer muito. Com seu potencial de desenvolvimento em grande parte ainda não descoberto, há uma grande chance de que o Ethereum será o próximo grande investimento da vez. Se esse é o tipo de desafio e investimento que você gostaria de ter, então Ethereum é a escolha perfeita. Mais uma vez, tudo isso depende de seus próprios objetivos e preferências pessoais. Como mencionamos ao comparar Bitcoin e Litecoin, é importante lembrar que eles não competem entre si, pois servem a propósitos diferentes.

Em última análise, o vencedor absoluto no debate Ethereum vs Bitcoin é VOCÊ, o potencial investidor experiente e bem-informado que está aberto a ambas as opções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima